Metodologias Ativas em salas de aula superlotadas e as fragilidades da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, DHARA SANTOS
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALVES PEREIRA, VANESSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5376
Resumo: Problemas como a superlotação das salas de aula, acompanhado da predominância do ensino tradicional, assolam a educação brasileira há anos e foi a partir dessa realidade que procurou-se identificar ou não indícios de mudanças na educação. Este estudo buscou analisar a concepção de 15 professores de 4 escolas da educação básica e pública de um município do estado do Ceará, sobre as dificuldades em trabalhar em salas de aula superlotadas e utilizar as metodologias ativas. Aplicou-se um questionário online contendo 17 questões, sendo este analisado pelos percentuais encontrados e à luz da literatura pertinente. Constatou-se que apesar de, a maiora ter informação e treinamento sobre o método ativo, a estratégia é usada de forma pontual e 18,2% afirmam não se sentirem motivados para tal ação. Logo, a superlotação das salas é uma realidade que envolve fatores complexos e observa-se uma resistência ao novo, e por isso, além de conhecer os recursos e estratégias metodológicos inovadores, o desejo é um fator determinante para a transformação do ensino.
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