Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Daniele Florêncio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852
Resumo: A Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo.
id UECE-9_3e828ef614a9589afec13b89624b1db2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4852
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Aprendendo Ciências por meio da Contação de HistóriasCiênciasContação de HistóriasEducação BásicaLúdicoA Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo.EdUECE2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852/4020Copyright (c) 2021 Daniele Florêncio de Souza, ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Daniele FlorêncioRODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA2023-05-04T13:32:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4852Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:30Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
title Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
spellingShingle Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
de Souza, Daniele Florêncio
Ciências
Contação de Histórias
Educação Básica
Lúdico
title_short Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
title_full Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
title_fullStr Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
title_full_unstemmed Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
title_sort Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
author de Souza, Daniele Florêncio
author_facet de Souza, Daniele Florêncio
RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA
author_role author
author2 RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Daniele Florêncio
RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Contação de Histórias
Educação Básica
Lúdico
topic Ciências
Contação de Histórias
Educação Básica
Lúdico
description A Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852/4020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daniele Florêncio de Souza, ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daniele Florêncio de Souza, ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC)
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623690661888