Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852 |
Resumo: | A Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo. |
id |
UECE-9_3e828ef614a9589afec13b89624b1db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4852 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de HistóriasCiênciasContação de HistóriasEducação BásicaLúdicoA Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo.EdUECE2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852/4020Copyright (c) 2021 Daniele Florêncio de Souza, ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Daniele FlorêncioRODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA2023-05-04T13:32:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4852Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:30Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias |
title |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias |
spellingShingle |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias de Souza, Daniele Florêncio Ciências Contação de Histórias Educação Básica Lúdico |
title_short |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias |
title_full |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias |
title_fullStr |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias |
title_full_unstemmed |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias |
title_sort |
Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias |
author |
de Souza, Daniele Florêncio |
author_facet |
de Souza, Daniele Florêncio RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA |
author_role |
author |
author2 |
RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Daniele Florêncio RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Contação de Histórias Educação Básica Lúdico |
topic |
Ciências Contação de Histórias Educação Básica Lúdico |
description |
A Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852/4020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniele Florêncio de Souza, ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniele Florêncio de Souza, ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC) 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623690661888 |