Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092 |
Resumo: | O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais. |
id |
UECE-9_7cf3a153a969d747775d511f589cd8ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6092 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)Residência PedagógicaEnsino RemotoPrática DocenteO Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais.EdUECE2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092/5986Copyright (c) 2021 Luiza Soares, Paulo Nunes, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, LuizaPereira Avelino, Paulo Nunes Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa 2023-05-04T13:32:37Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6092Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:37Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) |
title |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) |
spellingShingle |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) Soares, Luiza Residência Pedagógica Ensino Remoto Prática Docente |
title_short |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) |
title_full |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) |
title_fullStr |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) |
title_full_unstemmed |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) |
title_sort |
Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) |
author |
Soares, Luiza |
author_facet |
Soares, Luiza Pereira Avelino, Paulo Nunes Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Avelino, Paulo Nunes Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Luiza Pereira Avelino, Paulo Nunes Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Pedagógica Ensino Remoto Prática Docente |
topic |
Residência Pedagógica Ensino Remoto Prática Docente |
description |
O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092/5986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiza Soares, Paulo Nunes, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiza Soares, Paulo Nunes, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623777693696 |