A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tarcísio José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1524
Resumo: A presente pesquisa tem por universo de investigação o curso de Pedagogia oferecido na modalidade à distância pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerarmos as frequentes transformações tecnológicas amplamente utilizadas na Educação a Distância nos deparamos com o seguinte questionamento para a realização da pesquisa: Além de suas atividades didático-pedagógicas já consolidadas e praticadas no processo de ensino e aprendizagem que outros meios, recursos, instrumentos e/ou ferramentas os tutores (professores-tutores) constroem e empregam (ou não) para o enfrentamento dos desafios e dificuldades vivenciadas em suas práticas profissionais cotidianas? Aclaramos que a prática docente, tanto do professor quanto do tutor é constituída por distintas funções pedagógicas, por diferentes materiais didáticos, sob a responsabilidade de ambos acerca das disciplinas que compõem as matrizes curriculares, fundamentais para a mediação e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Na perspectiva de realizar a presente pesquisa, definimos como objetivo geral analisar de que maneira o tutor se utiliza de suas funções pedagógicas para criar novas perspectivas de aprendizagem e transpor seus desafios no processo de ensino-aprendizagem dos discentes no curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Águas Lindas de Goiás. Para alcançar os nossos intentos entre encontros e desencontros nos propusemos a analisar as informações disponibilizadas pelos sujeitos que responderam os questionamentos de nossa investigação em suas realidades e na concretude de suas experiências no exercício da função de tutor do processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distância. A nossa expectativa com a conclusão deste estudo é que possa contribuir para o entendimento dos contextos históricos que envolvem o nosso país sobre as oportunidades de formação acadêmica em nível superior à uma parcela da população brasileira, sem deixar de considerar as suas fragilidades e deficiências, pois apesar de ser uma possibilidade, em verdade, constitui uma concessão da classe dominante enquanto paliativo.
id UEG-2_0112a89a436cb69ee84d2c28973ee72c
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1524
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de GoiásThe tutor's role in Distance Education: challenges and perspectives at the State University of GoiásEaD na UEGPedagogia na Modalidade à DistânciaFunções Pedagógicas - Tutor em EaDDistance Education at UEGPedagogy in Distance ModePedagogical Roles - Tutor in Distance Learning.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tem por universo de investigação o curso de Pedagogia oferecido na modalidade à distância pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerarmos as frequentes transformações tecnológicas amplamente utilizadas na Educação a Distância nos deparamos com o seguinte questionamento para a realização da pesquisa: Além de suas atividades didático-pedagógicas já consolidadas e praticadas no processo de ensino e aprendizagem que outros meios, recursos, instrumentos e/ou ferramentas os tutores (professores-tutores) constroem e empregam (ou não) para o enfrentamento dos desafios e dificuldades vivenciadas em suas práticas profissionais cotidianas? Aclaramos que a prática docente, tanto do professor quanto do tutor é constituída por distintas funções pedagógicas, por diferentes materiais didáticos, sob a responsabilidade de ambos acerca das disciplinas que compõem as matrizes curriculares, fundamentais para a mediação e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Na perspectiva de realizar a presente pesquisa, definimos como objetivo geral analisar de que maneira o tutor se utiliza de suas funções pedagógicas para criar novas perspectivas de aprendizagem e transpor seus desafios no processo de ensino-aprendizagem dos discentes no curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Águas Lindas de Goiás. Para alcançar os nossos intentos entre encontros e desencontros nos propusemos a analisar as informações disponibilizadas pelos sujeitos que responderam os questionamentos de nossa investigação em suas realidades e na concretude de suas experiências no exercício da função de tutor do processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distância. A nossa expectativa com a conclusão deste estudo é que possa contribuir para o entendimento dos contextos históricos que envolvem o nosso país sobre as oportunidades de formação acadêmica em nível superior à uma parcela da população brasileira, sem deixar de considerar as suas fragilidades e deficiências, pois apesar de ser uma possibilidade, em verdade, constitui uma concessão da classe dominante enquanto paliativo.The present research has as investigation universe the Pedagogy course offered in the distance modality by the State University of Goiás (UEG) in partnership with the Open University of Brazil (UAB). When we consider the frequent technological transformations widely used in Distance Education, we are faced with the following question for carrying out the research: In addition to its didactic-pedagogical activities already consolidated and practiced in the teaching and learning process that other means, resources, instruments and/or or tools do tutors (teacher-tutors) build and use (or not) to face the challenges and difficulties experienced in their daily professional practices? We clarify that the teaching practice, both of the teacher and the tutor, is constituted by different pedagogical functions, by different didactic materials, under the responsibility of both about the disciplines that make up the curricular matrices, fundamental for the mediation and development of the teaching and learning process. With a view to carrying out this research, we defined the general objective of analyzing how the tutor uses his pedagogical functions to create new learning perspectives and overcome his challenges in the teaching-learning process of students in the Pedagogy course at the University of São Paulo. Beautiful Waters of Goiás. In order to achieve our intentions between meetings and disagreements, we proposed to analyze the information made available by the subjects who answered the questions of our investigation in their realities and in the concreteness of their experiences in the exercise of the function of tutor of the teaching and learning process in the distance modality . Our expectation with the conclusion of this study is that it can contribute to the understanding of the historical contexts that involve our country regarding the opportunities for academic training at a higher level for a portion of the Brazilian population, without failing to consider its weaknesses and deficiencies, as despite being a possibility, in fact, it constitutes a concession by the ruling class as a palliative.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e TecnologiasBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e TecnologiasSantos, Flávio Reis dosFerreira, Tarcísio José2024-06-04T18:38:33Z2023-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Tarcísio José. A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-06-04T18:38:33Zoai:tede2:tede/1524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-06-04T18:38:33Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
The tutor's role in Distance Education: challenges and perspectives at the State University of Goiás
title A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
spellingShingle A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
Ferreira, Tarcísio José
EaD na UEG
Pedagogia na Modalidade à Distância
Funções Pedagógicas - Tutor em EaD
Distance Education at UEG
Pedagogy in Distance Mode
Pedagogical Roles - Tutor in Distance Learning.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
title_full A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
title_fullStr A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
title_full_unstemmed A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
title_sort A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás
author Ferreira, Tarcísio José
author_facet Ferreira, Tarcísio José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Flávio Reis dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tarcísio José
dc.subject.por.fl_str_mv EaD na UEG
Pedagogia na Modalidade à Distância
Funções Pedagógicas - Tutor em EaD
Distance Education at UEG
Pedagogy in Distance Mode
Pedagogical Roles - Tutor in Distance Learning.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic EaD na UEG
Pedagogia na Modalidade à Distância
Funções Pedagógicas - Tutor em EaD
Distance Education at UEG
Pedagogy in Distance Mode
Pedagogical Roles - Tutor in Distance Learning.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa tem por universo de investigação o curso de Pedagogia oferecido na modalidade à distância pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao considerarmos as frequentes transformações tecnológicas amplamente utilizadas na Educação a Distância nos deparamos com o seguinte questionamento para a realização da pesquisa: Além de suas atividades didático-pedagógicas já consolidadas e praticadas no processo de ensino e aprendizagem que outros meios, recursos, instrumentos e/ou ferramentas os tutores (professores-tutores) constroem e empregam (ou não) para o enfrentamento dos desafios e dificuldades vivenciadas em suas práticas profissionais cotidianas? Aclaramos que a prática docente, tanto do professor quanto do tutor é constituída por distintas funções pedagógicas, por diferentes materiais didáticos, sob a responsabilidade de ambos acerca das disciplinas que compõem as matrizes curriculares, fundamentais para a mediação e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Na perspectiva de realizar a presente pesquisa, definimos como objetivo geral analisar de que maneira o tutor se utiliza de suas funções pedagógicas para criar novas perspectivas de aprendizagem e transpor seus desafios no processo de ensino-aprendizagem dos discentes no curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Águas Lindas de Goiás. Para alcançar os nossos intentos entre encontros e desencontros nos propusemos a analisar as informações disponibilizadas pelos sujeitos que responderam os questionamentos de nossa investigação em suas realidades e na concretude de suas experiências no exercício da função de tutor do processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distância. A nossa expectativa com a conclusão deste estudo é que possa contribuir para o entendimento dos contextos históricos que envolvem o nosso país sobre as oportunidades de formação acadêmica em nível superior à uma parcela da população brasileira, sem deixar de considerar as suas fragilidades e deficiências, pois apesar de ser uma possibilidade, em verdade, constitui uma concessão da classe dominante enquanto paliativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
2024-06-04T18:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Tarcísio José. A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1524
identifier_str_mv FERREIRA, Tarcísio José. A função do tutor na Educação a distância: desafios e perspectivas na Universidade Estadual de Goiás. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093980678258688