Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079 |
Resumo: | O presente estudo procurou avaliar como o uso e a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs podem articular com o processo de ensino de Ciências, na área Ciências da Natureza, por meio da abordagem investigativa e como os professores se apropriaram das TDICs no Regime Especial de Aulas não Presenciais – REANP, regime adotado pelo Sistema Público Educacional do Estado de Goiás, pautado na Resolução do Conselho Estadual de Goiás – CEE, de nº 02, do dia 17 de março de 2020, que dispõe sobre o formato de aulas não presenciais, para efetivação das aulas remotas que se caracteriza, principalmente, pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação - TDICs, como ferramentas de mediação no processo de ensino e de aprendizagem, de comunicação na relação professor-aluno-conteúdo, às vezes, transmitindo, reproduzindo, construindo conhecimentos. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, constituída de leitura de livros voltados para a temática e de um levantamento em artigos científicos, publicados nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola, capítulos de livros relacionados às concepções do ensino de Ciências, mediação das TDICs na Educação e saberes científicos e tecnológicos, no período de 2000 a 2020.A revisão bibliográfica foi realizada por meio de buscas na plataforma Google Acadêmico, pela livre acessibilidade e confiança nos trabalhos publicados e leituras de livros sobre a temática supracitada, utilizando-se do metódo indutivo, de natureza aplicada e de objetivos de pesquisa descritiva. A pesquisa foi pautada em documentos orientadores, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC/MEC, 2017 e Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5ª versão, 2019. Percebe-se que o resultado das pesquisas desenvolvidas nesse período, culminou para a efetivação de Formação de Professores. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e na Escola Municipal Raio de Luar, no município de Ouro Verde de Goiás/GO nos anos de 2020 e 2021. Diante da realidade e necessidade de apropriação das TDICs e melhoria das práticas no ensino de Ciências, em sala de aula, foi proposta uma Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO, como temática “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade”, em formato on-line e presencial, com a carga horária de 70 horas. Com a perspectiva de registrar e divulgar a Formação de Professores foi produzido o Diário de Bordo, dividido em três livretos, com relatos e fotografias do processo de efetivação dos encontros formativos, entre os professores-pedagogos e palestrantes; professores-pedagogos, professores-orientadores e estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ano) do Ensino Fundamental. Sendo assim, como exigência do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC, foi efetivada como produto educacional a Formação Continuada de Professores “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade” e por meio da produção, efetivação e materialização da formação foram produzidos demais produtos educacionais, o Diário de Bordo em formato de livretos: 1 - “A Proposta de Formação Continuada para os professores-pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás-Goiás a Formação de Professores” 2 – Volume 1 - Encontros Formativos em Regime Remoto e Presencial entre os professores-pedagogos e palestrantes; 3 - Volume 2 - Encontros Formativos – Professores-pedagogos e Professores-orientadores em Regime Presencial; 4 -Volume 3 - Desenvolvimento de Trabalhos em Regime Remoto e Presencial: Professores-pedagogos, Professores-orientadores e Estudantes. Do processo formativo foram produzidos dois artigos científicos: “Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO “O Ensino para Educação na Contemporaneidade”, e “Para figurar uma construção do conhecimento por meio do processo investigativo: Diário de Bordo”. Ambos produzidos como complemento do Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC. Palavra-Chave: Ensino de Ciências; Abordagem Investigativa; Formação de Professores; TDICs; Aulas Remotas. |
id |
UEG-2_ce98ebfb6b80644b2c17ee2fa51ec720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1079 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidadecientific and technological knowledge : Digital Information and Communication Technologies - TDICs in contemporary science teachingEnsino de CiênciasAbordagem InvestigativaTecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICsAulas RemotasDigital Information and Communication Technologies - TDICsScience teachingInvestigative ApproachTeacher trainingRemote ClassesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo procurou avaliar como o uso e a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs podem articular com o processo de ensino de Ciências, na área Ciências da Natureza, por meio da abordagem investigativa e como os professores se apropriaram das TDICs no Regime Especial de Aulas não Presenciais – REANP, regime adotado pelo Sistema Público Educacional do Estado de Goiás, pautado na Resolução do Conselho Estadual de Goiás – CEE, de nº 02, do dia 17 de março de 2020, que dispõe sobre o formato de aulas não presenciais, para efetivação das aulas remotas que se caracteriza, principalmente, pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação - TDICs, como ferramentas de mediação no processo de ensino e de aprendizagem, de comunicação na relação professor-aluno-conteúdo, às vezes, transmitindo, reproduzindo, construindo conhecimentos. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, constituída de leitura de livros voltados para a temática e de um levantamento em artigos científicos, publicados nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola, capítulos de livros relacionados às concepções do ensino de Ciências, mediação das TDICs na Educação e saberes científicos e tecnológicos, no período de 2000 a 2020.A revisão bibliográfica foi realizada por meio de buscas na plataforma Google Acadêmico, pela livre acessibilidade e confiança nos trabalhos publicados e leituras de livros sobre a temática supracitada, utilizando-se do metódo indutivo, de natureza aplicada e de objetivos de pesquisa descritiva. A pesquisa foi pautada em documentos orientadores, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC/MEC, 2017 e Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5ª versão, 2019. Percebe-se que o resultado das pesquisas desenvolvidas nesse período, culminou para a efetivação de Formação de Professores. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e na Escola Municipal Raio de Luar, no município de Ouro Verde de Goiás/GO nos anos de 2020 e 2021. Diante da realidade e necessidade de apropriação das TDICs e melhoria das práticas no ensino de Ciências, em sala de aula, foi proposta uma Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO, como temática “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade”, em formato on-line e presencial, com a carga horária de 70 horas. Com a perspectiva de registrar e divulgar a Formação de Professores foi produzido o Diário de Bordo, dividido em três livretos, com relatos e fotografias do processo de efetivação dos encontros formativos, entre os professores-pedagogos e palestrantes; professores-pedagogos, professores-orientadores e estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ano) do Ensino Fundamental. Sendo assim, como exigência do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC, foi efetivada como produto educacional a Formação Continuada de Professores “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade” e por meio da produção, efetivação e materialização da formação foram produzidos demais produtos educacionais, o Diário de Bordo em formato de livretos: 1 - “A Proposta de Formação Continuada para os professores-pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás-Goiás a Formação de Professores” 2 – Volume 1 - Encontros Formativos em Regime Remoto e Presencial entre os professores-pedagogos e palestrantes; 3 - Volume 2 - Encontros Formativos – Professores-pedagogos e Professores-orientadores em Regime Presencial; 4 -Volume 3 - Desenvolvimento de Trabalhos em Regime Remoto e Presencial: Professores-pedagogos, Professores-orientadores e Estudantes. Do processo formativo foram produzidos dois artigos científicos: “Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO “O Ensino para Educação na Contemporaneidade”, e “Para figurar uma construção do conhecimento por meio do processo investigativo: Diário de Bordo”. Ambos produzidos como complemento do Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC. Palavra-Chave: Ensino de Ciências; Abordagem Investigativa; Formação de Professores; TDICs; Aulas Remotas.The present study sought to evaluate how the use and appropriation of Digital Information and Communication Technologies - TDICs can articulate with the Science teaching process, in the Natural Sciences area, through the investigative approach and how teachers have appropriated the TDICs in the Special Regime for Non-Classroom Classes - REANP, a regime adopted by the Public Educational System of the State of Goiás, based on the Resolution of the State Council of Goiás - CEE, No. 02, of March 17, 2020, which provides for the format of classes non-presential, for the realization of remote classes that is characterized, mainly, by the use of Digital Information Technologies - TDICs, as mediation tools in the teaching and learning process, of communication in the teacher-student-content relationship, sometimes transmitting , reproducing, building knowledge. Initially, a bibliographic research was carried out, with a descriptive nature and a qualitative approach, consisting of reading books focused on the theme and a survey of scientific articles, published in the languages: Portuguese, English and Spanish, book chapters related to the conceptions of the Science teaching, mediation of TDICs in Education and scientific and technological knowledge, from 2000 to 2020. aforementioned theme, using the inductive method, of an applied nature and descriptive research objectives. The research was based on guiding documents, such as: Base Nacional Comum Curricular - BNCC/MEC, 2017 and Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5th version, 2019. It can be seen that the result of the research carried out in this period, culminated in for the implementation of Teacher Training. The research was carried out at the Municipal Department of Education and Culture and at the Raio de Luar Municipal School, in the municipality of Ouro Verde de Goiás/GO in the years 2020 and 2021. Faced with the reality and need for appropriation of TDICs and improvement of practices in the teaching of Sciences, in the classroom, a Training of Teachers of the Municipal Teaching Network of Ouro Verde de Goiás/GO was proposed, as the theme "Teaching for Education in Contemporaneity”, in online and face-to-face format, with a workload of 70 hours. With the perspective of registering and disseminating Teacher Training, the Logbook was produced, divided into three booklets, with reports and photographs of the process of carrying out the training meetings, between teacher-pedagogues and lecturers; teachers-pedagogues, teachers-advisors and students of Early Childhood Education, Early Years (1st to 5th year) and Final Years (6th year) of Elementary School. Therefore, as a requirement of the Professional Master's Program in Science Teaching - PPEC, the Continuing Education of Teachers "Teaching for Education in Contemporaneity" was implemented as an educational product and through the production, execution and materialization of training, other products were produced information, the Logbook in booklet format: 1 - "The Proposal for Continuing Education for Teachers-Pedagogues of the Municipal Education Network of Ouro Verde de Goiás-Goiás Teacher Training" 2 - Volume 1 - Formative Encounters in Regime Remote and Face-to-face between teacher-pedagogues and lecturers; 3 - Volume 2 - Formative Meetings – Teachers-pedagogues and Teachers-advisors on a face-to-face basis; 4 -Volume 3 - Development of Works in Remote and Face-to-face Regime: Teachers-pedagogues, Teachers-advisors and Students. Two scientific articles were produced from the training process: “Training of Teachers of the Municipal Education Network of Ouro Verde de Goiás/GO “Teaching for Education in Contemporaneity”, and “To figure a construction of knowledge through the investigative process: Diary of Maple”. Both produced as a complement to the Educational Product of the Professional Master's in Science Teaching - PPEC.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Araújo, Cleide Sandra Tavareshttps//: lates.cnpq.br/5502013424876869Saraiva, Olira Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Araújo, Cleide Sandra TavaresSantos, Mirley Luciene dosMalheiro, Armando Manuel BarreirosCardoso, Rosângela Marques Romualdo2022-08-02T16:21:20Z2022-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSÂNGELA MARQUES. Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade. 2022. 330 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-08-02T16:21:20Zoai:tede2:tede/1079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-08-02T16:21:20Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade cientific and technological knowledge : Digital Information and Communication Technologies - TDICs in contemporary science teaching |
title |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade |
spellingShingle |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade Cardoso, Rosângela Marques Romualdo Ensino de Ciências Abordagem Investigativa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs Aulas Remotas Digital Information and Communication Technologies - TDICs Science teaching Investigative Approach Teacher training Remote Classes CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade |
title_full |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade |
title_fullStr |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade |
title_sort |
Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade |
author |
Cardoso, Rosângela Marques Romualdo |
author_facet |
Cardoso, Rosângela Marques Romualdo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Cleide Sandra Tavares https//: lates.cnpq.br/5502013424876869 Saraiva, Olira Rodrigues http://lattes.cnpq.br/8866061054957829 Araújo, Cleide Sandra Tavares Santos, Mirley Luciene dos Malheiro, Armando Manuel Barreiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rosângela Marques Romualdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Abordagem Investigativa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs Aulas Remotas Digital Information and Communication Technologies - TDICs Science teaching Investigative Approach Teacher training Remote Classes CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino de Ciências Abordagem Investigativa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs Aulas Remotas Digital Information and Communication Technologies - TDICs Science teaching Investigative Approach Teacher training Remote Classes CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo procurou avaliar como o uso e a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs podem articular com o processo de ensino de Ciências, na área Ciências da Natureza, por meio da abordagem investigativa e como os professores se apropriaram das TDICs no Regime Especial de Aulas não Presenciais – REANP, regime adotado pelo Sistema Público Educacional do Estado de Goiás, pautado na Resolução do Conselho Estadual de Goiás – CEE, de nº 02, do dia 17 de março de 2020, que dispõe sobre o formato de aulas não presenciais, para efetivação das aulas remotas que se caracteriza, principalmente, pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação - TDICs, como ferramentas de mediação no processo de ensino e de aprendizagem, de comunicação na relação professor-aluno-conteúdo, às vezes, transmitindo, reproduzindo, construindo conhecimentos. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, constituída de leitura de livros voltados para a temática e de um levantamento em artigos científicos, publicados nas línguas: portuguesa, inglesa e espanhola, capítulos de livros relacionados às concepções do ensino de Ciências, mediação das TDICs na Educação e saberes científicos e tecnológicos, no período de 2000 a 2020.A revisão bibliográfica foi realizada por meio de buscas na plataforma Google Acadêmico, pela livre acessibilidade e confiança nos trabalhos publicados e leituras de livros sobre a temática supracitada, utilizando-se do metódo indutivo, de natureza aplicada e de objetivos de pesquisa descritiva. A pesquisa foi pautada em documentos orientadores, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC/MEC, 2017 e Documento Curricular para Goiás Ampliado, DC-GO, 5ª versão, 2019. Percebe-se que o resultado das pesquisas desenvolvidas nesse período, culminou para a efetivação de Formação de Professores. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e na Escola Municipal Raio de Luar, no município de Ouro Verde de Goiás/GO nos anos de 2020 e 2021. Diante da realidade e necessidade de apropriação das TDICs e melhoria das práticas no ensino de Ciências, em sala de aula, foi proposta uma Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO, como temática “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade”, em formato on-line e presencial, com a carga horária de 70 horas. Com a perspectiva de registrar e divulgar a Formação de Professores foi produzido o Diário de Bordo, dividido em três livretos, com relatos e fotografias do processo de efetivação dos encontros formativos, entre os professores-pedagogos e palestrantes; professores-pedagogos, professores-orientadores e estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ano) do Ensino Fundamental. Sendo assim, como exigência do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC, foi efetivada como produto educacional a Formação Continuada de Professores “O Ensino para a Educação na Contemporaneidade” e por meio da produção, efetivação e materialização da formação foram produzidos demais produtos educacionais, o Diário de Bordo em formato de livretos: 1 - “A Proposta de Formação Continuada para os professores-pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás-Goiás a Formação de Professores” 2 – Volume 1 - Encontros Formativos em Regime Remoto e Presencial entre os professores-pedagogos e palestrantes; 3 - Volume 2 - Encontros Formativos – Professores-pedagogos e Professores-orientadores em Regime Presencial; 4 -Volume 3 - Desenvolvimento de Trabalhos em Regime Remoto e Presencial: Professores-pedagogos, Professores-orientadores e Estudantes. Do processo formativo foram produzidos dois artigos científicos: “Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO “O Ensino para Educação na Contemporaneidade”, e “Para figurar uma construção do conhecimento por meio do processo investigativo: Diário de Bordo”. Ambos produzidos como complemento do Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC. Palavra-Chave: Ensino de Ciências; Abordagem Investigativa; Formação de Professores; TDICs; Aulas Remotas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02T16:21:20Z 2022-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSÂNGELA MARQUES. Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade. 2022. 330 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079 |
identifier_str_mv |
ROSÂNGELA MARQUES. Saberes científicos e tecnológicos : Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs no ensino de Ciências na contemporaneidade. 2022. 330 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093994341203968 |