Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos , Gabriel Jerônimo Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411
Resumo: No contexto educacional vigente a busca por estratégias pedagógicas desafiantes e inovadoras pelos docentes, sem dúvida, adquire maior visibilidade no campo educacional. A implementação do lúdico no Ensino de Ciências em um viés didático-formativo tem por finalidade ampliar o repertório metodológico do professor e, além disso, potencializar sua capacidade criativa ao preparar aulas e resgatar o interesse dos alunos por conteúdos científicos. Diante da deturpação da imagem da Ciência (negacionismo), tão presente na sociedade, é preciso desenvolver novas estratégias metodológicas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências na educação básica. Nesse sentido, ao longo dos capítulos dessa dissertação são exploradas diferentes vertentes lúdicas ligadas ao ensino desde a sua evolução histórica, seu papel enquanto ferramenta propulsora de novas metodologias educativas e os avanços didáticos que poderão ser alcançados ao explorar novas dimensões lúdicas para ressignificar ações pedagógicas. Potencializar debates e discussões relativas à ludicidade é fator crucial, para que sejam desenvolvidas capacitações como alternativas para amenizar entraves e assegurar melhorias ao processo de ensino, que se atrelado à formação continuada pode favorecer a ampliação de aparatos didáticos rumo a uma aprendizagem significativa. Embasado nesse contexto, o Ensino de Ciências assume uma nova configuração pedagógica, pautada na troca de experiências e na dialogicidade em um viés crítico reflexivo permanente.
id UEG-2_fb8b93168f680dbd7719e8457fa3a0ce
oai_identifier_str oai:tede2:tede/411
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?Playfulness and science teaching: a powerful didactic link capable of reframing innovative pedagogical performanceLúdicoEnsino de CiênciasNovas MetodologiasFormação ContinuadaAprendizagem SignificativaLudicScience TeachingNew Education MethodologiesContinuing EducationMeaningful LearningENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINONo contexto educacional vigente a busca por estratégias pedagógicas desafiantes e inovadoras pelos docentes, sem dúvida, adquire maior visibilidade no campo educacional. A implementação do lúdico no Ensino de Ciências em um viés didático-formativo tem por finalidade ampliar o repertório metodológico do professor e, além disso, potencializar sua capacidade criativa ao preparar aulas e resgatar o interesse dos alunos por conteúdos científicos. Diante da deturpação da imagem da Ciência (negacionismo), tão presente na sociedade, é preciso desenvolver novas estratégias metodológicas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências na educação básica. Nesse sentido, ao longo dos capítulos dessa dissertação são exploradas diferentes vertentes lúdicas ligadas ao ensino desde a sua evolução histórica, seu papel enquanto ferramenta propulsora de novas metodologias educativas e os avanços didáticos que poderão ser alcançados ao explorar novas dimensões lúdicas para ressignificar ações pedagógicas. Potencializar debates e discussões relativas à ludicidade é fator crucial, para que sejam desenvolvidas capacitações como alternativas para amenizar entraves e assegurar melhorias ao processo de ensino, que se atrelado à formação continuada pode favorecer a ampliação de aparatos didáticos rumo a uma aprendizagem significativa. Embasado nesse contexto, o Ensino de Ciências assume uma nova configuração pedagógica, pautada na troca de experiências e na dialogicidade em um viés crítico reflexivo permanente.In the current educational context, the search for challenging and innovative teaching strategies by teachers undoubtedly acquires greater visibility in the educational field. The implementation of the ludic in science teaching in a formative didactic bias aims to broaden the methodological repertoire of the teacher and further enhance their creative ability to prepare classes and rescue the interest in scientific content by students. Due to the misrepresentation of the image of science still widespread in schools, it is necessary to develop new methodological strategies aimed at improving the teaching of science in basic education. In this sense, throughout the chapters covered will be explored different playful aspects related to teaching since its historical evolution, its role as a propelling tool of new educational methodologies and the didactic advances that can be achieved by exploring new playful dimensions to redefine pedagogical actions. Empowering debates and discussions related to playfulness is crucial, so that skills are developed as an alternative to alleviate barriers and ensure improvements to the teaching process that linked to continuing education may favor the expansion of teaching apparatus towards meaningful learning. Based on this context, Science Teaching will assume a new pedagogical configuration, based on the exchange of experiences and dialogicity in a permanent reflexive critical bias.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Carvalho , Plauto Simão dehttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798Carvalho , Plauto Simão deMiranda, Sabrina do Couto deSilva , Wender Faleiro daSantos , Gabriel Jerônimo Silva2021-03-19T19:56:04Z2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, G. J. S. Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-03-19T19:56:04Zoai:tede2:tede/411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-03-19T19:56:04Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
Playfulness and science teaching: a powerful didactic link capable of reframing innovative pedagogical performance
title Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
spellingShingle Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
Santos , Gabriel Jerônimo Silva
Lúdico
Ensino de Ciências
Novas Metodologias
Formação Continuada
Aprendizagem Significativa
Ludic
Science Teaching
New Education Methodologies
Continuing Education
Meaningful Learning
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
title_full Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
title_fullStr Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
title_full_unstemmed Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
title_sort Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
author Santos , Gabriel Jerônimo Silva
author_facet Santos , Gabriel Jerônimo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho , Plauto Simão de
http://lattes.cnpq.br/4108262957994798
Carvalho , Plauto Simão de
Miranda, Sabrina do Couto de
Silva , Wender Faleiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos , Gabriel Jerônimo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ensino de Ciências
Novas Metodologias
Formação Continuada
Aprendizagem Significativa
Ludic
Science Teaching
New Education Methodologies
Continuing Education
Meaningful Learning
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Lúdico
Ensino de Ciências
Novas Metodologias
Formação Continuada
Aprendizagem Significativa
Ludic
Science Teaching
New Education Methodologies
Continuing Education
Meaningful Learning
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description No contexto educacional vigente a busca por estratégias pedagógicas desafiantes e inovadoras pelos docentes, sem dúvida, adquire maior visibilidade no campo educacional. A implementação do lúdico no Ensino de Ciências em um viés didático-formativo tem por finalidade ampliar o repertório metodológico do professor e, além disso, potencializar sua capacidade criativa ao preparar aulas e resgatar o interesse dos alunos por conteúdos científicos. Diante da deturpação da imagem da Ciência (negacionismo), tão presente na sociedade, é preciso desenvolver novas estratégias metodológicas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências na educação básica. Nesse sentido, ao longo dos capítulos dessa dissertação são exploradas diferentes vertentes lúdicas ligadas ao ensino desde a sua evolução histórica, seu papel enquanto ferramenta propulsora de novas metodologias educativas e os avanços didáticos que poderão ser alcançados ao explorar novas dimensões lúdicas para ressignificar ações pedagógicas. Potencializar debates e discussões relativas à ludicidade é fator crucial, para que sejam desenvolvidas capacitações como alternativas para amenizar entraves e assegurar melhorias ao processo de ensino, que se atrelado à formação continuada pode favorecer a ampliação de aparatos didáticos rumo a uma aprendizagem significativa. Embasado nesse contexto, o Ensino de Ciências assume uma nova configuração pedagógica, pautada na troca de experiências e na dialogicidade em um viés crítico reflexivo permanente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
2021-03-19T19:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, G. J. S. Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411
identifier_str_mv SANTOS, G. J. S. Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093986342666240