Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411 |
Resumo: | No contexto educacional vigente a busca por estratégias pedagógicas desafiantes e inovadoras pelos docentes, sem dúvida, adquire maior visibilidade no campo educacional. A implementação do lúdico no Ensino de Ciências em um viés didático-formativo tem por finalidade ampliar o repertório metodológico do professor e, além disso, potencializar sua capacidade criativa ao preparar aulas e resgatar o interesse dos alunos por conteúdos científicos. Diante da deturpação da imagem da Ciência (negacionismo), tão presente na sociedade, é preciso desenvolver novas estratégias metodológicas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências na educação básica. Nesse sentido, ao longo dos capítulos dessa dissertação são exploradas diferentes vertentes lúdicas ligadas ao ensino desde a sua evolução histórica, seu papel enquanto ferramenta propulsora de novas metodologias educativas e os avanços didáticos que poderão ser alcançados ao explorar novas dimensões lúdicas para ressignificar ações pedagógicas. Potencializar debates e discussões relativas à ludicidade é fator crucial, para que sejam desenvolvidas capacitações como alternativas para amenizar entraves e assegurar melhorias ao processo de ensino, que se atrelado à formação continuada pode favorecer a ampliação de aparatos didáticos rumo a uma aprendizagem significativa. Embasado nesse contexto, o Ensino de Ciências assume uma nova configuração pedagógica, pautada na troca de experiências e na dialogicidade em um viés crítico reflexivo permanente. |
id |
UEG-2_fb8b93168f680dbd7719e8457fa3a0ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/411 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico?Playfulness and science teaching: a powerful didactic link capable of reframing innovative pedagogical performanceLúdicoEnsino de CiênciasNovas MetodologiasFormação ContinuadaAprendizagem SignificativaLudicScience TeachingNew Education MethodologiesContinuing EducationMeaningful LearningENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINONo contexto educacional vigente a busca por estratégias pedagógicas desafiantes e inovadoras pelos docentes, sem dúvida, adquire maior visibilidade no campo educacional. A implementação do lúdico no Ensino de Ciências em um viés didático-formativo tem por finalidade ampliar o repertório metodológico do professor e, além disso, potencializar sua capacidade criativa ao preparar aulas e resgatar o interesse dos alunos por conteúdos científicos. Diante da deturpação da imagem da Ciência (negacionismo), tão presente na sociedade, é preciso desenvolver novas estratégias metodológicas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências na educação básica. Nesse sentido, ao longo dos capítulos dessa dissertação são exploradas diferentes vertentes lúdicas ligadas ao ensino desde a sua evolução histórica, seu papel enquanto ferramenta propulsora de novas metodologias educativas e os avanços didáticos que poderão ser alcançados ao explorar novas dimensões lúdicas para ressignificar ações pedagógicas. Potencializar debates e discussões relativas à ludicidade é fator crucial, para que sejam desenvolvidas capacitações como alternativas para amenizar entraves e assegurar melhorias ao processo de ensino, que se atrelado à formação continuada pode favorecer a ampliação de aparatos didáticos rumo a uma aprendizagem significativa. Embasado nesse contexto, o Ensino de Ciências assume uma nova configuração pedagógica, pautada na troca de experiências e na dialogicidade em um viés crítico reflexivo permanente.In the current educational context, the search for challenging and innovative teaching strategies by teachers undoubtedly acquires greater visibility in the educational field. The implementation of the ludic in science teaching in a formative didactic bias aims to broaden the methodological repertoire of the teacher and further enhance their creative ability to prepare classes and rescue the interest in scientific content by students. Due to the misrepresentation of the image of science still widespread in schools, it is necessary to develop new methodological strategies aimed at improving the teaching of science in basic education. In this sense, throughout the chapters covered will be explored different playful aspects related to teaching since its historical evolution, its role as a propelling tool of new educational methodologies and the didactic advances that can be achieved by exploring new playful dimensions to redefine pedagogical actions. Empowering debates and discussions related to playfulness is crucial, so that skills are developed as an alternative to alleviate barriers and ensure improvements to the teaching process that linked to continuing education may favor the expansion of teaching apparatus towards meaningful learning. Based on this context, Science Teaching will assume a new pedagogical configuration, based on the exchange of experiences and dialogicity in a permanent reflexive critical bias.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Carvalho , Plauto Simão dehttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798Carvalho , Plauto Simão deMiranda, Sabrina do Couto deSilva , Wender Faleiro daSantos , Gabriel Jerônimo Silva2021-03-19T19:56:04Z2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, G. J. S. Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-03-19T19:56:04Zoai:tede2:tede/411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-03-19T19:56:04Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? Playfulness and science teaching: a powerful didactic link capable of reframing innovative pedagogical performance |
title |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? |
spellingShingle |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? Santos , Gabriel Jerônimo Silva Lúdico Ensino de Ciências Novas Metodologias Formação Continuada Aprendizagem Significativa Ludic Science Teaching New Education Methodologies Continuing Education Meaningful Learning ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? |
title_full |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? |
title_fullStr |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? |
title_full_unstemmed |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? |
title_sort |
Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? |
author |
Santos , Gabriel Jerônimo Silva |
author_facet |
Santos , Gabriel Jerônimo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho , Plauto Simão de http://lattes.cnpq.br/4108262957994798 Carvalho , Plauto Simão de Miranda, Sabrina do Couto de Silva , Wender Faleiro da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos , Gabriel Jerônimo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Ensino de Ciências Novas Metodologias Formação Continuada Aprendizagem Significativa Ludic Science Teaching New Education Methodologies Continuing Education Meaningful Learning ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Lúdico Ensino de Ciências Novas Metodologias Formação Continuada Aprendizagem Significativa Ludic Science Teaching New Education Methodologies Continuing Education Meaningful Learning ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
No contexto educacional vigente a busca por estratégias pedagógicas desafiantes e inovadoras pelos docentes, sem dúvida, adquire maior visibilidade no campo educacional. A implementação do lúdico no Ensino de Ciências em um viés didático-formativo tem por finalidade ampliar o repertório metodológico do professor e, além disso, potencializar sua capacidade criativa ao preparar aulas e resgatar o interesse dos alunos por conteúdos científicos. Diante da deturpação da imagem da Ciência (negacionismo), tão presente na sociedade, é preciso desenvolver novas estratégias metodológicas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências na educação básica. Nesse sentido, ao longo dos capítulos dessa dissertação são exploradas diferentes vertentes lúdicas ligadas ao ensino desde a sua evolução histórica, seu papel enquanto ferramenta propulsora de novas metodologias educativas e os avanços didáticos que poderão ser alcançados ao explorar novas dimensões lúdicas para ressignificar ações pedagógicas. Potencializar debates e discussões relativas à ludicidade é fator crucial, para que sejam desenvolvidas capacitações como alternativas para amenizar entraves e assegurar melhorias ao processo de ensino, que se atrelado à formação continuada pode favorecer a ampliação de aparatos didáticos rumo a uma aprendizagem significativa. Embasado nesse contexto, o Ensino de Ciências assume uma nova configuração pedagógica, pautada na troca de experiências e na dialogicidade em um viés crítico reflexivo permanente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 2021-03-19T19:56:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, G. J. S. Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411 |
identifier_str_mv |
SANTOS, G. J. S. Ludicidade & ensino de ciências: como esse elo didático pode atuar na ressignificação do fazer pedagógico? 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093986342666240 |