Ensino médio público em Apucarana/PR : desigualdades no interior da rede estadual e o direito à educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13331 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa investiga o Ensino Médio da rede estadual na cidade de Apucarana/PR e busca verificar a existência ou não de desigualdade no acesso, nas condições de oferta e de permanência nessa etapa na cidade Assim, a questão central dessa pesquisa são as condições sobre as quais os jovens acessam esse direito, e quais fatores favorecem a desigualdade Essa questão surge quando verificamos as significativas diferenças nas estruturas e nos desempenhos apresentados pelas escolas Para cumprir com tal intuito, caracterizamos o Ensino Médio Nacional no debate Teórico da Sociologia da Educação, explorando aspectos ligados à história, às disputas pelos sentidos e às formas de financiamentos dessa etapa na rede pública Essa análise considera as particularidades da rede estadual de Apucarana/PR, cidade com mais de 13 mil habitantes, localizada no norte do Estado e que se destaca na educação pelo pioneirismo do ensino integral ofertado aos primeiros anos do Ensino Fundamental Aprofundando a pesquisa com base nos dados disponibilizados principalmente pela SEED, IBGE, INEP foi possível analisar as condições do Ensino Médio, observando a quantidade de alunos, turmas, estrutura das escolas, formação e condições de trabalho dos professores, além do desempenho dos estudantes Assim, chega-se a conclusão de que o Ensino Médio nessa cidade tende a reproduzir as condições de desigualdade na oferta do ensino, pois, privilegia um financiamento com base no número de matrículas e não nas reais condições materiais e organizacionais das escolas Dessa forma, o atual Ensino Médio Público de Apucarana/PR pode ser compreendido a partir da caracterização das escolas em dois grupos Um grupo daquelas escolas centrais, com mais alunos, recursos e melhores desempenhos E um segundo grupo de escolas localizadas nos bairros, com menos alunos, menos recursos e desempenhos mais baixos Todavia, há nesse cenário complexo peculiaridades e exceções que exploramos no decorrer do trabalho, tais como: escolas com condições similares que produzem diferentes resultados, e escolas com características semelhantes, mas que produzem resultados bem distintos entre si |
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Ensino médio público em Apucarana/PR : desigualdades no interior da rede estadual e o direito à educaçãoSociologia educacionalEducação e EstadoEnsino médioIgualdadeEducational sociologyEducation and StateEqualityResumo: A presente pesquisa investiga o Ensino Médio da rede estadual na cidade de Apucarana/PR e busca verificar a existência ou não de desigualdade no acesso, nas condições de oferta e de permanência nessa etapa na cidade Assim, a questão central dessa pesquisa são as condições sobre as quais os jovens acessam esse direito, e quais fatores favorecem a desigualdade Essa questão surge quando verificamos as significativas diferenças nas estruturas e nos desempenhos apresentados pelas escolas Para cumprir com tal intuito, caracterizamos o Ensino Médio Nacional no debate Teórico da Sociologia da Educação, explorando aspectos ligados à história, às disputas pelos sentidos e às formas de financiamentos dessa etapa na rede pública Essa análise considera as particularidades da rede estadual de Apucarana/PR, cidade com mais de 13 mil habitantes, localizada no norte do Estado e que se destaca na educação pelo pioneirismo do ensino integral ofertado aos primeiros anos do Ensino Fundamental Aprofundando a pesquisa com base nos dados disponibilizados principalmente pela SEED, IBGE, INEP foi possível analisar as condições do Ensino Médio, observando a quantidade de alunos, turmas, estrutura das escolas, formação e condições de trabalho dos professores, além do desempenho dos estudantes Assim, chega-se a conclusão de que o Ensino Médio nessa cidade tende a reproduzir as condições de desigualdade na oferta do ensino, pois, privilegia um financiamento com base no número de matrículas e não nas reais condições materiais e organizacionais das escolas Dessa forma, o atual Ensino Médio Público de Apucarana/PR pode ser compreendido a partir da caracterização das escolas em dois grupos Um grupo daquelas escolas centrais, com mais alunos, recursos e melhores desempenhos E um segundo grupo de escolas localizadas nos bairros, com menos alunos, menos recursos e desempenhos mais baixos Todavia, há nesse cenário complexo peculiaridades e exceções que exploramos no decorrer do trabalho, tais como: escolas com condições similares que produzem diferentes resultados, e escolas com características semelhantes, mas que produzem resultados bem distintos entre siDissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em SociologiaAbstract: The present research investigates the secondary education of the state network in the city of Apucarana / PR and seeks to verify the existence or not of inequality in access, in the conditions of supply and permanence in this stage in the city Thus, the central issue of this research is the conditions under which young people access this right, and which factors favor inequality This question arises when we verify the significant differences in the structures and performances presented by the schools In order to fulfill this aim, we characterize the National High School in the Theoretical debate of the Sociology of Education, exploring aspects related to history, disputes over the meanings and ways of financing this stage in the public network This analysis considers the particularities of the state network of Apucarana / PR, a city with more than 13 thousand inhabitants, located in the north of the state and which stands out in education for the pioneering of integral education offered to the first years of Elementary School Deepening the research based on data provided mainly by SEED, IBGE, INEP it was possible to analyze the conditions of high school, observing the number of students, classes, school structure, training and working conditions of teachers, in addition to student performance Thus, the conclusion is reached that high school in this city tends to reproduce the conditions of inequality in the supply of education, as it favors financing based on the number of enrollments and not on the real material and organizational conditions of schools Thus, the current Public High School in Apucarana / PR can be understood from the characterization of schools in two groups A group of those central schools, with more students, resources and better performances And a second group of schools located in the neighborhoods, with fewer students, fewer resources and lower performances However, in this complex scenario there are peculiarities and exceptions that we explore in the course of the work, such as: schools with similar conditions that produce different results, and schools with similar characteristics, but that produce results very different from each otherSilva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Lima, Ângela Maria de SousaCleide, ElianeAraújo, Jhonny de2024-05-01T14:12:35Z2024-05-01T14:12:35Z2021.0019.02.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13331porMestradoSociologiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - 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