Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Edson José do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16878
Resumo: Resumo: Novas práticas de ensino são bem-vindas, uma vez que a educação deve caminhar sob olhar atento às transformações que ocorrem na sociedade atual, onde a informação circula rapidamente Portanto, tornar as aulas mais atraentes e envolver os estudantes na tarefa de aprender e compreender os conteúdos em sua realidade é fundamental para uma boa aprendizagem Nesse sentido, esta pesquisa procurou analisar o material didático utilizado no ensino de Geografia, nas escolas públicas e privadas de Ibiporã/PR; o Caderno de Expectativas do Paraná, para a disciplina de Geografia: Os conteúdos a nível nacional, para o 7º ano, sobre as pequenas cidades, com o propósito de verificar se as temáticas são tratadas de modo que os estudantes se reconheçam e reconheça seu espaço de vivência nesses conteúdos, como referência para as temáticas geográficas As temáticas trabalhadas foram: campo e cidade (no Paraná e no Brasil); tecnologia e agropecuária; o Brasil urbano; a urbanização; cartografia na aplicação prática e aulas de campo Como proposta em colaboração com o Ensino Fundamental, buscou-se apresentar possíveis conteúdos para se trabalhar a pequena cidade, considerando o espaço de vivência do aluno nas aulas teóricas e como práticas de campo, com uso de mapas, maquetes, GPS, websites, Datashow, em aulas teóricas e práticas, onde se busca trabalhar a Paisagem, com imagens que mostram desde o início de Ibiporã ate os dias atuais, comparando como foi e como é hoje a cidade de Ibiporã, ainda considerando a Conurbação, Ibiporã/Londrina/Cambé, como ela surgiu, e o porquê das conurbações em certas regiões Realizou-se também um trabalho de campo, considerando o espaço da fazenda Santa Terezinha, campo experimental da Embrapa Soja em Londrina/PR, o Território como forma de poder e em diferentes níveis, federal, estadual, municipal e paralelo e ainda o controle das Fronteiras Ainda buscou-se trabalhar os imigrantes e migrantes que colonizaram o Estado do Paraná, influenciando sua cultura, e a pequena cidade de Ibiporã, que será demonstrada através de uma maquete, além da possibilidade de se trabalhar na pequena cidade, com seus possíveis planos de aulas
id UEL_133ed7ee589d680f542f443f7ed8c636
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16878
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PRGeografiaCartografiaEstudo e ensinoGeografiaEstudo e ensinoStudy and teachingStudy and teachingGeography - EnvironmentCartography - Geography - EnvironmentIbiporã (PR)Study and teachingResumo: Novas práticas de ensino são bem-vindas, uma vez que a educação deve caminhar sob olhar atento às transformações que ocorrem na sociedade atual, onde a informação circula rapidamente Portanto, tornar as aulas mais atraentes e envolver os estudantes na tarefa de aprender e compreender os conteúdos em sua realidade é fundamental para uma boa aprendizagem Nesse sentido, esta pesquisa procurou analisar o material didático utilizado no ensino de Geografia, nas escolas públicas e privadas de Ibiporã/PR; o Caderno de Expectativas do Paraná, para a disciplina de Geografia: Os conteúdos a nível nacional, para o 7º ano, sobre as pequenas cidades, com o propósito de verificar se as temáticas são tratadas de modo que os estudantes se reconheçam e reconheça seu espaço de vivência nesses conteúdos, como referência para as temáticas geográficas As temáticas trabalhadas foram: campo e cidade (no Paraná e no Brasil); tecnologia e agropecuária; o Brasil urbano; a urbanização; cartografia na aplicação prática e aulas de campo Como proposta em colaboração com o Ensino Fundamental, buscou-se apresentar possíveis conteúdos para se trabalhar a pequena cidade, considerando o espaço de vivência do aluno nas aulas teóricas e como práticas de campo, com uso de mapas, maquetes, GPS, websites, Datashow, em aulas teóricas e práticas, onde se busca trabalhar a Paisagem, com imagens que mostram desde o início de Ibiporã ate os dias atuais, comparando como foi e como é hoje a cidade de Ibiporã, ainda considerando a Conurbação, Ibiporã/Londrina/Cambé, como ela surgiu, e o porquê das conurbações em certas regiões Realizou-se também um trabalho de campo, considerando o espaço da fazenda Santa Terezinha, campo experimental da Embrapa Soja em Londrina/PR, o Território como forma de poder e em diferentes níveis, federal, estadual, municipal e paralelo e ainda o controle das Fronteiras Ainda buscou-se trabalhar os imigrantes e migrantes que colonizaram o Estado do Paraná, influenciando sua cultura, e a pequena cidade de Ibiporã, que será demonstrada através de uma maquete, além da possibilidade de se trabalhar na pequena cidade, com seus possíveis planos de aulasDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: New teaching practices are welcome, since education must move under close watch on the transformations that occur in the nowadays society, where information circulates rapidly Therefore, making classes more attractive, and involving students in the task of learning, and understanding the contents in their reality, are fundamental to good learning In this sense, this research sought to analyze the didactic material used in Geography teaching, at the public and private schools of Ibiporã / PR; the Expectations Book of Paraná (Caderno de Expectativas do Paraná), for the discipline of Geography: The contents at the national level about the small cities for the 7th year, with the purpose of verifying if the themes, are treated so that the students recognize themselves and recognize their space of living in these contents as a reference for the geographical themes The themes studied were the following: countryside and city (in Paraná and Brazil); technology and agriculture; urban Brazil; urbanization; cartography in the practical application, and field lessons As a proposal in collaboration with the Elementary School, we tried to present possible contents to work in the small city, considering the environment of the student in the theoretical classes and as field practices, using maps, models, GPS, websites, slideshows, in theoretical and practical classes, where the Landscape is sought to work, with images that show from the beginning of Ibiporã to the present day, comparing how the city of Ibiporã was and still is today, and yet considering the conurbation between Ibiporã, Londrina, and Cambé, how it came to be, and why conurbations exist in certain regions A field work was also carried out, considering the space of the Farm of Santa Terezinha and the experimental field of Embrapa Soja in Londrina / PR, the Territory as a form of power at different levels, federal, state, municipal and parallel and also the control of the Borders It also sought to work the immigrants and migrants who colonized the State of Paraná, influencing their culture, and the small town of Ibiporã, which will be demonstrated through a model, and the possibility of working in the small town, with possible plans for classroomsPereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador]Moura, Jeani Delgado PaschoalFrancischett, Mafalda NesiNascimento, Edson José do2024-05-01T15:16:06Z2024-05-01T15:16:06Z2019.0015.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16878porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
title Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
spellingShingle Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
Nascimento, Edson José do
Geografia
Cartografia
Estudo e ensino
Geografia
Estudo e ensino
Study and teaching
Study and teaching
Geography - Environment
Cartography - Geography - Environment
Ibiporã (PR)
Study and teaching
title_short Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
title_full Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
title_fullStr Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
title_full_unstemmed Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
title_sort Contribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PR
author Nascimento, Edson José do
author_facet Nascimento, Edson José do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador]
Moura, Jeani Delgado Paschoal
Francischett, Mafalda Nesi
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Edson José do
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Cartografia
Estudo e ensino
Geografia
Estudo e ensino
Study and teaching
Study and teaching
Geography - Environment
Cartography - Geography - Environment
Ibiporã (PR)
Study and teaching
topic Geografia
Cartografia
Estudo e ensino
Geografia
Estudo e ensino
Study and teaching
Study and teaching
Geography - Environment
Cartography - Geography - Environment
Ibiporã (PR)
Study and teaching
description Resumo: Novas práticas de ensino são bem-vindas, uma vez que a educação deve caminhar sob olhar atento às transformações que ocorrem na sociedade atual, onde a informação circula rapidamente Portanto, tornar as aulas mais atraentes e envolver os estudantes na tarefa de aprender e compreender os conteúdos em sua realidade é fundamental para uma boa aprendizagem Nesse sentido, esta pesquisa procurou analisar o material didático utilizado no ensino de Geografia, nas escolas públicas e privadas de Ibiporã/PR; o Caderno de Expectativas do Paraná, para a disciplina de Geografia: Os conteúdos a nível nacional, para o 7º ano, sobre as pequenas cidades, com o propósito de verificar se as temáticas são tratadas de modo que os estudantes se reconheçam e reconheça seu espaço de vivência nesses conteúdos, como referência para as temáticas geográficas As temáticas trabalhadas foram: campo e cidade (no Paraná e no Brasil); tecnologia e agropecuária; o Brasil urbano; a urbanização; cartografia na aplicação prática e aulas de campo Como proposta em colaboração com o Ensino Fundamental, buscou-se apresentar possíveis conteúdos para se trabalhar a pequena cidade, considerando o espaço de vivência do aluno nas aulas teóricas e como práticas de campo, com uso de mapas, maquetes, GPS, websites, Datashow, em aulas teóricas e práticas, onde se busca trabalhar a Paisagem, com imagens que mostram desde o início de Ibiporã ate os dias atuais, comparando como foi e como é hoje a cidade de Ibiporã, ainda considerando a Conurbação, Ibiporã/Londrina/Cambé, como ela surgiu, e o porquê das conurbações em certas regiões Realizou-se também um trabalho de campo, considerando o espaço da fazenda Santa Terezinha, campo experimental da Embrapa Soja em Londrina/PR, o Território como forma de poder e em diferentes níveis, federal, estadual, municipal e paralelo e ainda o controle das Fronteiras Ainda buscou-se trabalhar os imigrantes e migrantes que colonizaram o Estado do Paraná, influenciando sua cultura, e a pequena cidade de Ibiporã, que será demonstrada através de uma maquete, além da possibilidade de se trabalhar na pequena cidade, com seus possíveis planos de aulas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.04.2019
2019.00
2024-05-01T15:16:06Z
2024-05-01T15:16:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16878
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823247004336128