O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda, Thiara Vichiato, 1987-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621183
Resumo: Orientadores: Jefferson de Lima Picanço, Andréa Aparecida Zacharias
id UNICAMP-30_73e4d38c81906340d556a973cbaeb373
oai_identifier_str oai::913638
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolarUse of games as a ludic and educational for the teaching of geographyJogos educativosGeografia - Estudo e ensinoCartografia - Estudo e ensinoEducational gamesGeography - Study and teachingCartography - Study and teachingOrientadores: Jefferson de Lima Picanço, Andréa Aparecida ZachariasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Nas áreas da Cartografia Escolar e da Educação Ambiental, os jogos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da criança - e deixam de ser objetos de entretenimento - caso sejam formulados com intencionalidade e objetivos específicos bastante claros e diretos. Na educação formal e não-formal, o jogo estimula o aprendizado porque pode despertar curiosidade e um esforço natural de vencer desafios. Apoiada nessas considerações, esta pesquisa tem como objetos de estudo os jogos no ensino de Geociências. Para isso, a partir do referencial teórico de definições, contribuições e dificuldades de jogos no ensino, foram analisados jogos confeccionados especificamente para trabalhar conteúdos da Geografia escolar, como Educação Ambiental e Cartografia. Esses materiais têm como estratégia didática a valorização do lugar. São elaborados com materiais e dinâmicas atrativas de fácil aplicação, confeccionadas em programas computacionais de desenho, tendo como base mapas e imagens de sensoriamento remoto do espaço vivido do aluno. Esses jogos incluem quebra-cabeças, jogos da memória, jogos de tabuleiro e duas versões de dominós. Com o intuito de aprofundar essas discussões, esta pesquisa buscou, através de questionários voltados para alunos e profissionais da área de educação, avaliar e pontuar as possíveis contribuições desses materiais. A partir de tais análises, pretendeu-se reestruturar os jogos-piloto e montar materiais e cursos que tinham como tema central o uso de jogos na educação, visto que o educador tem papel fundamental de mediador durante a aplicação do jogo e que cabe a ele direcionar a atividade. Devido ao fato de essas dinâmicas romperem com as rotinas habituais do ensino, muitas vezes o professor não está preparado para utilizar o material. Dessa forma, pretendemos compartilhar com esses profissionais sugestões de conteúdo e a descrição dos procedimentos tanto para a confecção dos materiais como para a sua aplicaçãoAbstract: In the fields of Environmental Education and Scholar Cartography, games contribute to the process of teaching and learning of the child -- and stop being objects of entertainment -- if they are formulated with specific objectives and intentions quite clear and straightforward. In formal and non-formal education, the game encourages learning, because it may stimulates curiosity and creates a natural effort to overcome challenges. Upon these considerations, this research had as object of study the games in the teaching of Geosciences. For this, from the theoretical framework of definitions, contributions and difficulties of games in education, were analyzed games made specifically to work contents of schoolar Geography, such as Environmental Education and Cartography. These materials have a strategy for teaching the appreciation of the place. They are designed with attractive materials and easy to use dynamics, made from design computer programs based on maps and remote sensing images of the student's living space. These games include puzzles, memory games, board games and two versions of dominoes. In order to go deep into those discussions, this research aimed, through questionnaires focused on students and professionals in education, to evaluate and score the possible contributions of those materials. From such analyzes, we intended to restructure the pilot games and build materials and courses that had as their central theme the use of games in education, considering the educator's fundamental role as mediator during the application of the game and that it is up to him to conduct the activity. Because those dynamics break with the usual routines of teaching, often the teacher is not prepared to use the material. Thus, we intend to share with those professionals suggestions for contents and descriptions of procedures for the preparation of materials and for their applicationMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestra em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Picanço, Jefferson de Lima, 1963-Zacharias, Andréa AparecidaMatias, Lindon FonsecaCastellar, Sonia Maria VanzellaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBreda, Thiara Vichiato, 1987-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621183BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621183. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913638porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:07:02Zoai::913638Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
Use of games as a ludic and educational for the teaching of geography
title O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
spellingShingle O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
Breda, Thiara Vichiato, 1987-
Jogos educativos
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia - Estudo e ensino
Educational games
Geography - Study and teaching
Cartography - Study and teaching
title_short O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
title_full O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
title_fullStr O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
title_full_unstemmed O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
title_sort O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar
author Breda, Thiara Vichiato, 1987-
author_facet Breda, Thiara Vichiato, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picanço, Jefferson de Lima, 1963-
Zacharias, Andréa Aparecida
Matias, Lindon Fonseca
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Breda, Thiara Vichiato, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia - Estudo e ensino
Educational games
Geography - Study and teaching
Cartography - Study and teaching
topic Jogos educativos
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia - Estudo e ensino
Educational games
Geography - Study and teaching
Cartography - Study and teaching
description Orientadores: Jefferson de Lima Picanço, Andréa Aparecida Zacharias
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621183
BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621183. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621183
identifier_str_mv BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621183. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
142 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138514309218304