Aproximações entre o arco de Maguerez e as aividades de educação ambiental na escola : limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8454 |
Resumo: | Resumo: A gravidade da atual situação ambiental fornece indícios de que o processo educativo nessa área é condição necessária para revermos o quadro de desequilíbrios de nosso planeta Mas, para isso, é essencial que se priorize os fundamentos de uma Educação Problematizadora – centrada no diálogo, na criatividade, na reflexão e, portanto, no aluno Nesse sentido, com o presente trabalho, ao avaliar a aplicabilidade da Metodologia da Problematização como um procedimento que permite contemplar os pressupostos e objetivos da Educação Ambiental para o contexto escolar, busca-se fornecer uma contribuição ao ensino dessa temática em Ciências Naturais Sendo assim, a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez foi adotada como estratégia de ensino junto a duas turmas (5ª e 6ª séries) do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola localizada nas proximidades do Rio Mogi-Guaçu, no município de Pirassununga / SP, para desenvolver atividades de Educação Ambiental Os dados coletados, a partir de notas de campo e entrevistas semiestruturadas com os alunos e o professor das turmas, foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa fundamentada na literatura Pôde-se constatar que, apesar das particularidades de cada uma de suas cinco etapas – observação da realidade e definição de um problema de estudo; pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade – percorrer o Arco de Maguerez possibilita: explorar situações-problemas definidas em um cenário próximo ao cotidiano dos alunos; ter acesso aos seus conhecimentos prévios acerca do problema investigado; concretizar momentos interdisciplinares ou de abordagem transversal do tema em discussão; trabalhar com atividades experimentais; criar um espaço para a discussão, exposição e confronto de ideias; exercitar a tomada de decisão a partir da utilização de critérios previamente definidos e, também, interagir, diretamente, como a comunidade que convive com o problema identificado ‘in loco’ Ressalta-se, entretanto, que configuram obstáculos à concretização dessa estratégia metodológica quando utilizada no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no Ensino Fundamental: o excessivo número de alunos por turma; a falta de assiduidade dos educandos; a insegurança para defender suas próprias concepções e tomar decisões coletivas; o longo tempo necessário para o desenvolvimento desse tipo de atividade, o que se soma aos escassos recursos financeiros das escolas e à sua estrutura física que não privilegia trabalhos que extrapolam a sala de aula Portanto, apesar de alguns limites, existem aproximações dos princípios teóricos e práticos entre a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e os documentos que sustentam os objetivos da Educação Ambiental, o que permite afirmar que esse é um possível procedimento organizador de atividades ambientais no contexto escolar |
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Aproximações entre o arco de Maguerez e as aividades de educação ambiental na escola : limites e possibilidadesEducação ambientalCiências (Ensino médio)Estudo e ensinoSciences (Medium teaching)Environmental educationStudy and teachingResumo: A gravidade da atual situação ambiental fornece indícios de que o processo educativo nessa área é condição necessária para revermos o quadro de desequilíbrios de nosso planeta Mas, para isso, é essencial que se priorize os fundamentos de uma Educação Problematizadora – centrada no diálogo, na criatividade, na reflexão e, portanto, no aluno Nesse sentido, com o presente trabalho, ao avaliar a aplicabilidade da Metodologia da Problematização como um procedimento que permite contemplar os pressupostos e objetivos da Educação Ambiental para o contexto escolar, busca-se fornecer uma contribuição ao ensino dessa temática em Ciências Naturais Sendo assim, a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez foi adotada como estratégia de ensino junto a duas turmas (5ª e 6ª séries) do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola localizada nas proximidades do Rio Mogi-Guaçu, no município de Pirassununga / SP, para desenvolver atividades de Educação Ambiental Os dados coletados, a partir de notas de campo e entrevistas semiestruturadas com os alunos e o professor das turmas, foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa fundamentada na literatura Pôde-se constatar que, apesar das particularidades de cada uma de suas cinco etapas – observação da realidade e definição de um problema de estudo; pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade – percorrer o Arco de Maguerez possibilita: explorar situações-problemas definidas em um cenário próximo ao cotidiano dos alunos; ter acesso aos seus conhecimentos prévios acerca do problema investigado; concretizar momentos interdisciplinares ou de abordagem transversal do tema em discussão; trabalhar com atividades experimentais; criar um espaço para a discussão, exposição e confronto de ideias; exercitar a tomada de decisão a partir da utilização de critérios previamente definidos e, também, interagir, diretamente, como a comunidade que convive com o problema identificado ‘in loco’ Ressalta-se, entretanto, que configuram obstáculos à concretização dessa estratégia metodológica quando utilizada no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no Ensino Fundamental: o excessivo número de alunos por turma; a falta de assiduidade dos educandos; a insegurança para defender suas próprias concepções e tomar decisões coletivas; o longo tempo necessário para o desenvolvimento desse tipo de atividade, o que se soma aos escassos recursos financeiros das escolas e à sua estrutura física que não privilegia trabalhos que extrapolam a sala de aula Portanto, apesar de alguns limites, existem aproximações dos princípios teóricos e práticos entre a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e os documentos que sustentam os objetivos da Educação Ambiental, o que permite afirmar que esse é um possível procedimento organizador de atividades ambientais no contexto escolarDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The seriousness of the current environmental situation provides clues that the educational process in this area is a necessary condition for us to review the picture of unbalance in our planet But, for that, it is essential that we give priority to the foundations of a Problematic Education – centered in the dialogue, in the creativity, in the reflection and, therefore, in the student In that sense, with the present work, when evaluating the applicability of the Problematization Methodology as a procedure that allows contemplating the presuppositions and objectives of the Environmental Education for the school context, we searched to provide a contribution to the teaching of that theme in Natural Science That way, the Problematization Methodology with the Maguerez's Arch was adopted as a teaching strategy for two groups of the second cycle of the Elementary School (5th and 6th grades), in a school located in the proximities of Mogi-Guaçu River, in the municipal district of Pirassununga, state of São Paulo, to develop the Environmental Education activities The data collected starting from field notes and interviews semi-structured with the students and the teacher of the groups were analyzed through a qualitative and interpretative approach based in literature We could notice that, in spite of the particularities of each one of their five stages – observation of the reality and definition of a study problem; key-points; theorization; hypotheses for the solutions and application to the reality – going through the Maguerez's Arch, it makes possible: to explore defined problem-situations in a scenario close to the routine of the students; to have access to their previous knowledge concerning the investigated problem; to internalize interdisciplinary moments or of a transverse approach of the theme in discussion; work with experimental activities; make way for discussions, exposition and confrontation of ideas; exercise the process of taking decision starting from the use of previously defined criteria and also interact directly with the community that lives together with the problem identified ‘in loco’ It is stood out, however, that we configure obstacles to the achievement of that methodological strategy when used in the development of Environmental Education activities in the Elementary School: the excessive number of students in the classroom; the lack of the students' regular attendance; the insecurity to defend their own conceptions and take collective decisions; the long time necessary for the development of this kind of activity, what is added to the scarce financial resources of the schools and its physical structure that doesn't favor activities that should be held outside the classroom So, we conclude that in spite of some limits, there are approximations to the theoretical and practical principles between the Problematization Methodology with the Maguerez’s Arch, and the documents that sustain the objectives of the Environmental Education, what allow us to state that this can be a possible organizing procedure of environmental activities in the school contextLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Berbel, Neusi Aparecida NavasCarvalho, Luiz Marcelo deVerona, Matheus Fabricio2024-05-01T11:33:47Z2024-05-01T11:33:47Z2009.0024.03.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8454porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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