O significado da leitura literária no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Militão, Giselda Morais de Alencar
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558
Resumo: Resumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramento
id UEL_77456755978676df8361c82ddf00d7f6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10558
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O significado da leitura literária no processo de alfabetizaçãoLiteraturaEstudo e ensinoLeituraAlfabetizaçãoReadingLiteratureStudy and teaching - Study and teachingResumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramentoDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This paper aims to propose a focused approach to the use of literary reading as an incentive to the introduction, strengthening and consolidation of the literacy process comprising the 1st cycle of Basic Education I For this to be achieved, what is proposed is a work with children, since the beginning of their school life that will facilitate their entry into the world of writing in contact with literary texts, which have a significant contribution to the overall formation of the human being This is an action research you want, with your proposal; significantly contribute to the increase of student capability in relation to reading In this action research, we opted for intervention, data collection and analysis in year 1 classes of elementary school, of which the teacher-researcher was regent in the years 212, 213 and 214 They were developed during the research, in 212 the observation and monitoring of the literacy process in 213 and 214, interventions and studies began as well as the comparison of the levels of acquisition of reading and writing guided by Grossi studies During the last two years, from a focused approach to literary texts, they have been prepared, planned and introduced four activities in the routine of students who are "Reading Corner", "Reading Time like a Friend," "Bag Traveler "and" History of Time " The teacher-researcher elaborated didactic sequences from the literature, and developed within the activity "Story Time" for bringing more students understanding of the texts they read or hear The genres chosen for the approach were mainly the fairy tale and poetry They were presented to children, in the foreground, in the aesthetic perspective concerning the literature, divested of the pedagogical character as which usually is customary to associate them To analyze the results, were used the data in the individual descriptive opinions of students in the last semester’s each year and the observation of behaviors displayed by them during the systematization of activities with literary reading were used The results bring the perception that literature needs to be inserted in the planned manner literacy environment and dedicated to its aesthetic character as an incentive to the formation of readers from early childhood within the literacy perspectiveLima, Sheila Oliveira [Orientador]Almeida, Ana Lúcia de CamposBelintane, ClaudemirMilitão, Giselda Morais de Alencar2024-05-01T12:44:46Z2024-05-01T12:44:46Z2015.0025.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado da leitura literária no processo de alfabetização
title O significado da leitura literária no processo de alfabetização
spellingShingle O significado da leitura literária no processo de alfabetização
Militão, Giselda Morais de Alencar
Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Alfabetização
Reading
Literature
Study and teaching - Study and teaching
title_short O significado da leitura literária no processo de alfabetização
title_full O significado da leitura literária no processo de alfabetização
title_fullStr O significado da leitura literária no processo de alfabetização
title_full_unstemmed O significado da leitura literária no processo de alfabetização
title_sort O significado da leitura literária no processo de alfabetização
author Militão, Giselda Morais de Alencar
author_facet Militão, Giselda Morais de Alencar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sheila Oliveira [Orientador]
Almeida, Ana Lúcia de Campos
Belintane, Claudemir
dc.contributor.author.fl_str_mv Militão, Giselda Morais de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Alfabetização
Reading
Literature
Study and teaching - Study and teaching
topic Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Alfabetização
Reading
Literature
Study and teaching - Study and teaching
description Resumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T12:44:46Z
2024-05-01T12:44:46Z
25.08.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823253820080128