O significado da leitura literária no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramento |
id |
UEL_77456755978676df8361c82ddf00d7f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10558 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado da leitura literária no processo de alfabetizaçãoLiteraturaEstudo e ensinoLeituraAlfabetizaçãoReadingLiteratureStudy and teaching - Study and teachingResumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramentoDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This paper aims to propose a focused approach to the use of literary reading as an incentive to the introduction, strengthening and consolidation of the literacy process comprising the 1st cycle of Basic Education I For this to be achieved, what is proposed is a work with children, since the beginning of their school life that will facilitate their entry into the world of writing in contact with literary texts, which have a significant contribution to the overall formation of the human being This is an action research you want, with your proposal; significantly contribute to the increase of student capability in relation to reading In this action research, we opted for intervention, data collection and analysis in year 1 classes of elementary school, of which the teacher-researcher was regent in the years 212, 213 and 214 They were developed during the research, in 212 the observation and monitoring of the literacy process in 213 and 214, interventions and studies began as well as the comparison of the levels of acquisition of reading and writing guided by Grossi studies During the last two years, from a focused approach to literary texts, they have been prepared, planned and introduced four activities in the routine of students who are "Reading Corner", "Reading Time like a Friend," "Bag Traveler "and" History of Time " The teacher-researcher elaborated didactic sequences from the literature, and developed within the activity "Story Time" for bringing more students understanding of the texts they read or hear The genres chosen for the approach were mainly the fairy tale and poetry They were presented to children, in the foreground, in the aesthetic perspective concerning the literature, divested of the pedagogical character as which usually is customary to associate them To analyze the results, were used the data in the individual descriptive opinions of students in the last semester’s each year and the observation of behaviors displayed by them during the systematization of activities with literary reading were used The results bring the perception that literature needs to be inserted in the planned manner literacy environment and dedicated to its aesthetic character as an incentive to the formation of readers from early childhood within the literacy perspectiveLima, Sheila Oliveira [Orientador]Almeida, Ana Lúcia de CamposBelintane, ClaudemirMilitão, Giselda Morais de Alencar2024-05-01T12:44:46Z2024-05-01T12:44:46Z2015.0025.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização |
title |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização |
spellingShingle |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização Militão, Giselda Morais de Alencar Literatura Estudo e ensino Leitura Alfabetização Reading Literature Study and teaching - Study and teaching |
title_short |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização |
title_full |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização |
title_fullStr |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização |
title_sort |
O significado da leitura literária no processo de alfabetização |
author |
Militão, Giselda Morais de Alencar |
author_facet |
Militão, Giselda Morais de Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Sheila Oliveira [Orientador] Almeida, Ana Lúcia de Campos Belintane, Claudemir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Militão, Giselda Morais de Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Estudo e ensino Leitura Alfabetização Reading Literature Study and teaching - Study and teaching |
topic |
Literatura Estudo e ensino Leitura Alfabetização Reading Literature Study and teaching - Study and teaching |
description |
Resumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T12:44:46Z 2024-05-01T12:44:46Z 25.08.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Letras Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Letras |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823253820080128 |