A linguística contrastiva como aliada nas aulas de língua estrangeira/adicional da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16600 |
Resumo: | Resumo: Esta investigação foi desenvolvida para um projeto de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina Por meio dele, pretendo contribuir com a prática pedagógica do professor de língua estrangeira / adicional (LE/A) Para isso, defendo o trabalho com os gêneros discursivos aliados aos conceitos teóricos da Linguística Contrastiva (LC) Essa idéia surgiu devido à minha crença de que essa aliança pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira / adicional, principalmente na Educação Básica Isso se deve ao fato de que as Diretrizes Curriculares Estaduais para o ensino de língua estrangeira / adicional preconizam que a prática em sala de aula dos professores de Linguagens da Educação Básica deve norteada pelos pressupostos do círculo de Bakhtin, ancorados na concepção do discurso como uma prática social (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 1999) e no trabalho com os gêneros discursivos No entanto, penso que esse conceito não é suficiente para uma compreensão mais apurada de determinados fenômenos atinentes aos processos de ensino e de aprendizagem de línguas os quais são decorrentes do contato entre duas línguas ou entre variantes de uma mesma como a transferência e a interferência (LADO, 1957), a interlíngua (SELINKER, 1972), entre outros, que podem impactar o processo de ensino e aprendizagem Esses fenômenos são consistentemente fundamentados e explicados pela Linguística Contrastiva Considerando esse cenário, proponho o ensino de LE/A pelo viés discursivo-contrastivo na Educação Básica Acredito que o conhecimento sobre essa área do saber (a LC) aliado ao trabalho com os gêneros discursivos, podem ser valiosos aliados para o aprimoramento teórico-metodológicodos professores e, consequentemente, para o enriquecimento das aulas da de LE/A |
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A linguística contrastiva como aliada nas aulas de língua estrangeira/adicional da educação básicaLinguística contrastivaGêneros discursivosEducação básicaConstrative linguisticsBasic educationResumo: Esta investigação foi desenvolvida para um projeto de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina Por meio dele, pretendo contribuir com a prática pedagógica do professor de língua estrangeira / adicional (LE/A) Para isso, defendo o trabalho com os gêneros discursivos aliados aos conceitos teóricos da Linguística Contrastiva (LC) Essa idéia surgiu devido à minha crença de que essa aliança pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira / adicional, principalmente na Educação Básica Isso se deve ao fato de que as Diretrizes Curriculares Estaduais para o ensino de língua estrangeira / adicional preconizam que a prática em sala de aula dos professores de Linguagens da Educação Básica deve norteada pelos pressupostos do círculo de Bakhtin, ancorados na concepção do discurso como uma prática social (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 1999) e no trabalho com os gêneros discursivos No entanto, penso que esse conceito não é suficiente para uma compreensão mais apurada de determinados fenômenos atinentes aos processos de ensino e de aprendizagem de línguas os quais são decorrentes do contato entre duas línguas ou entre variantes de uma mesma como a transferência e a interferência (LADO, 1957), a interlíngua (SELINKER, 1972), entre outros, que podem impactar o processo de ensino e aprendizagem Esses fenômenos são consistentemente fundamentados e explicados pela Linguística Contrastiva Considerando esse cenário, proponho o ensino de LE/A pelo viés discursivo-contrastivo na Educação Básica Acredito que o conhecimento sobre essa área do saber (a LC) aliado ao trabalho com os gêneros discursivos, podem ser valiosos aliados para o aprimoramento teórico-metodológicodos professores e, consequentemente, para o enriquecimento das aulas da de LE/ADissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This investigationwas developed to a Master Degree Project linked to the Post Graduation Program in Language Studies of Londrina State University Through it, I intend to contribute to the pedagogical practices of the foreign / additional language (F/AL) teachers To do this, I defend the work with the discourse genres allied to the Contrastive Linguistics (CL) This ideia came up because I believe that this alliance can enrich the F/AL teaching-learning process, meanly in basic education I did this proposition due to the State Curricular Guidelines to teaching a F/AL defend that the language teachers’ practices in the classroom must be guided by the concepts of the Bakhtin Circle, anchored in the conception of the discourse as a social practice (BAKHTIN;VOLOCHINOV, 1999) and, in the discursive genres work However, I believe that this concept is not enough to a full comprehension of some phenomena related to theteaching-learning process of a F/AL, that are resulting the contact between two languages or variants of the same language, as the Transference and Interference (LADO, 1957), and Interlanguage (SELINKER, 1972), among others, that can impact the teaching learning process These phenomena are consistently substantiated and explained by CL Considering this scenario, I propose the F/AL teaching in a discursive-contrastive perspective in basic education I believe that the knowledge about this area (the CL) with the work of discursive genres can bevaluable allies to the theoretical and methodological improvement of language teachers and, consequently, to the enrichment to the F/AL classes in Basic EducationAndrade, Otávio Goes de [Orientador]Durão, Adja Balbino de Amorim BarbieriReis, SimoneSantos, Cecília Gusson2024-05-01T15:13:04Z2024-05-01T15:13:04Z2018.0021.05.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16600porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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