Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorin, Fernando Gianetti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13870
Resumo: Resumo: Os atuais livros didáticos apresentam, como parte importante do capítulo que lida com o conteúdo de Genética, a história de Johann Gregor Mendel Considerado o “pai da genética”, Mendel sempre é apresentado como um monge solitário, vivendo em um mosteiro enclausurado e interessado por algo que hoje é largamente debatido: a resposta para o funcionamento do mecanismo da hereditariedade Alguns filósofos e historiadores da ciência vêm debatendo essa questão e defendendo que o Mendel apresentado nos livros didáticos não corresponde ao mesmo Mendel histórico, representado por seu próprio trabalho e por biografias históricas sobre o mesmo Visto que, ao analisarmos o fato de que este cientista fazia parte de uma tradição de pesquisa, aquilo que os livros de genética e livros didáticos trazem como seus interesses não condizem com uma apuração Pretendemos demonstrar que ao apresentar uma história que não condiz com a historiografia que apontamos em nosso trabalho, os autores de livros didáticos interferem na compreensão do funcionamento da produção científica e, portanto, da Natureza da Ciência
id UEL_49f57ebc93204e9ebece380d6f1adc24
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13870
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científicaCiênciaEstudo e ensinoLivros didáticosInfluências tendenciosasFilosofia e ciênciaSciencePhilosophy and scienceMendel's lawStudy and teachingResumo: Os atuais livros didáticos apresentam, como parte importante do capítulo que lida com o conteúdo de Genética, a história de Johann Gregor Mendel Considerado o “pai da genética”, Mendel sempre é apresentado como um monge solitário, vivendo em um mosteiro enclausurado e interessado por algo que hoje é largamente debatido: a resposta para o funcionamento do mecanismo da hereditariedade Alguns filósofos e historiadores da ciência vêm debatendo essa questão e defendendo que o Mendel apresentado nos livros didáticos não corresponde ao mesmo Mendel histórico, representado por seu próprio trabalho e por biografias históricas sobre o mesmo Visto que, ao analisarmos o fato de que este cientista fazia parte de uma tradição de pesquisa, aquilo que os livros de genética e livros didáticos trazem como seus interesses não condizem com uma apuração Pretendemos demonstrar que ao apresentar uma história que não condiz com a historiografia que apontamos em nosso trabalho, os autores de livros didáticos interferem na compreensão do funcionamento da produção científica e, portanto, da Natureza da CiênciaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The current textbooks present as an important part of the chapter that deals with the content of the story Genetics of Johann Gregor Mendel Considered the "father of genetics" Mendel is always presented as a solitary monk, living in a cloistered monastery and looking for something that is widely discussed today, the answer to the functioning of the mechanism of heredity Some philosophers and historians of science have been debating this issue and defending the Mendel presented in textbooks does not correspond to the same historical Mendel, represented by their own work and historical biographies about the same Because when we look at the fact that this scientist was part of a research tradition, what books and genetics textbooks have as their interests are not consistent with a calculation We intend to demonstrate that by presenting a story that is not consistent with the historiography we point in our work, the authors of textbooks interfere with the understanding of the functioning of the scientific production and therefore of Nature ScienceSilva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Oliveira, Moisés Alves deMeglhioratti, Fernanda AparecidaFiorin, Fernando Gianetti2024-05-01T14:20:06Z2024-05-01T14:20:06Z2013.0018.01.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13870porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:49:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
title Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
spellingShingle Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
Fiorin, Fernando Gianetti
Ciência
Estudo e ensino
Livros didáticos
Influências tendenciosas
Filosofia e ciência
Science
Philosophy and science
Mendel's law
Study and teaching
title_short Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
title_full Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
title_fullStr Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
title_full_unstemmed Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
title_sort Mendel : pai da genética ou o membro de um tradição científica
author Fiorin, Fernando Gianetti
author_facet Fiorin, Fernando Gianetti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]
Oliveira, Moisés Alves de
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorin, Fernando Gianetti
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Livros didáticos
Influências tendenciosas
Filosofia e ciência
Science
Philosophy and science
Mendel's law
Study and teaching
topic Ciência
Estudo e ensino
Livros didáticos
Influências tendenciosas
Filosofia e ciência
Science
Philosophy and science
Mendel's law
Study and teaching
description Resumo: Os atuais livros didáticos apresentam, como parte importante do capítulo que lida com o conteúdo de Genética, a história de Johann Gregor Mendel Considerado o “pai da genética”, Mendel sempre é apresentado como um monge solitário, vivendo em um mosteiro enclausurado e interessado por algo que hoje é largamente debatido: a resposta para o funcionamento do mecanismo da hereditariedade Alguns filósofos e historiadores da ciência vêm debatendo essa questão e defendendo que o Mendel apresentado nos livros didáticos não corresponde ao mesmo Mendel histórico, representado por seu próprio trabalho e por biografias históricas sobre o mesmo Visto que, ao analisarmos o fato de que este cientista fazia parte de uma tradição de pesquisa, aquilo que os livros de genética e livros didáticos trazem como seus interesses não condizem com uma apuração Pretendemos demonstrar que ao apresentar uma história que não condiz com a historiografia que apontamos em nosso trabalho, os autores de livros didáticos interferem na compreensão do funcionamento da produção científica e, portanto, da Natureza da Ciência
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.01.2013
2013.00
2024-05-01T14:20:06Z
2024-05-01T14:20:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13870
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654574874034176