Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rodrigo Girotte, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640327
Resumo: Orientador: Anete Pereira de Souza
id UNICAMP-30_7466ab591df80577f592e2be77f76743
oai_identifier_str oai::1160986
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachersMendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachersMendel, Lei deGenética - Estudo e ensinoEnsino médioSequência didáticaMendel's lawGenetics - Study and teachingHigh schoolDidactic sequenceOrientador: Anete Pereira de SouzaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Esta pesquisa tem como objetivo elencar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores do ensino médio ao desenvolverem o conteúdo referente a Primeira Lei de Mendel, e os conceitos que se fazem necessários à sua compreensão pelos alunos, dados esses que serão obtidos através de levantamento bibliográfico. A partir disso criar ferramentas que possam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos professores caminhos alternativos para que possam efetivamente desenvolverem as competências e habilidades que permeiam o conteúdo de genética no ensino médio com ênfase na Primeira Lei de Mendel. A pesquisa pretende desenvolver um material físico contendo sequências didáticas que promovam maior interesse por parte dos docentes e discentes. O material que será construído após a pesquisa e aferimento bibliográfico, auxiliará no cotidiano dos professores nos aspectos de elaboração e organização de aulas, pautadas em sequências didáticas voltadas ao desenvolvimento das competências e habilidades exigidas no currículo escolar. Atingindo assim alunos do ensino médio para uma efetiva construção de conhecimento na área da genética. O conteúdo abordado mostra-se de extrema relevância no desenvolvimento sociocientífico e crítico dos discentes diante dos avanços na área de biotecnologiaAbstract: This research aims to list the main difficulties faced by high school teachers when developing the content related to Mendel's First Law, and the concepts that are necessary for their understanding by students, data that will be obtained through bibliographic survey. Based on this, it will be created tools that can facilitate the teaching-learning process, offering teachers alternative paths so that they can effectively develop the competencies and skills that permeate the content of genetics in high school with an emphasis on Mendel's First Law. The research intends to develop a physical material containing didactic sequences that promote greater interest for teachers and students. The material that will be built after research and bibliographic verification will assist in the teachers' daily life in the aspects of preparation and organization of classes, guided by didactic sequences aimed at the development of the competences and skills required in the school curriculum. Thus reaching high school students for an effective construction of knowledge in the field of genetics. The content covered is extremely relevant in the socio-scientific and critical development of students in the face of advances in the area of biotechnologyMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Souza, Anete Pereira de, 1962-Benchimol-Reis, Luciana LasryLaborda, Prianda RiosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Rodrigo Girotte, 1983-20202020-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 76 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640327FERREIRA, Rodrigo Girotte. Primeira lei de Mendel: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers. 2020. 1 recurso online ( 76 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640327. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1160986Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T08:51:59Zoai::1160986Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-15T08:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
title Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
spellingShingle Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
Ferreira, Rodrigo Girotte, 1983-
Mendel, Lei de
Genética - Estudo e ensino
Ensino médio
Sequência didática
Mendel's law
Genetics - Study and teaching
High school
Didactic sequence
title_short Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
title_full Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
title_fullStr Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
title_full_unstemmed Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
title_sort Primeira lei de Mendel : ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers
author Ferreira, Rodrigo Girotte, 1983-
author_facet Ferreira, Rodrigo Girotte, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Anete Pereira de, 1962-
Benchimol-Reis, Luciana Lasry
Laborda, Prianda Rios
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rodrigo Girotte, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Mendel, Lei de
Genética - Estudo e ensino
Ensino médio
Sequência didática
Mendel's law
Genetics - Study and teaching
High school
Didactic sequence
topic Mendel, Lei de
Genética - Estudo e ensino
Ensino médio
Sequência didática
Mendel's law
Genetics - Study and teaching
High school
Didactic sequence
description Orientador: Anete Pereira de Souza
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-10-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640327
FERREIRA, Rodrigo Girotte. Primeira lei de Mendel: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers. 2020. 1 recurso online ( 76 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640327. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640327
identifier_str_mv FERREIRA, Rodrigo Girotte. Primeira lei de Mendel: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento de competências e habilidades para professores do ensino médio =Mendel's first law : facilitating tools in the development of competences and skills for high school teachers. 2020. 1 recurso online ( 76 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640327. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1160986
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 76 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138557352214528