O uso da imagem no ensino médio : uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moimaz, Érica Ramos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10874
Resumo: Resumo: A partir da década de 198, houve um repensar do ensino de História, sendo proposto o uso de diferentes linguagens culturais em sala de aula Nessa mesma época, a imagem passou a ser utilizada com maior frequência como evidência em relação ao passado Situamos nosso objeto de estudo neste contexto, considerando a importância dos objetos mediadores para a construção do conhecimento histórico Propomos uma reflexão sobre o uso adequado de imagens, em especial a pintura histórica, como documento e fonte histórica escolar, como objeto mediador para a aprendizagem dos conteúdos em História A leitura das pinturas permite a construção do conhecimento histórico O primeiro contato com a obra, a identificação do tema, a reflexão sobre os elementos apresentados, ou melhor, a consciência do que se vê, a interpretação do fato apresentado na obra e sua contextualização são operações fundamentais as quais possibilitam, concomitantemente, a leitura e compreensão da obra e a construção do conhecimento Observamos os resultados positivos referentes ao uso da pintura histórica em sala de aula quando realizamos uma investigação com alunos do Ensino Médio Esses alunos estudaram o tema “descobrimento do Brasil” por meio das pinturas históricas “Descoberta do Brasil” (1922) e “Índios a bordo da nau capitânia” (c 19) de Oscar Pereira da Silva, “Primeira Missa” (1861) de Victor Meirelles e “Elevação da Cruz” (1879) de Pedro Peres A pintura estabelece uma narrativa Ao produzirem mapas conceituais, os alunos construíram uma narrativa em torno do tema estudado, organizando as informações e os conceitos históricos e demonstrando compreender a história narrada nas pinturas, relacionando-a com as informações dispostas em outros textos, bem como dialogando com seus conhecimentos prévios
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