Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilaine Regina dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388
Resumo: Resumo: Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática Outros trabalhos também desenvolvidos no interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos Tendo isto em vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da perspectiva de estratégia de avaliação A investigação foi pautada nas seguintes questões norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como uma estratégia de ensino Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação Matemática
id UEL_533dfb84a0144cf8610559c2c77f344f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14388
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensinoEducação matemáticaLinguagem e educaçãoMatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemMathematics educationLanguage and educationMathematicsLearning evaluationMathematics - Teaching methodsStudy and teachingResumo: Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática Outros trabalhos também desenvolvidos no interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos Tendo isto em vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da perspectiva de estratégia de avaliação A investigação foi pautada nas seguintes questões norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como uma estratégia de ensino Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação MatemáticaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Some works developed within the scope of GEPEMA - Assessment and Mathematics Education Research and Studies Group – have shown that the analysis of Math written production can be used as an assessment strategy to investigate Math teaching and learning processes Other works also developed by the group have revealed that the written production analysis can also be used in the conduction of math classes, which follow the reinvention perspective guided by the Realistic Mathematics Education view point, to change students from mere receptors of a ready Math to authors of their own knowledge Taking this all into consideration, the objective of this study, of theoretical character, was to investigate the use of written production analysis in Math classes, under the perspective of guided reinvention, going beyond the assessment strategy perspective The investigation was based on the following guiding questions: What role can written production analysis play in Math classes within the guided reinvention perspective? Can written production analysis be considered a teaching method, a teaching strategy or a teaching procedure? What is the role of the teacher in this work perspective? What is the role of the student? What classroom dynamics should be adopted? With this study, based on the Content Analysis guidelines, the posed thesis is that written production analysis can be used in Math classes as a teaching strategy It is expected that the information presented can contribute to future investigations and reflections in the area of Mathematics EducationBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaGorni, Doralice Aparecida ParanziniPires, Magna Natalia MarinBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Santos, Edilaine Regina dos2024-05-01T14:30:42Z2024-05-01T14:30:42Z2014.0031.03.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
title Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
spellingShingle Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
Santos, Edilaine Regina dos
Educação matemática
Linguagem e educação
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Language and education
Mathematics
Learning evaluation
Mathematics - Teaching methods
Study and teaching
title_short Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
title_full Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
title_fullStr Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
title_full_unstemmed Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
title_sort Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
author Santos, Edilaine Regina dos
author_facet Santos, Edilaine Regina dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Gorni, Doralice Aparecida Paranzini
Pires, Magna Natalia Marin
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edilaine Regina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Linguagem e educação
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Language and education
Mathematics
Learning evaluation
Mathematics - Teaching methods
Study and teaching
topic Educação matemática
Linguagem e educação
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Language and education
Mathematics
Learning evaluation
Mathematics - Teaching methods
Study and teaching
description Resumo: Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática Outros trabalhos também desenvolvidos no interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos Tendo isto em vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da perspectiva de estratégia de avaliação A investigação foi pautada nas seguintes questões norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como uma estratégia de ensino Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação Matemática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:30:42Z
2024-05-01T14:30:42Z
31.03.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823303848689664