Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388 |
Resumo: | Resumo: Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática Outros trabalhos também desenvolvidos no interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos Tendo isto em vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da perspectiva de estratégia de avaliação A investigação foi pautada nas seguintes questões norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como uma estratégia de ensino Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação Matemática |
id |
UEL_533dfb84a0144cf8610559c2c77f344f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14388 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensinoEducação matemáticaLinguagem e educaçãoMatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemMathematics educationLanguage and educationMathematicsLearning evaluationMathematics - Teaching methodsStudy and teachingResumo: Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática Outros trabalhos também desenvolvidos no interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos Tendo isto em vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da perspectiva de estratégia de avaliação A investigação foi pautada nas seguintes questões norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como uma estratégia de ensino Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação MatemáticaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Some works developed within the scope of GEPEMA - Assessment and Mathematics Education Research and Studies Group – have shown that the analysis of Math written production can be used as an assessment strategy to investigate Math teaching and learning processes Other works also developed by the group have revealed that the written production analysis can also be used in the conduction of math classes, which follow the reinvention perspective guided by the Realistic Mathematics Education view point, to change students from mere receptors of a ready Math to authors of their own knowledge Taking this all into consideration, the objective of this study, of theoretical character, was to investigate the use of written production analysis in Math classes, under the perspective of guided reinvention, going beyond the assessment strategy perspective The investigation was based on the following guiding questions: What role can written production analysis play in Math classes within the guided reinvention perspective? Can written production analysis be considered a teaching method, a teaching strategy or a teaching procedure? What is the role of the teacher in this work perspective? What is the role of the student? What classroom dynamics should be adopted? With this study, based on the Content Analysis guidelines, the posed thesis is that written production analysis can be used in Math classes as a teaching strategy It is expected that the information presented can contribute to future investigations and reflections in the area of Mathematics EducationBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaGorni, Doralice Aparecida ParanziniPires, Magna Natalia MarinBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Santos, Edilaine Regina dos2024-05-01T14:30:42Z2024-05-01T14:30:42Z2014.0031.03.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino |
title |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino |
spellingShingle |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino Santos, Edilaine Regina dos Educação matemática Linguagem e educação Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Language and education Mathematics Learning evaluation Mathematics - Teaching methods Study and teaching |
title_short |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino |
title_full |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino |
title_fullStr |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino |
title_full_unstemmed |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino |
title_sort |
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino |
author |
Santos, Edilaine Regina dos |
author_facet |
Santos, Edilaine Regina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Gorni, Doralice Aparecida Paranzini Pires, Magna Natalia Marin Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edilaine Regina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Linguagem e educação Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Language and education Mathematics Learning evaluation Mathematics - Teaching methods Study and teaching |
topic |
Educação matemática Linguagem e educação Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Language and education Mathematics Learning evaluation Mathematics - Teaching methods Study and teaching |
description |
Resumo: Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática Outros trabalhos também desenvolvidos no interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos Tendo isto em vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da perspectiva de estratégia de avaliação A investigação foi pautada nas seguintes questões norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como uma estratégia de ensino Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação Matemática |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014.00 2024-05-01T14:30:42Z 2024-05-01T14:30:42Z 31.03.2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823303848689664 |