A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Silviane Cabral da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicas
id UEL_5a1b5086e9971d4d6235ebb672874c09
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12755
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivasLiteraturaEstudo e ensinoLeituraLiterature - Study and teachingReadingStudy and teachingResumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicasDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This paper aims to reflect on the importance of literary reading in school during elementary school, especially in the final grades and the teacher's role as mediator to promote it By analysing of what is stated in official documents - such as the LDB, the PCNs and DCEs - and reference texts of Aesthetic Reception, Effect Theory and contemporary French theorists we expose – with no intent to exhaust the topic - some of reading and literary reading features, its functions for humans and their contributions to both inter- and transdisciplinary education as to education for citizenship The examination of how it really this teaching occurs in day-to-day basis at school - the study of teacher education of Portuguese, and his training as a reader and mediator of literary reading and the methodology used by him/her to the literary literacy - aims to present problems and inspire solutions Therefore, this study is based on the appreciation of the subject-reader and text-reader interaction, and the study and application of Isabel Solé reading strategies and methodological proposals of reading sequences suggested by Rildo Cosson and Method Recepcional to support the development of activities to be used as examples in the proposal for a training and update course for teachers in this area, in the form of educational workshopsLima, Sheila Oliveira [Orientador]Cavalcanti, Luciano MarcosPascolati, SôniaCunha, Silviane Cabral da2024-05-01T14:02:07Z2024-05-01T14:02:07Z2015.0028.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação Mestrado Profissional em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
title A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
spellingShingle A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
Cunha, Silviane Cabral da
Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Literature - Study and teaching
Reading
Study and teaching
title_short A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
title_full A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
title_fullStr A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
title_full_unstemmed A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
title_sort A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
author Cunha, Silviane Cabral da
author_facet Cunha, Silviane Cabral da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Sheila Oliveira [Orientador]
Cavalcanti, Luciano Marcos
Pascolati, Sônia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Silviane Cabral da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Literature - Study and teaching
Reading
Study and teaching
topic Literatura
Estudo e ensino
Leitura
Literature - Study and teaching
Reading
Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:02:07Z
2024-05-01T14:02:07Z
28.08.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823249690787840