A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicas |
id |
UEL_5a1b5086e9971d4d6235ebb672874c09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12755 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivasLiteraturaEstudo e ensinoLeituraLiterature - Study and teachingReadingStudy and teachingResumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicasDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This paper aims to reflect on the importance of literary reading in school during elementary school, especially in the final grades and the teacher's role as mediator to promote it By analysing of what is stated in official documents - such as the LDB, the PCNs and DCEs - and reference texts of Aesthetic Reception, Effect Theory and contemporary French theorists we expose – with no intent to exhaust the topic - some of reading and literary reading features, its functions for humans and their contributions to both inter- and transdisciplinary education as to education for citizenship The examination of how it really this teaching occurs in day-to-day basis at school - the study of teacher education of Portuguese, and his training as a reader and mediator of literary reading and the methodology used by him/her to the literary literacy - aims to present problems and inspire solutions Therefore, this study is based on the appreciation of the subject-reader and text-reader interaction, and the study and application of Isabel Solé reading strategies and methodological proposals of reading sequences suggested by Rildo Cosson and Method Recepcional to support the development of activities to be used as examples in the proposal for a training and update course for teachers in this area, in the form of educational workshopsLima, Sheila Oliveira [Orientador]Cavalcanti, Luciano MarcosPascolati, SôniaCunha, Silviane Cabral da2024-05-01T14:02:07Z2024-05-01T14:02:07Z2015.0028.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação Mestrado Profissional em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas |
title |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas |
spellingShingle |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas Cunha, Silviane Cabral da Literatura Estudo e ensino Leitura Literature - Study and teaching Reading Study and teaching |
title_short |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas |
title_full |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas |
title_fullStr |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas |
title_full_unstemmed |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas |
title_sort |
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador : experiências e perspectivas |
author |
Cunha, Silviane Cabral da |
author_facet |
Cunha, Silviane Cabral da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Sheila Oliveira [Orientador] Cavalcanti, Luciano Marcos Pascolati, Sônia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Silviane Cabral da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Estudo e ensino Leitura Literature - Study and teaching Reading Study and teaching |
topic |
Literatura Estudo e ensino Leitura Literature - Study and teaching Reading Study and teaching |
description |
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura literária na escola durante o Ensino Fundamental, especialmente nas séries finais e do papel do professor como mediador para promovê-la Pela análise do que se afirma em documentos oficiais – como a LDB, os PCNs e as DCEs – e em textos de referência da Estética da Recepção, da Teoria do Efeito e de teóricos franceses contemporâneos, são expostas – sem a pretensão de esgotar o tema – algumas das características da leitura e da leitura literária, as funções das mesmas para o ser humano e suas contribuições tanto para a educação inter e transdisciplinar quanto para a formação cidadã O exame de como se dá realmente esse ensino no dia-a-dia da escola – pelo estudo da formação do professor de língua materna, e de sua formação como leitor e mediador da leitura literária e da metodologia utilizada por ele para o letramento literário – almeja apresentar problemas e inspirar soluções Para tanto, este estudo baseia-se na valorização do sujeito-leitor e da interação texto-leitor, e no estudo e aplicação de estratégias de leitura de Isabel Solé e nas propostas metodológicas das sequências de leitura sugeridas por Rildo Cosson, bem como do Método Recepcional para embasar a elaboração de atividades a serem utilizadas como exemplares na proposta de um curso de formação e atualização docente nessa área, no formato de oficinas pedagógicas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T14:02:07Z 2024-05-01T14:02:07Z 28.08.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Letras Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823249690787840 |