Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Francelise Ide Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa na qual uma Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) foi elaborada e aplicada na perspectiva da Educação Matemática Realística (EMR) a respeito dos Números Inteiros Seu desenvolvimento está dividido em duas etapas: a primeira foi a elaboração da trajetória, na qual busca-se prever as possibilidades de compreensão, dúvidas e estratégias de resolução das tarefas pensadas pelos alunos e a segunda etapa constitui o relato dessa trajetória aplicada em uma sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e uma análise interpretativa dos desdobramentos das aulas à luz dos princípios da EMR e algumas relações com o desenvolvimento histórico As tarefas foram direcionadas como uma forma de proporcionar um ambiente em que os alunos pudessem ser ativos no processo de aprendizagem e, dessa maneira, realizar uma reinvenção guiada do conceito e de operações com números inteiros Durante a aplicação da TEA as estratégias de resolução e as discussões entre os alunos e entre professor e alunos, conduziram às conclusões das regras operatórias e do conceito de Números Inteiros A experiência de elaborar e aplicar uma TEA e, em seguida, refletir a respeito dos caminhos conduzidos revela grande potencial na formação do professor
id UEL_66b1561d2aa46e2a71fe13dd0c5bae19
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16933
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteirosEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemMathematics educationMathematicsLearningStudy and teachingResumo: Esta Dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa na qual uma Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) foi elaborada e aplicada na perspectiva da Educação Matemática Realística (EMR) a respeito dos Números Inteiros Seu desenvolvimento está dividido em duas etapas: a primeira foi a elaboração da trajetória, na qual busca-se prever as possibilidades de compreensão, dúvidas e estratégias de resolução das tarefas pensadas pelos alunos e a segunda etapa constitui o relato dessa trajetória aplicada em uma sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e uma análise interpretativa dos desdobramentos das aulas à luz dos princípios da EMR e algumas relações com o desenvolvimento histórico As tarefas foram direcionadas como uma forma de proporcionar um ambiente em que os alunos pudessem ser ativos no processo de aprendizagem e, dessa maneira, realizar uma reinvenção guiada do conceito e de operações com números inteiros Durante a aplicação da TEA as estratégias de resolução e as discussões entre os alunos e entre professor e alunos, conduziram às conclusões das regras operatórias e do conceito de Números Inteiros A experiência de elaborar e aplicar uma TEA e, em seguida, refletir a respeito dos caminhos conduzidos revela grande potencial na formação do professorDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This paper presents a qualitative research in with a Learning-Teaching Trajectory (LTT) was elaborated and applied from the perspective of Realistic Mathematics Education (RME) regarding the Integers Numbers Its development is divided in two stages: the first one was the elaboration of the trajectory, in which it is tried to predict the possibilities of understanding, doubts and strategies of solving the tasks thought by the students and the second stage constitutes the report of this trajectory applied in a class of the 7th grade of Elementary School – Final Years and an interpretative analysis of the lessons unfolding in the light of the principles of the RME and some relations with the historical development Tasks were directed as a way to provide an environment in which students could be active in the learning process and thus perform a guided reinvention of the concept and operations with integers During the application of the LTT the strategies of resolution and the discussions between the students and, between teacher and students, led to the conclusions of the operative rules and the concept of Integers Numbers The experience of developing and applying a LTT and then reflecting on the paths taken shows great potential in teacher trainingPires, Magna Natalia Marin [Orientador]Pasquini, Regina Célia GuapoMendes, Marcele TavaresFerreira, Francelise Ide Alves2024-05-01T15:16:56Z2024-05-01T15:16:56Z2019.0007.03.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
title Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
spellingShingle Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
Ferreira, Francelise Ide Alves
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Mathematics
Learning
Study and teaching
title_short Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
title_full Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
title_fullStr Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
title_full_unstemmed Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
title_sort Uma trajetória de ensino e aprendizagem para o estudo de números inteiros
author Ferreira, Francelise Ide Alves
author_facet Ferreira, Francelise Ide Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]
Pasquini, Regina Célia Guapo
Mendes, Marcele Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Francelise Ide Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Mathematics
Learning
Study and teaching
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Mathematics
Learning
Study and teaching
description Resumo: Esta Dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa na qual uma Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA) foi elaborada e aplicada na perspectiva da Educação Matemática Realística (EMR) a respeito dos Números Inteiros Seu desenvolvimento está dividido em duas etapas: a primeira foi a elaboração da trajetória, na qual busca-se prever as possibilidades de compreensão, dúvidas e estratégias de resolução das tarefas pensadas pelos alunos e a segunda etapa constitui o relato dessa trajetória aplicada em uma sala de aula do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e uma análise interpretativa dos desdobramentos das aulas à luz dos princípios da EMR e algumas relações com o desenvolvimento histórico As tarefas foram direcionadas como uma forma de proporcionar um ambiente em que os alunos pudessem ser ativos no processo de aprendizagem e, dessa maneira, realizar uma reinvenção guiada do conceito e de operações com números inteiros Durante a aplicação da TEA as estratégias de resolução e as discussões entre os alunos e entre professor e alunos, conduziram às conclusões das regras operatórias e do conceito de Números Inteiros A experiência de elaborar e aplicar uma TEA e, em seguida, refletir a respeito dos caminhos conduzidos revela grande potencial na formação do professor
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 07.03.2019
2019.00
2024-05-01T15:16:56Z
2024-05-01T15:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823312640999424