Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8568 |
Resumo: | Resumo: Esta tese, de natureza qualitativa, construída a partir de fonte majoritariamente documental, situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da educação de professores Tendo como foco epistemologias de pesquisas doutorais em formação de professores de língua inglesa, examinam-se os relatos defendidos entre 27 e 216 nos programas de pós-graduação das universidades estaduais paranaenses Os objetivos gerais são valorizar o conhecimento empírico, científico, local, (interesse descritivo) e oferecer síntese analítico-descritiva, de modo a contribuir para ampliar a compreensão (interesse prático) e facilitar escolhas e desenvolvimento de novas pesquisas (interesse emancipatório) Seus objetivos específicos são (1) identificar metodologias e epistemologias e (2) oferecer sua síntese analítica Com interesse principal nas epistemologias, o estudo de metodologias contribui para sua contextualização As perguntas norteadoras desta tese são: (1) Que características têm suas metodologias?; (2) Que características têm suas epistemologias? Adotamse as epistemologias hermeneuta e construcionista social para, respectivamente, interpretar os dados documentais e dialogar com os autores das teses A linguagem é a unidade de análise, examinada pela Análise Paradigmática e Sintagmática (APS) Portanto, trata-se de metapesquisa, de tipo básica, a sustentar a tese de que as pesquisas doutorais no campo de formação de professores de inglês, realizadas em programas de pós-graduação de instituições estaduais paranaenses, têm suas epistemologias caracterizadas por diferentes poderes, compreendidos em âmbitos interno ao pesquisador, interno e externo ao pesquisador e externo ao pesquisador No âmbito interno ao pesquisador, os poderes são os de definir previamente o desenho da pesquisa; ser instrumento de coleta e geração de dados; delimitar ponto de aplicação do recurso teórico externo aos dados e extensão de aplicação do recurso teórico externo aos dados; estabelecer relação; refletir sobre si próprio na escolha de instrumentos e sobre seu autodesenvolvimento No âmbito interno e externo ao pesquisador, os poderes são os de definir a pesquisa ao longo do seu desenvolvimento e estabelecer diálogo No âmbito externo ao pesquisador, os poderes são os de cuidar do participante; designar ações verbais, cognitivas e distributivas e acessar mente(s), linguagem e ação Todas as pesquisas exercem múltiplos poderes, pois são caracterizadas por MULTIEPISTEMOLOGIAS |
id |
UEL_670f4dbe754e8b01e3b4af1719076d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8568 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglêsEducaçãoPós-graduaçãoProfessoresFormaçãoLíngua inglesaGraduate workTeacher trainingEnglish languageApplied LinguisticsEducation - BrazilEducation - BrazilResumo: Esta tese, de natureza qualitativa, construída a partir de fonte majoritariamente documental, situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da educação de professores Tendo como foco epistemologias de pesquisas doutorais em formação de professores de língua inglesa, examinam-se os relatos defendidos entre 27 e 216 nos programas de pós-graduação das universidades estaduais paranaenses Os objetivos gerais são valorizar o conhecimento empírico, científico, local, (interesse descritivo) e oferecer síntese analítico-descritiva, de modo a contribuir para ampliar a compreensão (interesse prático) e facilitar escolhas e desenvolvimento de novas pesquisas (interesse emancipatório) Seus objetivos específicos são (1) identificar metodologias e epistemologias e (2) oferecer sua síntese analítica Com interesse principal nas epistemologias, o estudo de metodologias contribui para sua contextualização As perguntas norteadoras desta tese são: (1) Que características têm suas metodologias?; (2) Que características têm suas epistemologias? Adotamse as epistemologias hermeneuta e construcionista social para, respectivamente, interpretar os dados documentais e dialogar com os autores das teses A linguagem é a unidade de análise, examinada pela Análise Paradigmática e Sintagmática (APS) Portanto, trata-se de metapesquisa, de tipo básica, a sustentar a tese de que as pesquisas doutorais no campo de formação de professores de inglês, realizadas em programas de pós-graduação de instituições estaduais paranaenses, têm suas epistemologias caracterizadas por diferentes poderes, compreendidos em âmbitos interno ao pesquisador, interno e externo ao pesquisador e externo ao pesquisador No âmbito interno ao pesquisador, os poderes são os de definir previamente o desenho da pesquisa; ser instrumento de coleta e geração de dados; delimitar ponto de aplicação do recurso teórico externo aos dados e extensão de aplicação do recurso teórico externo aos dados; estabelecer relação; refletir sobre si próprio na escolha de instrumentos e sobre seu autodesenvolvimento No âmbito interno e externo ao pesquisador, os poderes são os de definir a pesquisa ao longo do seu desenvolvimento e estabelecer diálogo No âmbito externo ao pesquisador, os poderes são os de cuidar do participante; designar ações verbais, cognitivas e distributivas e acessar mente(s), linguagem e ação Todas as pesquisas exercem múltiplos poderes, pois são caracterizadas por MULTIEPISTEMOLOGIASTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This qualitative doctoral research, built from mostly documentary sources, is situated in the Applied Linguistics area and in the field of teacher education Focusing on epistemologies of doctoral research in English teacher education, it examines doctoral theses defended between 27 and 216, in graduate programs in state universities from Paraná The overall aims are to value the empiric, scientific, local knowledge (descriptive interest) and to offer analytical-descriptive synthesis, in order to contribute to broaden the comprehension (practical interest) and to facilitate choices and the development of further research (emancipatory interest) Its specific aims are (1) identify methodologies and epistemologies and (2) provide its analytical synthesis Having a main concern over epistemologies, the investigation on methodologies contributed to its contextualization The leading inquiries of this research are: (1) Which features do their methodologies have?; (2) Which features do their epistemologies have? The hermeneutic and social constructionist epistemologies are assumed to, respectively, interpret documental data and to interact with the researchers Language is the unit of analysis, examined through Paradigmatic and Syntagmatic Analysis (PSA) Therefore, this is a metaresearch study, whose data are from primary sources, and sustains the thesis that the doctoral research in the field of English teacher education, conducted in graduate programs of state institutions of Paraná, have their epistemologies characterized by different powers, construed in the internal scope of the researcher, internal and external scope of the researcher and external scope of the researcher In the internal scope of the researcher, the powers include defining previously the research design; being the instrument for collecting and generating data; delimiting the point of application of external theoretical resource to the data and the extension of application of external theoretical resource to the data; establishing relation; reflecting upon oneself concerning the choices of instruments and self-development In the internal and external scope of the researcher, the powers include defining the research over its development and establishing connections In the external scope of the researcher, the powers include caring about the participant; assigning verbal, cognitive and distributive actions and assess mind(s), language and action All the research studies wielded multiple powers, since they are characterized by MULTIEPISTEMOLOGIESReis, Simone [Orientador]Novelli, JosimayreCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira deKailer, Dircel AparecidaChimentão, Lilian KemmerAndrade, Otávio Goes deNovelli, Josimayre [Coorientadora]Capellini Petreche, Célia Regina2024-05-01T11:34:45Z2024-05-01T11:34:45Z2020.0022.07.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8568porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês |
title |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês |
spellingShingle |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês Capellini Petreche, Célia Regina Educação Pós-graduação Professores Formação Língua inglesa Graduate work Teacher training English language Applied Linguistics Education - Brazil Education - Brazil |
title_short |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês |
title_full |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês |
title_fullStr |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês |
title_full_unstemmed |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês |
title_sort |
Multiepistemologias na pesquisa em formação de professores de inglês |
author |
Capellini Petreche, Célia Regina |
author_facet |
Capellini Petreche, Célia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Simone [Orientador] Novelli, Josimayre Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de Kailer, Dircel Aparecida Chimentão, Lilian Kemmer Andrade, Otávio Goes de Novelli, Josimayre [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capellini Petreche, Célia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pós-graduação Professores Formação Língua inglesa Graduate work Teacher training English language Applied Linguistics Education - Brazil Education - Brazil |
topic |
Educação Pós-graduação Professores Formação Língua inglesa Graduate work Teacher training English language Applied Linguistics Education - Brazil Education - Brazil |
description |
Resumo: Esta tese, de natureza qualitativa, construída a partir de fonte majoritariamente documental, situa-se na área da Linguística Aplicada, no campo da educação de professores Tendo como foco epistemologias de pesquisas doutorais em formação de professores de língua inglesa, examinam-se os relatos defendidos entre 27 e 216 nos programas de pós-graduação das universidades estaduais paranaenses Os objetivos gerais são valorizar o conhecimento empírico, científico, local, (interesse descritivo) e oferecer síntese analítico-descritiva, de modo a contribuir para ampliar a compreensão (interesse prático) e facilitar escolhas e desenvolvimento de novas pesquisas (interesse emancipatório) Seus objetivos específicos são (1) identificar metodologias e epistemologias e (2) oferecer sua síntese analítica Com interesse principal nas epistemologias, o estudo de metodologias contribui para sua contextualização As perguntas norteadoras desta tese são: (1) Que características têm suas metodologias?; (2) Que características têm suas epistemologias? Adotamse as epistemologias hermeneuta e construcionista social para, respectivamente, interpretar os dados documentais e dialogar com os autores das teses A linguagem é a unidade de análise, examinada pela Análise Paradigmática e Sintagmática (APS) Portanto, trata-se de metapesquisa, de tipo básica, a sustentar a tese de que as pesquisas doutorais no campo de formação de professores de inglês, realizadas em programas de pós-graduação de instituições estaduais paranaenses, têm suas epistemologias caracterizadas por diferentes poderes, compreendidos em âmbitos interno ao pesquisador, interno e externo ao pesquisador e externo ao pesquisador No âmbito interno ao pesquisador, os poderes são os de definir previamente o desenho da pesquisa; ser instrumento de coleta e geração de dados; delimitar ponto de aplicação do recurso teórico externo aos dados e extensão de aplicação do recurso teórico externo aos dados; estabelecer relação; refletir sobre si próprio na escolha de instrumentos e sobre seu autodesenvolvimento No âmbito interno e externo ao pesquisador, os poderes são os de definir a pesquisa ao longo do seu desenvolvimento e estabelecer diálogo No âmbito externo ao pesquisador, os poderes são os de cuidar do participante; designar ações verbais, cognitivas e distributivas e acessar mente(s), linguagem e ação Todas as pesquisas exercem múltiplos poderes, pois são caracterizadas por MULTIEPISTEMOLOGIAS |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T11:34:45Z 2024-05-01T11:34:45Z 22.07.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8568 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823302179356672 |