Escola como ponta de lança : experiências geográficas e modos-de-ser dasein-aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Alves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9911
Resumo: Resumo: Esta tese se apropria da analítica existencial de orientação fenomenológica de Martin Heidegger a respeito do homem e de sua relação com o mundo, para a compreensão da experiência geográfica escolar como desvelar dos modo-de-ser dasein-aprendiz O filósofo apresenta uma concepção do ser humano como ser-no-mundo, buscando superar os tradicionais dualismos entre corpo-mente, sujeito-objeto e teoria-prática Como tese, entende-se que, se a experiência geográfica fenomenológica conduzir nossa compreensão acerca da escola como ponta de lança, para usar uma expressão hedeggeriana, várias limitações relacionadas ao sentido desta poderão ser superadas A problemática da pesquisa busca responder: qual o sentido de ser da escola? Que modos de manifestação dos fenômenos humanos aparecem no contexto escolar? Como os modos-de-ser professor e estudante são desvelados nas experiências escolares? Pelos escritos de Heidegger sobre a concepção de ser-no-mundo, busca-se refletir a escola enquanto ente e coexistente do ser que se desvela por meio da experiência geográfica, dando sentido ao que se encontra nos diferentes contextos e nas diferentes práticas em que se desvelam seus existenciais Para além da forma cartesiana de fazer ciência, Heidegger entendia que era preciso deixar falar os próprios fenômenos ou a experiência que aparece como fenômeno Desse modo, o objetivo central deste estudo foi compreender as experiências que preconizam o sentido de ser da escola Como metodologia de pesquisa foi criado um grupo focal por meio de roda de conversa virtual com professores, bem como observações de aulas e conversas com estudantes da rede estadual de ensino, Londrina–PR, de forma remota Como resultados, abriram-se caminhos para o entendimento da escola com base nas experiências escolares daqueles que habitam este lugar, demonstrando sua geograficidade por meio da relação visceral de professores e estudantes com a instituição É possível destacar que com os modos-de-ser professor e estudante colaborou-se com a reflexão de um Dasein-aprendiz, que converge da própria experiência escolar Por fim, acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir nos caminhos de aproximação entre a Filosofia de Heidegger e a Educação Geográfica
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Que modos de manifestação dos fenômenos humanos aparecem no contexto escolar? Como os modos-de-ser professor e estudante são desvelados nas experiências escolares? Pelos escritos de Heidegger sobre a concepção de ser-no-mundo, busca-se refletir a escola enquanto ente e coexistente do ser que se desvela por meio da experiência geográfica, dando sentido ao que se encontra nos diferentes contextos e nas diferentes práticas em que se desvelam seus existenciais Para além da forma cartesiana de fazer ciência, Heidegger entendia que era preciso deixar falar os próprios fenômenos ou a experiência que aparece como fenômeno Desse modo, o objetivo central deste estudo foi compreender as experiências que preconizam o sentido de ser da escola Como metodologia de pesquisa foi criado um grupo focal por meio de roda de conversa virtual com professores, bem como observações de aulas e conversas com estudantes da rede estadual de ensino, Londrina–PR, de forma remota Como resultados, abriram-se caminhos para o entendimento da escola com base nas experiências escolares daqueles que habitam este lugar, demonstrando sua geograficidade por meio da relação visceral de professores e estudantes com a instituição É possível destacar que com os modos-de-ser professor e estudante colaborou-se com a reflexão de um Dasein-aprendiz, que converge da própria experiência escolar Por fim, acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir nos caminhos de aproximação entre a Filosofia de Heidegger e a Educação GeográficaTese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This thesis appropriates itself from Martin Heidegger's existential analysis of phenomenological orientation, regarding humans and their relationship with the world, to understand the geographical school experience as an unveiling of the dasein-apprentice way of being The philosopher presents a conception of the human being as being-in-the-world, seeking to overcome the traditional dualisms between body-mind, subject-object and theory-practice As a thesis, it is understood that, if the phenomenological geographical experience leads our understanding of the school as a “spearhead”, to use a Hedeggerian expression, diverse limitations related to its meaning can be overcome The research problematic seeks to answer: what is the meaning of the human being in the school? What ways of manifestation of human phenomena appear in the school context? How are the ways of being a teacher and a student revealed in school experiences? Through Heidegger's writings on the conception of being-in-the-world, it is craved to reflect on the school as something beloved and coexistent for the human being that is revealed through geographical experience, giving meaning to what is shown in different contexts and practices, where they reveal their existential Beyond the Cartesian way of making science, Heidegger understood that it was necessary to let the phenomena or the experience that appears as one, speak by themselves Therefore, the main objective of this study was to understand the experiences that advocate the meaning of being in the school As a research methodology, a focal group was carried out through a virtual conversation with teachers, as well as classes’ observations and conversations with students from the state educational network, in Londrina-PR, remotely As a result, paths were opened for the understanding of the school from the school experiences of those who inhabit this place, demonstrating its geographicity through the visceral relationship between teachers and students with the institution It is also emphasized that through the ways of being teacher and student, we collaborate with the reflection of a dasein-apprentice, which converges from the school experience itself Finally, it is believed that this research will be able to contribute with ways of approximation between Heidegger's Philosophy and Geographic EducationMoura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]Lima-Payayá, Jamille da SilvaBatista, Gustavo SilvanoFernandez, Pablo Sebastian MoreiraCampos, Margarida de CássiaMarandola Junior, Eduardo José [Coorientador]Oliveira, Larissa Alves de2024-05-01T12:12:37Z2024-05-01T12:12:37Z2022.0031.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9911porDoutoradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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