A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439 |
Resumo: | Resumo: As escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assunto |
id |
UEL_9ce81fcf8767a16f2a9424521b35d358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8439 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e MaringáMarketingAdministraçãoMarketingServiços de informaçãoConstrução civilMarketing managementMarketing Information ServicesResumo: As escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assuntoDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: The market orientation scales intend to evaluate the application of the “ “Marketing concept” within the company In particular the MARKOR scale, search for a measurement through the information flow inside companies However, there is many marketing activities, recognized by various authors in this area, wich are not considered in this evaluation Therefore, this research had as main objective revealing the relation between the practices of marketing activities with the market orientation level within companies For that, a research in the literature was made to provide an overview of the studies of Market Orientation in Brazil and the world, presenting too a review of the concepts of Marketing Activities by several authors in the area Then residential condominium constructers were surveyed in the cities of Londrina and Maringá using the MARKOR scale, to market orientation, a marketing activities scale and a business performance scale This research´s nature was quantitative, looking to describe the characteristics of the population and searching the variables relations through the Fisher´s exact test, to check this relation, and the Cramer´s V, to evaluate its significance The results didn’t confirm a significant relationship between the two constructs in the sample, and therefore opened up many other questions about the subject It was also not confirmed the relationship between the market orientation and organizational performance, however, a significant relationship was found between the latter and the level of Marketing ActivitiesPacagnan, Mário Nei [Orientador]Vieira, Francisco Giovanni DavidDutra, Ivan de SouzaMunhoz, Alexandre João2024-05-01T11:33:41Z2024-05-01T11:33:41Z2009.0005.10.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:27:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:27:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá |
title |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá |
spellingShingle |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá Munhoz, Alexandre João Marketing Administração Marketing Serviços de informação Construção civil Marketing management Marketing Information Services |
title_short |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá |
title_full |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá |
title_fullStr |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá |
title_full_unstemmed |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá |
title_sort |
A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá |
author |
Munhoz, Alexandre João |
author_facet |
Munhoz, Alexandre João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacagnan, Mário Nei [Orientador] Vieira, Francisco Giovanni David Dutra, Ivan de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munhoz, Alexandre João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Administração Marketing Serviços de informação Construção civil Marketing management Marketing Information Services |
topic |
Marketing Administração Marketing Serviços de informação Construção civil Marketing management Marketing Information Services |
description |
Resumo: As escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assunto |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
05.10.2009 2009.00 2024-05-01T11:33:41Z 2024-05-01T11:33:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Administração Centro de Estudos Sociais Aplicados Programa de Pós-graduação em Administração Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1803654543427239936 |