Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsi, Alexandre
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786
Resumo: Resumo: O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar Nessa perspectiva, analisa-se a questão agrária sobre o viés da Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa Diante disso, o presente trabalho se debruça sobre o processo da reprodução do campesinato na conjuntura que envolve a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamento
id UEL_a91b2659b353a672e139231d9a9364fa
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10786
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de casoGeografia agrícolaPolítica e educaçãoEducação ruralBrasilJuventude ruralAgricultural geographyPolitics and educationRural educationBrasilRural youthEducational researchBrasilRural conditionsResumo: O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar Nessa perspectiva, analisa-se a questão agrária sobre o viés da Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa Diante disso, o presente trabalho se debruça sobre o processo da reprodução do campesinato na conjuntura que envolve a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamentoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This paper deals with the analysis of the ordination of school organization that meets students of the field in some northern schools of Paraná, belonging to the Regional Education Center (RNE) of Londrina It takes into account the perception that rural young people have about the school's influence on the decision to stay in the country or move to the city and the possible consequences of the conduct of educational policy for these young people We choose the variable organization of the school structure in order to identify which aspects interfere in the training and horizons of young people from the field promoted by that reality The location of schools and also consider the political-pedagogical organization capable of interfering in the training process and recovery of cultural identity, given that all this will be part of the decision if to remain in the field or migrate From this perspective, it analyzes the agrarian question on the bias field of education as a positive factor for the peasant resistance Therefore, this paper focuses on the peasantry of the reproduction process in situation that involves the pursuit of education for rural youth considering the obstacles inaugurated with the nucleation of the field schools and the limits and possibilities of the Rural Education of deployment that is currently in progressPaulino, Eliane Tomiasi [Orientador]Katuta, Ângela MassumiMoura, Jeani Delgado PaschoalOrsi, Alexandre2024-05-01T12:49:20Z2024-05-01T12:49:20Z2015.0017.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:03:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
title Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
spellingShingle Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
Orsi, Alexandre
Geografia agrícola
Política e educação
Educação rural
Brasil
Juventude rural
Agricultural geography
Politics and education
Rural education
Brasil
Rural youth
Educational research
Brasil
Rural conditions
title_short Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
title_full Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
title_fullStr Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
title_full_unstemmed Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
title_sort Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
author Orsi, Alexandre
author_facet Orsi, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulino, Eliane Tomiasi [Orientador]
Katuta, Ângela Massumi
Moura, Jeani Delgado Paschoal
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsi, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia agrícola
Política e educação
Educação rural
Brasil
Juventude rural
Agricultural geography
Politics and education
Rural education
Brasil
Rural youth
Educational research
Brasil
Rural conditions
topic Geografia agrícola
Política e educação
Educação rural
Brasil
Juventude rural
Agricultural geography
Politics and education
Rural education
Brasil
Rural youth
Educational research
Brasil
Rural conditions
description Resumo: O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar Nessa perspectiva, analisa-se a questão agrária sobre o viés da Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa Diante disso, o presente trabalho se debruça sobre o processo da reprodução do campesinato na conjuntura que envolve a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.08.2015
2015.00
2024-05-01T12:49:20Z
2024-05-01T12:49:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654594240184320