Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar Nessa perspectiva, analisa-se a questão agrária sobre o viés da Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa Diante disso, o presente trabalho se debruça sobre o processo da reprodução do campesinato na conjuntura que envolve a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamento |
id |
UEL_a91b2659b353a672e139231d9a9364fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10786 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de casoGeografia agrícolaPolítica e educaçãoEducação ruralBrasilJuventude ruralAgricultural geographyPolitics and educationRural educationBrasilRural youthEducational researchBrasilRural conditionsResumo: O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar Nessa perspectiva, analisa-se a questão agrária sobre o viés da Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa Diante disso, o presente trabalho se debruça sobre o processo da reprodução do campesinato na conjuntura que envolve a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamentoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This paper deals with the analysis of the ordination of school organization that meets students of the field in some northern schools of Paraná, belonging to the Regional Education Center (RNE) of Londrina It takes into account the perception that rural young people have about the school's influence on the decision to stay in the country or move to the city and the possible consequences of the conduct of educational policy for these young people We choose the variable organization of the school structure in order to identify which aspects interfere in the training and horizons of young people from the field promoted by that reality The location of schools and also consider the political-pedagogical organization capable of interfering in the training process and recovery of cultural identity, given that all this will be part of the decision if to remain in the field or migrate From this perspective, it analyzes the agrarian question on the bias field of education as a positive factor for the peasant resistance Therefore, this paper focuses on the peasantry of the reproduction process in situation that involves the pursuit of education for rural youth considering the obstacles inaugurated with the nucleation of the field schools and the limits and possibilities of the Rural Education of deployment that is currently in progressPaulino, Eliane Tomiasi [Orientador]Katuta, Ângela MassumiMoura, Jeani Delgado PaschoalOrsi, Alexandre2024-05-01T12:49:20Z2024-05-01T12:49:20Z2015.0017.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso |
title |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso |
spellingShingle |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso Orsi, Alexandre Geografia agrícola Política e educação Educação rural Brasil Juventude rural Agricultural geography Politics and education Rural education Brasil Rural youth Educational research Brasil Rural conditions |
title_short |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso |
title_full |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso |
title_fullStr |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso |
title_sort |
Jovens do campo na escola e campo na escola dos jovens : estudo de caso |
author |
Orsi, Alexandre |
author_facet |
Orsi, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paulino, Eliane Tomiasi [Orientador] Katuta, Ângela Massumi Moura, Jeani Delgado Paschoal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orsi, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia agrícola Política e educação Educação rural Brasil Juventude rural Agricultural geography Politics and education Rural education Brasil Rural youth Educational research Brasil Rural conditions |
topic |
Geografia agrícola Política e educação Educação rural Brasil Juventude rural Agricultural geography Politics and education Rural education Brasil Rural youth Educational research Brasil Rural conditions |
description |
Resumo: O presente trabalho trata da análise da ordenação escolar que atende os alunos do campo em alguns estabelecimentos de ensino do norte do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina Leva em conta a percepção que a juventude camponesa tem sobre a influência da escola na decisão de permanecer no campo ou migrar para a cidade e os possíveis desdobramentos da condução da política educacional para esses jovens Privilegiamos a variável educação, buscando identificar, na organização escolar para a juventude do campo, quais aspectos interferem na formação e nos horizontes destes estudantes promovidos por essa realidade Considera-se a localização das escolas e ainda a organização político-pedagógica capazes de interferir no processo de formação e de valorização da identidade cultural, sabendo-se que tudo isso será parte da decisão de permanecer no campo ou de migrar Nessa perspectiva, analisa-se a questão agrária sobre o viés da Educação do Campo como fator positivo para a resistência camponesa Diante disso, o presente trabalho se debruça sobre o processo da reprodução do campesinato na conjuntura que envolve a busca da escolaridade pela juventude rural considerando os obstáculos inaugurados com a nucleação das escolas do campo e os limites e as possibilidades da implantação da Educação do Campo que atualmente se encontra em andamento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
17.08.2015 2015.00 2024-05-01T12:49:20Z 2024-05-01T12:49:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823311701475328 |