Investigando a própria ação : reflexões sobre o ensino da gramática na 8. série
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8464 |
Resumo: | Resumo: Partindo-se da hipótese de que os professores de língua materna têm dificuldade em abordar a gramática contextualizada, isto é, aquela que está envolvida na construção de sentidos de um texto, por meio dos recursos expressivos agenciados pelo autor, pretende-se, neste trabalho, realizar uma pesquisa-ação, em sala de aula de oitava série do ensino fundamental, pertencente a uma escola pública estadual da cidade de Maringá, Estado do Paraná Este estudo é parte de um projeto maior, de natureza processual e etnográfica, na área de Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), intitulado Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema Especificamente, esta Dissertação investigou o ensino gramatical, observando, analisando e refletindo sobre as próprias práticas docentes, para verificar se o enfoque dado à gramática deixa de ser um fim em si mesmo e volta-se para situações reais de comunicação, garantindo a percepção dos elementos que constroem os sentidos, nos processos de recepção e refacção do texto A pesquisa tem como objetivo, ainda, sugerir propostas de ação para o trabalho com a gramática contextualizada nas escolas, no intuito de subsidiar o ensino-aprendizagem de língua materna Uma prática eficiente é passível de ocorrer, se o professor trabalhar com a diversidade de textos, inclusive textos dos alunos, integrando leitura, produção e análise lingüística, sem artificialidade O ponto de partida das pesquisas em Lingüística Aplicada é fruto de observação direta dos processos interativos do uso da linguagem, o que justifica a metodologia do trabalho que é de base etnográfica, qualitativa, com investigação diagnóstica e de intervenção Consiste na gravação em áudio e transcrição das aulas da professora investigadora para, a partir disso, empreender-se a análise e a reflexão A análise dos dados revelou que a professora investigadora, embora tenha conhecimento teórico, possibilitado por leituras na área de ensino de línguas, ainda encontrou alguma dificuldade para viabilizar os pressupostos aqui assumidos No entanto, a reflexão sobre a própria prática pedagógica torna o trabalho mais produtivo, uma vez que a tomada de consciência é um caminho em direção às mudanças |
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Investigando a própria ação : reflexões sobre o ensino da gramática na 8. sérieLíngua maternaEstudo e ensinoLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua portuguesaPortuguese languageApplied LinguisticsNative languagePortuguese language - Study and teachingGrammarResumo: Partindo-se da hipótese de que os professores de língua materna têm dificuldade em abordar a gramática contextualizada, isto é, aquela que está envolvida na construção de sentidos de um texto, por meio dos recursos expressivos agenciados pelo autor, pretende-se, neste trabalho, realizar uma pesquisa-ação, em sala de aula de oitava série do ensino fundamental, pertencente a uma escola pública estadual da cidade de Maringá, Estado do Paraná Este estudo é parte de um projeto maior, de natureza processual e etnográfica, na área de Lingüística Aplicada, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), intitulado Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema Especificamente, esta Dissertação investigou o ensino gramatical, observando, analisando e refletindo sobre as próprias práticas docentes, para verificar se o enfoque dado à gramática deixa de ser um fim em si mesmo e volta-se para situações reais de comunicação, garantindo a percepção dos elementos que constroem os sentidos, nos processos de recepção e refacção do texto A pesquisa tem como objetivo, ainda, sugerir propostas de ação para o trabalho com a gramática contextualizada nas escolas, no intuito de subsidiar o ensino-aprendizagem de língua materna Uma prática eficiente é passível de ocorrer, se o professor trabalhar com a diversidade de textos, inclusive textos dos alunos, integrando leitura, produção e análise lingüística, sem artificialidade O ponto de partida das pesquisas em Lingüística Aplicada é fruto de observação direta dos processos interativos do uso da linguagem, o que justifica a metodologia do trabalho que é de base etnográfica, qualitativa, com investigação diagnóstica e de intervenção Consiste na gravação em áudio e transcrição das aulas da professora investigadora para, a partir disso, empreender-se a análise e a reflexão A análise dos dados revelou que a professora investigadora, embora tenha conhecimento teórico, possibilitado por leituras na área de ensino de línguas, ainda encontrou alguma dificuldade para viabilizar os pressupostos aqui assumidos No entanto, a reflexão sobre a própria prática pedagógica torna o trabalho mais produtivo, uma vez que a tomada de consciência é um caminho em direção às mudançasDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Based on the hypothesis that the mother tongue's teachers have difficulty to approach contextual grammar, in other words, grammar involved in the construction of text's meaning, through expressive resources used by author, we intend to do an action research taking the eight grade of the fundamental level from a public school in Maringá - Paraná This study is part of a bigger project in Applied Linguistics whose basis is processual and etnographic It has been developed by Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas at Universidade Estadual de Londrina (UEL), whose title is Writing and grammatical teaching: a new look to an old problem Specifically, this dissertation investigated the teaching of grammar, observing, analyzing and reflecting by itself the teaching's practices to check if the focus given to grammar is an end in itself and turns to real situation of communication, assuring the perception of the elements that construct meanings in reading and re-writing processes Another aim of this research is to suggest actions'proposal to work with contextual grammar in schools in order to help the teaching and learning of the mother tongue An efficient work can happen if teacher works with different kinds of texts, including student's texts, integrating reading, writing and linguistic analysis, without artificiality The starting point of the Applied Linguistics research is to observe directly the interactive processes of the uses of language which justifies this paper's methodology, that is etnographic basis, qualitative with diagnosis and intervention investigation It consists in audio recording and classes transcription by the searcher teacher, so that based on this we can work with analysis and reflection Data analysis reveal that the searcher teacher, although she has theoretical knowledge obtained through readings in the field of language teaching, found some difficulty in using the presupposition assumed here In spite of this fact, the reflection on own pedagogical practice becomes the work more productive because the conscious awareness is a way in changing directionPerfeito, Alba Maria [Orientador]Galembeck, Paulo de TarsoZanini, MarilurdesCecilio, Sandra Regina2024-05-01T11:33:50Z2024-05-01T11:33:50Z2004.0022.03.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8464porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - 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