A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da cidade de Cascavel Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmoO foco está na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos, com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de estagiários, totalizando seis pessoas No desenvolver da entrevista, os estagiários foram convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e a experiência oriunda desse processo As análises das transcrições foram feitas primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para cada relação estabelecida pelas duplas Utilizamos tais instrumentos com o intuito de analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciando |
id |
UEL_c6cc4b2fe23d6716db9155f8bb0cba4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10861 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemáticaEstudo e ensinoFormação de professoresEducação matemáticaEstágios supervisionadosStudy and teachingTeacher trainingResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da cidade de Cascavel Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmoO foco está na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos, com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de estagiários, totalizando seis pessoas No desenvolver da entrevista, os estagiários foram convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e a experiência oriunda desse processo As análises das transcrições foram feitas primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para cada relação estabelecida pelas duplas Utilizamos tais instrumentos com o intuito de analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciandoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The aim of this work is to investigate the Relationship with the Knowledge, that it is composed by the Relationship with the World, with the Other and with Oneself, effected by the trainee at Mathematics’ course of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná in the period of the supervised apprenticeship, that happened in public school at Cascavel’s city We used as theoretical referencial the Relationship with the Knowledge presented by Charlot, that is the central concept of our work The focus is in the analysis of the relationships established between the trainee and its trainer, with its students, with the teacher of the group, with the school and with it’s Mathematics knowledge For rising of the information of this research, three couples of trainees were interviewed In developing of the interviews, the trainees were invited to speak about the period of the supervised apprenticeship, the established relationships and the experience originating from of that process The analyses of the transcriptions were made using, firstly, Diachronic Diagrams and Conceptual Maps, later, for each relationship established by the couples With the intention of analyzing the trainee when confronted with the need of learning to teach, posture in class room, as to arrest the student's attention, among other important factors to the licensing 4Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeNacarato, Adair MendesAntunes, Francieli Cristina Agostinetto2024-05-01T12:51:10Z2024-05-01T12:51:10Z2007.002007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática |
title |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática |
spellingShingle |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática Antunes, Francieli Cristina Agostinetto Estudo e ensino Formação de professores Educação matemática Estágios supervisionados Study and teaching Teacher training |
title_short |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática |
title_full |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática |
title_fullStr |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática |
title_full_unstemmed |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática |
title_sort |
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática |
author |
Antunes, Francieli Cristina Agostinetto |
author_facet |
Antunes, Francieli Cristina Agostinetto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Sergio de Mello [Orientador] Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade Nacarato, Adair Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Francieli Cristina Agostinetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo e ensino Formação de professores Educação matemática Estágios supervisionados Study and teaching Teacher training |
topic |
Estudo e ensino Formação de professores Educação matemática Estágios supervisionados Study and teaching Teacher training |
description |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da cidade de Cascavel Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmoO foco está na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos, com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de estagiários, totalizando seis pessoas No desenvolver da entrevista, os estagiários foram convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e a experiência oriunda desse processo As análises das transcrições foram feitas primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para cada relação estabelecida pelas duplas Utilizamos tais instrumentos com o intuito de analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciando |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007.00 2007 2024-05-01T12:51:10Z 2024-05-01T12:51:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823272928280576 |