A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da cidade de Cascavel Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmoO foco está na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos, com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de estagiários, totalizando seis pessoas No desenvolver da entrevista, os estagiários foram convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e a experiência oriunda desse processo As análises das transcrições foram feitas primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para cada relação estabelecida pelas duplas Utilizamos tais instrumentos com o intuito de analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciando
id UEL_c6cc4b2fe23d6716db9155f8bb0cba4f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10861
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemáticaEstudo e ensinoFormação de professoresEducação matemáticaEstágios supervisionadosStudy and teachingTeacher trainingResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da cidade de Cascavel Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmoO foco está na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos, com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de estagiários, totalizando seis pessoas No desenvolver da entrevista, os estagiários foram convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e a experiência oriunda desse processo As análises das transcrições foram feitas primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para cada relação estabelecida pelas duplas Utilizamos tais instrumentos com o intuito de analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciandoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The aim of this work is to investigate the Relationship with the Knowledge, that it is composed by the Relationship with the World, with the Other and with Oneself, effected by the trainee at Mathematics’ course of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná in the period of the supervised apprenticeship, that happened in public school at Cascavel’s city We used as theoretical referencial the Relationship with the Knowledge presented by Charlot, that is the central concept of our work The focus is in the analysis of the relationships established between the trainee and its trainer, with its students, with the teacher of the group, with the school and with it’s Mathematics knowledge For rising of the information of this research, three couples of trainees were interviewed In developing of the interviews, the trainees were invited to speak about the period of the supervised apprenticeship, the established relationships and the experience originating from of that process The analyses of the transcriptions were made using, firstly, Diachronic Diagrams and Conceptual Maps, later, for each relationship established by the couples With the intention of analyzing the trainee when confronted with the need of learning to teach, posture in class room, as to arrest the student's attention, among other important factors to the licensing 4Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeNacarato, Adair MendesAntunes, Francieli Cristina Agostinetto2024-05-01T12:51:10Z2024-05-01T12:51:10Z2007.002007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
title A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
spellingShingle A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
Estudo e ensino
Formação de professores
Educação matemática
Estágios supervisionados
Study and teaching
Teacher training
title_short A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
title_full A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
title_fullStr A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
title_full_unstemmed A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
title_sort A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática
author Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
author_facet Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Nacarato, Adair Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Francieli Cristina Agostinetto
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo e ensino
Formação de professores
Educação matemática
Estágios supervisionados
Study and teaching
Teacher training
topic Estudo e ensino
Formação de professores
Educação matemática
Estágios supervisionados
Study and teaching
Teacher training
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da cidade de Cascavel Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmoO foco está na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos, com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de estagiários, totalizando seis pessoas No desenvolver da entrevista, os estagiários foram convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e a experiência oriunda desse processo As análises das transcrições foram feitas primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para cada relação estabelecida pelas duplas Utilizamos tais instrumentos com o intuito de analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciando
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007.00
2007
2024-05-01T12:51:10Z
2024-05-01T12:51:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272928280576