Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marrone Junior, Jayme
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 2 anos O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático
id UEL_d33235e5f64e59cd8767b9fa66a30067
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11134
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciênciasCiênciasEstudo e ensinoAstronomiaEstudo e ensinoAstronomy - Study and teachingScience - Study and teachingResumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 2 anos O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didáticoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The goal of the present work is to describe the profile of the research in Astronomy Teaching in Brazil, through the newspapers of Science Teaching analysis that have been published in the last twenty years The work is divided in two parts, a quantitative one, in which the data were collected by the analysis of 1772 articles published in newspapers of national circulation, and a second part that corresponds to an interpretation of a 38 volume of published articles in the Caderno Brasileiro de Ensino de Física, where we tried to understand how it is described by researchers As a theoretical referential, we used the Laurence Bardin’s Content Analysis, and as a technique of data analysis/collect in the first part and yet the Chevallard’s Didactic Transposition concept in the second part as a way to evaluate the patterns found in the texts of these newspapers that allowed us to recognize the author’s view of the analyzed area What we have found was an area that is still been build, but with very defined characteristics when the issue are the problems that were found, the way they are spread and the researcher’s concern in transforming the Astronomy Teaching in a potential didactic resourceTrevisan, Rute Helena [Orientador]Arruda, Sérgio de MelloSanzovo, Gilberto CarlosMarrone Junior, Jayme2024-05-01T13:10:18Z2024-05-01T13:10:18Z2007.0006.12.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
title Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
spellingShingle Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
Marrone Junior, Jayme
Ciências
Estudo e ensino
Astronomia
Estudo e ensino
Astronomy - Study and teaching
Science - Study and teaching
title_short Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
title_full Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
title_fullStr Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
title_full_unstemmed Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
title_sort Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
author Marrone Junior, Jayme
author_facet Marrone Junior, Jayme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trevisan, Rute Helena [Orientador]
Arruda, Sérgio de Mello
Sanzovo, Gilberto Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marrone Junior, Jayme
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Estudo e ensino
Astronomia
Estudo e ensino
Astronomy - Study and teaching
Science - Study and teaching
topic Ciências
Estudo e ensino
Astronomia
Estudo e ensino
Astronomy - Study and teaching
Science - Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 2 anos O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.12.2007
2007.00
2024-05-01T13:10:18Z
2024-05-01T13:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291586641920