Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 2 anos O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático |
id |
UEL_d33235e5f64e59cd8767b9fa66a30067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11134 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciênciasCiênciasEstudo e ensinoAstronomiaEstudo e ensinoAstronomy - Study and teachingScience - Study and teachingResumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 2 anos O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didáticoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The goal of the present work is to describe the profile of the research in Astronomy Teaching in Brazil, through the newspapers of Science Teaching analysis that have been published in the last twenty years The work is divided in two parts, a quantitative one, in which the data were collected by the analysis of 1772 articles published in newspapers of national circulation, and a second part that corresponds to an interpretation of a 38 volume of published articles in the Caderno Brasileiro de Ensino de Física, where we tried to understand how it is described by researchers As a theoretical referential, we used the Laurence Bardin’s Content Analysis, and as a technique of data analysis/collect in the first part and yet the Chevallard’s Didactic Transposition concept in the second part as a way to evaluate the patterns found in the texts of these newspapers that allowed us to recognize the author’s view of the analyzed area What we have found was an area that is still been build, but with very defined characteristics when the issue are the problems that were found, the way they are spread and the researcher’s concern in transforming the Astronomy Teaching in a potential didactic resourceTrevisan, Rute Helena [Orientador]Arruda, Sérgio de MelloSanzovo, Gilberto CarlosMarrone Junior, Jayme2024-05-01T13:10:18Z2024-05-01T13:10:18Z2007.0006.12.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
title |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
spellingShingle |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências Marrone Junior, Jayme Ciências Estudo e ensino Astronomia Estudo e ensino Astronomy - Study and teaching Science - Study and teaching |
title_short |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
title_full |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
title_fullStr |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
title_sort |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
author |
Marrone Junior, Jayme |
author_facet |
Marrone Junior, Jayme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trevisan, Rute Helena [Orientador] Arruda, Sérgio de Mello Sanzovo, Gilberto Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marrone Junior, Jayme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Estudo e ensino Astronomia Estudo e ensino Astronomy - Study and teaching Science - Study and teaching |
topic |
Ciências Estudo e ensino Astronomia Estudo e ensino Astronomy - Study and teaching Science - Study and teaching |
description |
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 2 anos O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.12.2007 2007.00 2024-05-01T13:10:18Z 2024-05-01T13:10:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823291586641920 |