O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balla, Helaine Giraldeli
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15189
Resumo: Resumo: Este trabalho trata do letramento literário em contexto escolar e tem como objetivo investigar as relações entre os modos de ler de professores e alunos e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II A partir dos conceitos de leitura literária (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), texto do leitor (DUFAYS, 211b), posturas de leitura (BUCHETON, 1999) e instâncias leitoras (PICARD, 1986) realizamos um estudo sobre as formas de interação de professores e alunos com três contos da literatura brasileira: Um espinho de marfim, de Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, de Graciliano Ramos; e Muribeca, de Marcelino Freire A investigação tem como objeto de estudo diários de leitura produzidos por alunos e comentários pessoais produzidos por professores a respeito dos contos lidos Os resultados, analisados sob a perspectiva do letramento ideológico proposto por Street (1986) e dos estudos de Paulino (21) e Cosson (211) sobre o letramento literário, demonstram que professores e alunos assumem diferentes posturas diante do texto literário no que diz respeito ao envolvimento pessoal e crítico, e aos objetivos de leitura Esse fato leva a crer que, no ensino fundamental II, as práticas com a literatura nem sempre estão voltadas para a promoção do letramento literário
id UEL_d44cece4c232cbbbcab848c001002064
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15189
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental IILetramento literárioLiteraturaEstudo e ensinoLiterature - Study and teachingStudy and teachingResumo: Este trabalho trata do letramento literário em contexto escolar e tem como objetivo investigar as relações entre os modos de ler de professores e alunos e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II A partir dos conceitos de leitura literária (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), texto do leitor (DUFAYS, 211b), posturas de leitura (BUCHETON, 1999) e instâncias leitoras (PICARD, 1986) realizamos um estudo sobre as formas de interação de professores e alunos com três contos da literatura brasileira: Um espinho de marfim, de Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, de Graciliano Ramos; e Muribeca, de Marcelino Freire A investigação tem como objeto de estudo diários de leitura produzidos por alunos e comentários pessoais produzidos por professores a respeito dos contos lidos Os resultados, analisados sob a perspectiva do letramento ideológico proposto por Street (1986) e dos estudos de Paulino (21) e Cosson (211) sobre o letramento literário, demonstram que professores e alunos assumem diferentes posturas diante do texto literário no que diz respeito ao envolvimento pessoal e crítico, e aos objetivos de leitura Esse fato leva a crer que, no ensino fundamental II, as práticas com a literatura nem sempre estão voltadas para a promoção do letramento literárioDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This study is about literary literacy in the school context It aims to investigate the relations between teachers and students reading forms and literary literacy practices at elementary school Based on the concepts of literary literacy (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), readers text (DUFAYS, 211b), reading attitudes (BUCHETON, 1999) and reading instances (PICARD, 1986) A study about the forms of interaction between teachers and students was carried out Therefore, it used three tales from Brazilian literature: Um espinho de marfim, by Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, by Graciliano Ramos; and Muribeca, by Marcelino Freire The objective of the investigation is to study literature dairies produced by students and the personal comments produced by teachers regarding the read tales The results were analyzed on the ideological literacy perspective, which is proposed by Street (1986) and the studies of Paulino (21) and Cosson (211) about literary literacy, which demonstrate that teachers and students assume different attitudes towards literary text concerning personal and critic engagement, and the reading aims This fact leads one to believe that in elementary school the literature practices are not, most of the time, related to the promotion of the literary literacyAlmeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]Pereira, Cilene MargareteLima, Shelia OliveiraBalla, Helaine Giraldeli2024-05-01T14:45:50Z2024-05-01T14:45:50Z2015.0028.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15189porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação Mestrado Profissional em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
title O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
spellingShingle O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
Balla, Helaine Giraldeli
Letramento literário
Literatura
Estudo e ensino
Literature - Study and teaching
Study and teaching
title_short O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
title_full O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
title_fullStr O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
title_full_unstemmed O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
title_sort O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II
author Balla, Helaine Giraldeli
author_facet Balla, Helaine Giraldeli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]
Pereira, Cilene Margarete
Lima, Shelia Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Balla, Helaine Giraldeli
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Literatura
Estudo e ensino
Literature - Study and teaching
Study and teaching
topic Letramento literário
Literatura
Estudo e ensino
Literature - Study and teaching
Study and teaching
description Resumo: Este trabalho trata do letramento literário em contexto escolar e tem como objetivo investigar as relações entre os modos de ler de professores e alunos e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II A partir dos conceitos de leitura literária (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), texto do leitor (DUFAYS, 211b), posturas de leitura (BUCHETON, 1999) e instâncias leitoras (PICARD, 1986) realizamos um estudo sobre as formas de interação de professores e alunos com três contos da literatura brasileira: Um espinho de marfim, de Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, de Graciliano Ramos; e Muribeca, de Marcelino Freire A investigação tem como objeto de estudo diários de leitura produzidos por alunos e comentários pessoais produzidos por professores a respeito dos contos lidos Os resultados, analisados sob a perspectiva do letramento ideológico proposto por Street (1986) e dos estudos de Paulino (21) e Cosson (211) sobre o letramento literário, demonstram que professores e alunos assumem diferentes posturas diante do texto literário no que diz respeito ao envolvimento pessoal e crítico, e aos objetivos de leitura Esse fato leva a crer que, no ensino fundamental II, as práticas com a literatura nem sempre estão voltadas para a promoção do letramento literário
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:45:50Z
2024-05-01T14:45:50Z
28.08.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15189
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823310114979840