Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalabrini, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12990
Resumo: Resumo: O isolamento social exigido pelas normas de preventivas da OMS quanto às medidas de contenção da propagação da Covid-19, impactou a educação, pois as aulas tiveram que acontecer de forma remota Este trabalho aborda a experiência vivenciada nesse período, no formato de ensino remoto emergencial na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Vetorial para um curso de Engenharia Civil de uma universidade privada do estado do Paraná O trabalho apresenta uma seleção de atividades realizadas no decorrer das aulas, as quais apontaram questionamentos interessantes de trabalhar ou foram abordadas de uma forma diferente do ensino presencial tradicional, utilizando-se de tecnologia digital nas discussões para esclarecer estes questionamentos ou no desenvolvimento das atividades Para o embasamento teórico são apresentadas leis que regulamentam a implementação do Ensino a Distância e do Ensino Remoto, no Brasil, e a caracterização de Ensino Remoto Emergencial, explicando a diferença entre estas modalidades de ensino O trabalho apresenta também um resumo da história da Geometria Analítica e da importância de seu ensino, de acordo com o que está contido nos documentos oficiais que tratam da Educação Básica brasileira Este trabalho faz um relato da experiência pessoal vivida na mudança para o Ensino Remoto Emergencial, apresentando as dificuldades encontradas e como estas foram respondidas
id UEL_da76d6897f35fb4a9b39128bd398e001
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12990
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analíticaGeometria analíticaGeoGebra (Programa de computador)Ensino remoto emergencialTecnologia digitalGeometry, AnalyticGeoGebra (Computer software)Emergency remote teachingDigital technologyResumo: O isolamento social exigido pelas normas de preventivas da OMS quanto às medidas de contenção da propagação da Covid-19, impactou a educação, pois as aulas tiveram que acontecer de forma remota Este trabalho aborda a experiência vivenciada nesse período, no formato de ensino remoto emergencial na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Vetorial para um curso de Engenharia Civil de uma universidade privada do estado do Paraná O trabalho apresenta uma seleção de atividades realizadas no decorrer das aulas, as quais apontaram questionamentos interessantes de trabalhar ou foram abordadas de uma forma diferente do ensino presencial tradicional, utilizando-se de tecnologia digital nas discussões para esclarecer estes questionamentos ou no desenvolvimento das atividades Para o embasamento teórico são apresentadas leis que regulamentam a implementação do Ensino a Distância e do Ensino Remoto, no Brasil, e a caracterização de Ensino Remoto Emergencial, explicando a diferença entre estas modalidades de ensino O trabalho apresenta também um resumo da história da Geometria Analítica e da importância de seu ensino, de acordo com o que está contido nos documentos oficiais que tratam da Educação Básica brasileira Este trabalho faz um relato da experiência pessoal vivida na mudança para o Ensino Remoto Emergencial, apresentando as dificuldades encontradas e como estas foram respondidasDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: The social distancing recommended as a prevention guideline by WHO, related to the measures of contention of Covid-19 spread, has impacted education, as the classes had to become remote This study involves the experience lived in this period, as an emergency remote teaching format in the subjects of Analytic Geometry and Vector Algebra in a Civil Engineering course of a private university located in the north of Paraná The paper presents a selection of activities applied in the classes, which pointed out questionings that were interesting to work or were approached in a different way due to the traditional presence teaching format, using digital technologies in the discussions to clarify such questionings or in the development of the activities As theoretical background, it is presented laws that regulate the implement of Distance Learning and Remote Teaching in Brazil and the characterization of Emergency Remote Teaching, explaining the difference between the two teaching methods It is also presented an overview of Analytic Geometry history and the importance of its teaching, according to the content of the official documents that deals with the Brazilian Basic Education Thus, this paper reports the personal experience lived in the change to the Emergency Remote Teaching, presenting the difficulties found and how they were resolvedTeramon, Neuza [Orientador]Pasquini, Regina Célia GuapoGrossi, LucianeScalabrini, Luiz Fernando2024-05-01T14:05:09Z2024-05-01T14:05:09Z2020.0030.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12990porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
title Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
spellingShingle Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
Scalabrini, Luiz Fernando
Geometria analítica
GeoGebra (Programa de computador)
Ensino remoto emergencial
Tecnologia digital
Geometry, Analytic
GeoGebra (Computer software)
Emergency remote teaching
Digital technology
title_short Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
title_full Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
title_fullStr Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
title_sort Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica
author Scalabrini, Luiz Fernando
author_facet Scalabrini, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teramon, Neuza [Orientador]
Pasquini, Regina Célia Guapo
Grossi, Luciane
dc.contributor.author.fl_str_mv Scalabrini, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica
GeoGebra (Programa de computador)
Ensino remoto emergencial
Tecnologia digital
Geometry, Analytic
GeoGebra (Computer software)
Emergency remote teaching
Digital technology
topic Geometria analítica
GeoGebra (Programa de computador)
Ensino remoto emergencial
Tecnologia digital
Geometry, Analytic
GeoGebra (Computer software)
Emergency remote teaching
Digital technology
description Resumo: O isolamento social exigido pelas normas de preventivas da OMS quanto às medidas de contenção da propagação da Covid-19, impactou a educação, pois as aulas tiveram que acontecer de forma remota Este trabalho aborda a experiência vivenciada nesse período, no formato de ensino remoto emergencial na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Vetorial para um curso de Engenharia Civil de uma universidade privada do estado do Paraná O trabalho apresenta uma seleção de atividades realizadas no decorrer das aulas, as quais apontaram questionamentos interessantes de trabalhar ou foram abordadas de uma forma diferente do ensino presencial tradicional, utilizando-se de tecnologia digital nas discussões para esclarecer estes questionamentos ou no desenvolvimento das atividades Para o embasamento teórico são apresentadas leis que regulamentam a implementação do Ensino a Distância e do Ensino Remoto, no Brasil, e a caracterização de Ensino Remoto Emergencial, explicando a diferença entre estas modalidades de ensino O trabalho apresenta também um resumo da história da Geometria Analítica e da importância de seu ensino, de acordo com o que está contido nos documentos oficiais que tratam da Educação Básica brasileira Este trabalho faz um relato da experiência pessoal vivida na mudança para o Ensino Remoto Emergencial, apresentando as dificuldades encontradas e como estas foram respondidas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T14:05:09Z
2024-05-01T14:05:09Z
30.09.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12990
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823284302184448