Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Idelmar André
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811
Resumo: Orientador: Prof. Dr.Valdeni Soliani Franco
id UEM-10_9c2f0a944cece9c04c713b2566283055
oai_identifier_str oai:localhost:1/5811
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemáticaGeometria EuclidianaGeogebra516.2Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr.Valdeni Soliani FrancoCoorientador: Prof.ª Dr.ª Ana Paula CanavarroTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a coordenação de diferentes representações semióticas possibilitada pelo uso do GeoGebra influencia a apreensão de objetos geométricos e suas propriedades por futuros professores de Matemática. Participaram da investigação onze estudantes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática de uma universidade ao norte do Estado do Paraná, que constituíram uma turma da disciplina de Geometria Euclidiana, e resolveram tarefas de geometria com o apoio do GeoGebra. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa na perspectiva do paradigma interpretativo, e a modalidade de pesquisa foi o estudo de caso sobre essa turma de estudantes. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e incluem as produções matemáticas dos participantes da pesquisa. Os resultados deste estudo mostram que a apreensão dos objetos geométricos e de suas propriedades ocorre em virtude da sinergia entre: fatores cognitivos; conhecimentos geométricos; tarefas matemáticas; meios fenomenológicos de produção de representações semióticas; apreensões perceptiva, sequencial, operatória e discursiva relativas a uma figura geométrica e a função de objetivação. Inferimos que esses elementos foram influenciados pela coordenação de diferentes representações semióticas suscitada pelos participantes da pesquisaABSTRACT: This research aimed to comprehend how the coordination of different semiotic representations made possible by the use of GeoGebra influences the apprehension of geometric objects and their properties by future teachers of Mathematics. Eleven students in the Course of Licentiate and Bachelor in Mathematics of a University in the North of the State of Paraná participated in the research. These students formed one group for the discipline of Euclidean Geometry, and solved geometry tasks with the support of GeoGebra. The research followed a qualitative approach from the perspective of the interpretive paradigm. The research modality was the case study of a case about this group formed by the students. The collected data were analyzed following the Registers of Semiotic Representation by Raymond Duval, and include the mathematical productions of the participants involved in the research. The results of this study show that the apprehension of the geometric objects and their properties occurs due to the synergy among: cognitive factors; geometric knowledge; mathematical tasks; phenomenological means of semiotic representation production; perceptive, sequential, operative and discursive apprehensions relative to a geometric figure and a function of objectification. We infered that the elements were influenced by the coordination of different semiotic representations raised by the participants of the research229 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasFranco, Valdeni Soliani, 1957-Abar, Celina Aparecida Almeida PereiraNóbrega, Jorge Cássio CostaKato, Lilian AkemiBarros, Rui Marcos de OliveiraZanella, Idelmar André2021-11-10T15:29:12Z2021-11-10T15:29:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfZANELLA, Idelmar André. Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra: um estudo com futuros professores de matemática. 2018. 229 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811. Acesso em: 10 nov. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-10T15:32:46Zoai:localhost:1/5811Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:14.064646Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
title Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
spellingShingle Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
Zanella, Idelmar André
Geometria Euclidiana
Geogebra
516.2
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
title_full Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
title_fullStr Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
title_full_unstemmed Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
title_sort Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática
author Zanella, Idelmar André
author_facet Zanella, Idelmar André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Valdeni Soliani, 1957-
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Nóbrega, Jorge Cássio Costa
Kato, Lilian Akemi
Barros, Rui Marcos de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Idelmar André
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Euclidiana
Geogebra
516.2
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Geometria Euclidiana
Geogebra
516.2
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr.Valdeni Soliani Franco
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-11-10T15:29:12Z
2021-11-10T15:29:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANELLA, Idelmar André. Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra: um estudo com futuros professores de matemática. 2018. 229 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811. Acesso em: 10 nov. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811
identifier_str_mv ZANELLA, Idelmar André. Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra: um estudo com futuros professores de matemática. 2018. 229 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811. Acesso em: 10 nov. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841435685683200