Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627 |
Resumo: | Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente. |
id |
UNISC-1_d98ce5bcb6ba7dfa5e8378b7bdce504e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/9627 |
network_acronym_str |
UNISC-1 |
network_name_str |
Cinergis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013Educação especialNecessidades educacionais especiaisInclusão escolarEspírito Santo/Brasil.Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente.Universidade de Santa Cruz do Sul2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/962710.17058/cinergis.v18i4.9627Cinergis; v. 18 n. 4 (2017); 267-2722177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627/6923Copyright (c) 2017 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalbinot, Alexandre Dido2018-02-06T12:58:26Zoai:ojs.online.unisc.br:article/9627Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2018-02-06T12:58:26Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 |
title |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 |
spellingShingle |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 Balbinot, Alexandre Dido Educação especial Necessidades educacionais especiais Inclusão escolar Espírito Santo/Brasil. |
title_short |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 |
title_full |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 |
title_fullStr |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 |
title_full_unstemmed |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 |
title_sort |
Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013 |
author |
Balbinot, Alexandre Dido |
author_facet |
Balbinot, Alexandre Dido |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbinot, Alexandre Dido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Necessidades educacionais especiais Inclusão escolar Espírito Santo/Brasil. |
topic |
Educação especial Necessidades educacionais especiais Inclusão escolar Espírito Santo/Brasil. |
description |
Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627 10.17058/cinergis.v18i4.9627 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627 |
identifier_str_mv |
10.17058/cinergis.v18i4.9627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627/6923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cinergis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cinergis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cinergis; v. 18 n. 4 (2017); 267-272 2177-4005 reponame:Cinergis (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Cinergis (Online) |
collection |
Cinergis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com |
_version_ |
1809283473731485696 |