Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbinot, Alexandre Dido
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627
Resumo: Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente.
id UNISC-1_d98ce5bcb6ba7dfa5e8378b7bdce504e
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/9627
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013Educação especialNecessidades educacionais especiaisInclusão escolarEspírito Santo/Brasil.Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente.Universidade de Santa Cruz do Sul2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/962710.17058/cinergis.v18i4.9627Cinergis; v. 18 n. 4 (2017); 267-2722177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627/6923Copyright (c) 2017 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalbinot, Alexandre Dido2018-02-06T12:58:26Zoai:ojs.online.unisc.br:article/9627Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2018-02-06T12:58:26Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
title Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
spellingShingle Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
Balbinot, Alexandre Dido
Educação especial
Necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
Espírito Santo/Brasil.
title_short Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
title_full Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
title_fullStr Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
title_full_unstemmed Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
title_sort Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013
author Balbinot, Alexandre Dido
author_facet Balbinot, Alexandre Dido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbinot, Alexandre Dido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
Espírito Santo/Brasil.
topic Educação especial
Necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
Espírito Santo/Brasil.
description Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627
10.17058/cinergis.v18i4.9627
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v18i4.9627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9627/6923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 18 n. 4 (2017); 267-272
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283473731485696