Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634 |
Resumo: | Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos.Os dados,coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos,de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos,contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias. |
id |
UEM-9_f173edbe80fedcfdea9f098fb3830136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21634 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bachareladoformaçãoeducação físicacurrículoeducação físicaEsta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos.Os dados,coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos,de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos,contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa descritivaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 95-108Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 95-108Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 95-1082448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634/13658Pizani, JulianaBarbosa-Rinaldi, Ieda Parrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21634Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado |
title |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado |
spellingShingle |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado Pizani, Juliana formação educação física currículo educação física |
title_short |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado |
title_full |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado |
title_fullStr |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado |
title_full_unstemmed |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado |
title_sort |
Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado |
author |
Pizani, Juliana |
author_facet |
Pizani, Juliana Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizani, Juliana Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação educação física currículo educação física |
topic |
formação educação física currículo educação física |
description |
Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos.Os dados,coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos,de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos,contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634/13658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 95-108 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 95-108 Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 95-108 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543869976576 |