Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciane Cristina Arantes da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Juarez Vieira do, Vieira, Lenamar Fiorese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510
Resumo: Este estudo teve como objetivo estruturar e realizar um programa de intervenção do ensino dos esportes coletivos de invasão (futsal, basquetebol e handebol) verificando sua viabilidade pedagógica no ambiente escolar. Participaram da investigação duas turmas do ensino fundamental (6º e 7º ano) de uma escola pública do estado do Paraná. O processo de intervenção pedagógica foi realizado após a elaboração do planejamento das unidades didáticas, tendo como referência os princípios do Modelo Desenvolvimentista (MD) e do Modelo de Educação Desportiva (MED), denominado de modelo híbrido. As aulas foram fotografadas e filmadas e as unidades didáticas foram previamente estruturadas a partir de lógica de dificuldade crescente. A análise dos dados considerou as informações do diário de campo e as imagens das aulas (fotografia e filmagem), por meio de narrativa pessoal e códigos de análise. As evidências demonstraram que o modelo híbrido de ensino (MD-MED) pode ser viável na realidade investigada apesar das dificuldades estruturais encontradas, compreendendo uma importante alternativa aos modelos tradicionais de ensino dos esportes coletivos. 
id UEM-9_f2c3d9fda995193860bd56407feddc91
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/27510
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido(PedagogiaEscolaEsporte).Este estudo teve como objetivo estruturar e realizar um programa de intervenção do ensino dos esportes coletivos de invasão (futsal, basquetebol e handebol) verificando sua viabilidade pedagógica no ambiente escolar. Participaram da investigação duas turmas do ensino fundamental (6º e 7º ano) de uma escola pública do estado do Paraná. O processo de intervenção pedagógica foi realizado após a elaboração do planejamento das unidades didáticas, tendo como referência os princípios do Modelo Desenvolvimentista (MD) e do Modelo de Educação Desportiva (MED), denominado de modelo híbrido. As aulas foram fotografadas e filmadas e as unidades didáticas foram previamente estruturadas a partir de lógica de dificuldade crescente. A análise dos dados considerou as informações do diário de campo e as imagens das aulas (fotografia e filmagem), por meio de narrativa pessoal e códigos de análise. As evidências demonstraram que o modelo híbrido de ensino (MD-MED) pode ser viável na realidade investigada apesar das dificuldades estruturais encontradas, compreendendo uma importante alternativa aos modelos tradicionais de ensino dos esportes coletivos. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de intervenção pedagógicaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2709Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2709Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27092448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16733https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16734Costa, Luciane Cristina Arantes daNascimento, Juarez Vieira doVieira, Lenamar Fioreseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/27510Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
title Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
spellingShingle Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
Costa, Luciane Cristina Arantes da
(Pedagogia
Escola
Esporte).
title_short Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
title_full Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
title_fullStr Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
title_full_unstemmed Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
title_sort Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
author Costa, Luciane Cristina Arantes da
author_facet Costa, Luciane Cristina Arantes da
Nascimento, Juarez Vieira do
Vieira, Lenamar Fiorese
author_role author
author2 Nascimento, Juarez Vieira do
Vieira, Lenamar Fiorese
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciane Cristina Arantes da
Nascimento, Juarez Vieira do
Vieira, Lenamar Fiorese
dc.subject.por.fl_str_mv (Pedagogia
Escola
Esporte).
topic (Pedagogia
Escola
Esporte).
description Este estudo teve como objetivo estruturar e realizar um programa de intervenção do ensino dos esportes coletivos de invasão (futsal, basquetebol e handebol) verificando sua viabilidade pedagógica no ambiente escolar. Participaram da investigação duas turmas do ensino fundamental (6º e 7º ano) de uma escola pública do estado do Paraná. O processo de intervenção pedagógica foi realizado após a elaboração do planejamento das unidades didáticas, tendo como referência os princípios do Modelo Desenvolvimentista (MD) e do Modelo de Educação Desportiva (MED), denominado de modelo híbrido. As aulas foram fotografadas e filmadas e as unidades didáticas foram previamente estruturadas a partir de lógica de dificuldade crescente. A análise dos dados considerou as informações do diário de campo e as imagens das aulas (fotografia e filmagem), por meio de narrativa pessoal e códigos de análise. As evidências demonstraram que o modelo híbrido de ensino (MD-MED) pode ser viável na realidade investigada apesar das dificuldades estruturais encontradas, compreendendo uma importante alternativa aos modelos tradicionais de ensino dos esportes coletivos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
estudo de intervenção pedagógica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16733
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16734
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2709
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2709
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2709
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544321912832