Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo estruturar e realizar um programa de intervenção do ensino dos esportes coletivos de invasão (futsal, basquetebol e handebol) verificando sua viabilidade pedagógica no ambiente escolar. Participaram da investigação duas turmas do ensino fundamental (6º e 7º ano) de uma escola pública do estado do Paraná. O processo de intervenção pedagógica foi realizado após a elaboração do planejamento das unidades didáticas, tendo como referência os princípios do Modelo Desenvolvimentista (MD) e do Modelo de Educação Desportiva (MED), denominado de modelo híbrido. As aulas foram fotografadas e filmadas e as unidades didáticas foram previamente estruturadas a partir de lógica de dificuldade crescente. A análise dos dados considerou as informações do diário de campo e as imagens das aulas (fotografia e filmagem), por meio de narrativa pessoal e códigos de análise. As evidências demonstraram que o modelo híbrido de ensino (MD-MED) pode ser viável na realidade investigada apesar das dificuldades estruturais encontradas, compreendendo uma importante alternativa aos modelos tradicionais de ensino dos esportes coletivos. |
id |
UEM-9_f2c3d9fda995193860bd56407feddc91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/27510 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido(PedagogiaEscolaEsporte).Este estudo teve como objetivo estruturar e realizar um programa de intervenção do ensino dos esportes coletivos de invasão (futsal, basquetebol e handebol) verificando sua viabilidade pedagógica no ambiente escolar. Participaram da investigação duas turmas do ensino fundamental (6º e 7º ano) de uma escola pública do estado do Paraná. O processo de intervenção pedagógica foi realizado após a elaboração do planejamento das unidades didáticas, tendo como referência os princípios do Modelo Desenvolvimentista (MD) e do Modelo de Educação Desportiva (MED), denominado de modelo híbrido. As aulas foram fotografadas e filmadas e as unidades didáticas foram previamente estruturadas a partir de lógica de dificuldade crescente. A análise dos dados considerou as informações do diário de campo e as imagens das aulas (fotografia e filmagem), por meio de narrativa pessoal e códigos de análise. As evidências demonstraram que o modelo híbrido de ensino (MD-MED) pode ser viável na realidade investigada apesar das dificuldades estruturais encontradas, compreendendo uma importante alternativa aos modelos tradicionais de ensino dos esportes coletivos. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de intervenção pedagógicaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2709Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2709Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27092448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16733https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16734Costa, Luciane Cristina Arantes daNascimento, Juarez Vieira doVieira, Lenamar Fioreseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/27510Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido |
title |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido |
spellingShingle |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido Costa, Luciane Cristina Arantes da (Pedagogia Escola Esporte). |
title_short |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido |
title_full |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido |
title_fullStr |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido |
title_full_unstemmed |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido |
title_sort |
Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido |
author |
Costa, Luciane Cristina Arantes da |
author_facet |
Costa, Luciane Cristina Arantes da Nascimento, Juarez Vieira do Vieira, Lenamar Fiorese |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Juarez Vieira do Vieira, Lenamar Fiorese |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciane Cristina Arantes da Nascimento, Juarez Vieira do Vieira, Lenamar Fiorese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(Pedagogia Escola Esporte). |
topic |
(Pedagogia Escola Esporte). |
description |
Este estudo teve como objetivo estruturar e realizar um programa de intervenção do ensino dos esportes coletivos de invasão (futsal, basquetebol e handebol) verificando sua viabilidade pedagógica no ambiente escolar. Participaram da investigação duas turmas do ensino fundamental (6º e 7º ano) de uma escola pública do estado do Paraná. O processo de intervenção pedagógica foi realizado após a elaboração do planejamento das unidades didáticas, tendo como referência os princípios do Modelo Desenvolvimentista (MD) e do Modelo de Educação Desportiva (MED), denominado de modelo híbrido. As aulas foram fotografadas e filmadas e as unidades didáticas foram previamente estruturadas a partir de lógica de dificuldade crescente. A análise dos dados considerou as informações do diário de campo e as imagens das aulas (fotografia e filmagem), por meio de narrativa pessoal e códigos de análise. As evidências demonstraram que o modelo híbrido de ensino (MD-MED) pode ser viável na realidade investigada apesar das dificuldades estruturais encontradas, compreendendo uma importante alternativa aos modelos tradicionais de ensino dos esportes coletivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion estudo de intervenção pedagógica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16733 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27510/16734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2709 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2709 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2709 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544321912832 |