PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizângela Tenório
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Ariadne Enes, da Sila, Fernanda Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63
Resumo: A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação.
id UEMA-1_1222b926a232baaa6d22e48bf2720205
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/63
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63/174Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elizângela TenórioRocha, Ariadne Enesda Sila, Fernanda Santos2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/63Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.865247TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
title PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
spellingShingle PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
Silva, Elizângela Tenório
title_short PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
title_full PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
title_fullStr PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
title_full_unstemmed PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
title_sort PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
author Silva, Elizângela Tenório
author_facet Silva, Elizângela Tenório
Rocha, Ariadne Enes
da Sila, Fernanda Santos
author_role author
author2 Rocha, Ariadne Enes
da Sila, Fernanda Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizângela Tenório
Rocha, Ariadne Enes
da Sila, Fernanda Santos
description A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63/174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055721431040