PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63 |
Resumo: | A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação. |
id |
UEMA-1_1222b926a232baaa6d22e48bf2720205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/63 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63/174Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elizângela TenórioRocha, Ariadne Enesda Sila, Fernanda Santos2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/63Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.865247TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? |
title |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? |
spellingShingle |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? Silva, Elizângela Tenório |
title_short |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? |
title_full |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? |
title_fullStr |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? |
title_full_unstemmed |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? |
title_sort |
PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo? |
author |
Silva, Elizângela Tenório |
author_facet |
Silva, Elizângela Tenório Rocha, Ariadne Enes da Sila, Fernanda Santos |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Ariadne Enes da Sila, Fernanda Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elizângela Tenório Rocha, Ariadne Enes da Sila, Fernanda Santos |
description |
A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055721431040 |