FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Torres, Aline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maia Mota, Mabelle, Lima Barros, Elainny Patrícia, Simões Ferreira, Heraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169
Resumo: O presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica.
id UEMA-1_7491e20d577825abcc904a57478a3556
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/169
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de FortalezaO presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169/232Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Torres, AlineMaia Mota, MabelleLima Barros, Elainny PatríciaSimões Ferreira, Heraldo2022-11-17T14:00:45Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/169Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.396089TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
title FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
Lima Torres, Aline
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
author Lima Torres, Aline
author_facet Lima Torres, Aline
Maia Mota, Mabelle
Lima Barros, Elainny Patrícia
Simões Ferreira, Heraldo
author_role author
author2 Maia Mota, Mabelle
Lima Barros, Elainny Patrícia
Simões Ferreira, Heraldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Torres, Aline
Maia Mota, Mabelle
Lima Barros, Elainny Patrícia
Simões Ferreira, Heraldo
description O presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169/232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055773859840