FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169 |
Resumo: | O presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica. |
id |
UEMA-1_7491e20d577825abcc904a57478a3556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/169 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de FortalezaO presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169/232Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Torres, AlineMaia Mota, MabelleLima Barros, Elainny PatríciaSimões Ferreira, Heraldo2022-11-17T14:00:45Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/169Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:48.396089TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza Lima Torres, Aline |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICs: um estudo com professores de educação física de Fortaleza |
author |
Lima Torres, Aline |
author_facet |
Lima Torres, Aline Maia Mota, Mabelle Lima Barros, Elainny Patrícia Simões Ferreira, Heraldo |
author_role |
author |
author2 |
Maia Mota, Mabelle Lima Barros, Elainny Patrícia Simões Ferreira, Heraldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Torres, Aline Maia Mota, Mabelle Lima Barros, Elainny Patrícia Simões Ferreira, Heraldo |
description |
O presente artigo apresenta dados de uma dissertação de Mestrado, de cunho bibliográfico, caracterizada como “Estado do Conhecimento”, cujo objetivo geral é mapear produções acadêmicas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em Nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011. Os objetivos específicos são identificar, conhecer e analisar nessas produções, as concepções e a abordagem adotada pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 em nível de mestrado e um de doutorado. Com base na técnica de análise de conteúdo, elegemos três categorias analíticas, com o propósito de uma melhor compreensão do fenômeno investigado. Pelos limites dessa exposição, apresentaremos apenas uma, intitulada “A prática da pesquisa no espaço escolar” em que pudemos identificar e analisar as estratégias de ensino e os recursos didáticos, utilizados pelos professores para a realização desta prática para a aprendizagem do aluno nas etapas da educação básica escolhida para a investigação. Concluiu-se que os docentes recorreram às estratégias que propiciaram ao aluno sua participação ativa no processo investigativo, ao invés de estratégias tradicionais como, por exemplo, a aula expositiva, por considerarem que não permite ao educando aprender a aprender. O recurso didático mais utilizado para os discentes buscarem informações foi à Internet, a qual foi apontada, inclusive, como uma alternativa de combater o ensino tradicional. Para os pesquisadores, por meio da rede mundial, os educandos podem ter acesso a diferentes saberes, evitando, assim, a mera transmissão de conhecimento em sala de aula.Palavras-chave: Estado do conhecimento. Prática da pesquisa. Educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/169/232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055773859840 |