AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Adriano Hidalgo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Flávio Rodrigues de, Costa, Maria Luisa Furlan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498
Resumo: Embora o conceito de Metodologias Ativas assuma um status de buzzword, é possível resgatar em sua história antecedentes que remontam à Antiguidade clássica, como por exemplo, o método socrático. Ainda assim, o maior destaque para essa abordagem teórica se dá a partir da primeira metade do século XX, com a tendência pedagógica tecnicista e os estudos sobre o construtivismo social, destacando-se principalmente pela crítica realizada aos modelos de educação tradicionais. Nesse sentido, o artigo em questão é de caráter bibliográfico e tem por base a análise histórica de como as Metodologias Ativas tornam-se uma possibilidade pedagógica a sociedade do século XXI. Em seguida, busca apresentar as principais abordagens dentro das Metodologias Ativas que podem ser utilizadas para o Ensino Remoto na quadratura atual, tendo em vista os anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorremos também acerca da necessária formação de professores para atuar com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a imprescindível passagem da educação tradicional para o processo de ensino e aprendizagem que contemple Metodologias Ativas, de modo a atender as novas habilidades demandadas pela sociedade vigente. Iniciativa, criatividade, autonomia, entre outros aspectos são essenciais que sejam desenvolvidos desde os anos iniciais do ensino fundamental. Verificamos diante do Ensino Remoto o quanto ainda estamos distantes de práticas educativas que contemplem metodologias ativas associadas as novas tecnologias educacionais.
id UEMA-1_d45eb4d9ee8f2ad4fef1a80a22dfc615
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/498
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamentalMetodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto.Embora o conceito de Metodologias Ativas assuma um status de buzzword, é possível resgatar em sua história antecedentes que remontam à Antiguidade clássica, como por exemplo, o método socrático. Ainda assim, o maior destaque para essa abordagem teórica se dá a partir da primeira metade do século XX, com a tendência pedagógica tecnicista e os estudos sobre o construtivismo social, destacando-se principalmente pela crítica realizada aos modelos de educação tradicionais. Nesse sentido, o artigo em questão é de caráter bibliográfico e tem por base a análise histórica de como as Metodologias Ativas tornam-se uma possibilidade pedagógica a sociedade do século XXI. Em seguida, busca apresentar as principais abordagens dentro das Metodologias Ativas que podem ser utilizadas para o Ensino Remoto na quadratura atual, tendo em vista os anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorremos também acerca da necessária formação de professores para atuar com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a imprescindível passagem da educação tradicional para o processo de ensino e aprendizagem que contemple Metodologias Ativas, de modo a atender as novas habilidades demandadas pela sociedade vigente. Iniciativa, criatividade, autonomia, entre outros aspectos são essenciais que sejam desenvolvidos desde os anos iniciais do ensino fundamental. Verificamos diante do Ensino Remoto o quanto ainda estamos distantes de práticas educativas que contemplem metodologias ativas associadas as novas tecnologias educacionais.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/49810.18817/tics.v6i2.498TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 622447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498/343Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Adriano HidalgoOliveira, Flávio Rodrigues deCosta, Maria Luisa Furlan2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/498Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.122308TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
title AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
Fernandes, Adriano Hidalgo
Metodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto.
title_short AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
title_sort AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
author Fernandes, Adriano Hidalgo
author_facet Fernandes, Adriano Hidalgo
Oliveira, Flávio Rodrigues de
Costa, Maria Luisa Furlan
author_role author
author2 Oliveira, Flávio Rodrigues de
Costa, Maria Luisa Furlan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Adriano Hidalgo
Oliveira, Flávio Rodrigues de
Costa, Maria Luisa Furlan
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto.
topic Metodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto.
description Embora o conceito de Metodologias Ativas assuma um status de buzzword, é possível resgatar em sua história antecedentes que remontam à Antiguidade clássica, como por exemplo, o método socrático. Ainda assim, o maior destaque para essa abordagem teórica se dá a partir da primeira metade do século XX, com a tendência pedagógica tecnicista e os estudos sobre o construtivismo social, destacando-se principalmente pela crítica realizada aos modelos de educação tradicionais. Nesse sentido, o artigo em questão é de caráter bibliográfico e tem por base a análise histórica de como as Metodologias Ativas tornam-se uma possibilidade pedagógica a sociedade do século XXI. Em seguida, busca apresentar as principais abordagens dentro das Metodologias Ativas que podem ser utilizadas para o Ensino Remoto na quadratura atual, tendo em vista os anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorremos também acerca da necessária formação de professores para atuar com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a imprescindível passagem da educação tradicional para o processo de ensino e aprendizagem que contemple Metodologias Ativas, de modo a atender as novas habilidades demandadas pela sociedade vigente. Iniciativa, criatividade, autonomia, entre outros aspectos são essenciais que sejam desenvolvidos desde os anos iniciais do ensino fundamental. Verificamos diante do Ensino Remoto o quanto ainda estamos distantes de práticas educativas que contemplem metodologias ativas associadas as novas tecnologias educacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498
10.18817/tics.v6i2.498
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498
identifier_str_mv 10.18817/tics.v6i2.498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498/343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62
2447-5726
10.18817/tics.v6i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056242573312