AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498 |
Resumo: | Embora o conceito de Metodologias Ativas assuma um status de buzzword, é possível resgatar em sua história antecedentes que remontam à Antiguidade clássica, como por exemplo, o método socrático. Ainda assim, o maior destaque para essa abordagem teórica se dá a partir da primeira metade do século XX, com a tendência pedagógica tecnicista e os estudos sobre o construtivismo social, destacando-se principalmente pela crítica realizada aos modelos de educação tradicionais. Nesse sentido, o artigo em questão é de caráter bibliográfico e tem por base a análise histórica de como as Metodologias Ativas tornam-se uma possibilidade pedagógica a sociedade do século XXI. Em seguida, busca apresentar as principais abordagens dentro das Metodologias Ativas que podem ser utilizadas para o Ensino Remoto na quadratura atual, tendo em vista os anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorremos também acerca da necessária formação de professores para atuar com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a imprescindível passagem da educação tradicional para o processo de ensino e aprendizagem que contemple Metodologias Ativas, de modo a atender as novas habilidades demandadas pela sociedade vigente. Iniciativa, criatividade, autonomia, entre outros aspectos são essenciais que sejam desenvolvidos desde os anos iniciais do ensino fundamental. Verificamos diante do Ensino Remoto o quanto ainda estamos distantes de práticas educativas que contemplem metodologias ativas associadas as novas tecnologias educacionais. |
id |
UEMA-1_d45eb4d9ee8f2ad4fef1a80a22dfc615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/498 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamentalMetodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto.Embora o conceito de Metodologias Ativas assuma um status de buzzword, é possível resgatar em sua história antecedentes que remontam à Antiguidade clássica, como por exemplo, o método socrático. Ainda assim, o maior destaque para essa abordagem teórica se dá a partir da primeira metade do século XX, com a tendência pedagógica tecnicista e os estudos sobre o construtivismo social, destacando-se principalmente pela crítica realizada aos modelos de educação tradicionais. Nesse sentido, o artigo em questão é de caráter bibliográfico e tem por base a análise histórica de como as Metodologias Ativas tornam-se uma possibilidade pedagógica a sociedade do século XXI. Em seguida, busca apresentar as principais abordagens dentro das Metodologias Ativas que podem ser utilizadas para o Ensino Remoto na quadratura atual, tendo em vista os anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorremos também acerca da necessária formação de professores para atuar com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a imprescindível passagem da educação tradicional para o processo de ensino e aprendizagem que contemple Metodologias Ativas, de modo a atender as novas habilidades demandadas pela sociedade vigente. Iniciativa, criatividade, autonomia, entre outros aspectos são essenciais que sejam desenvolvidos desde os anos iniciais do ensino fundamental. Verificamos diante do Ensino Remoto o quanto ainda estamos distantes de práticas educativas que contemplem metodologias ativas associadas as novas tecnologias educacionais.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/49810.18817/tics.v6i2.498TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 622447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498/343Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Adriano HidalgoOliveira, Flávio Rodrigues deCosta, Maria Luisa Furlan2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/498Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.122308TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental |
title |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental Fernandes, Adriano Hidalgo Metodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto. |
title_short |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
AS METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DO ENSINO REMOTO: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Fernandes, Adriano Hidalgo |
author_facet |
Fernandes, Adriano Hidalgo Oliveira, Flávio Rodrigues de Costa, Maria Luisa Furlan |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Flávio Rodrigues de Costa, Maria Luisa Furlan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Adriano Hidalgo Oliveira, Flávio Rodrigues de Costa, Maria Luisa Furlan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto. |
topic |
Metodologias Ativas. História da Educação. Ensino Remoto. |
description |
Embora o conceito de Metodologias Ativas assuma um status de buzzword, é possível resgatar em sua história antecedentes que remontam à Antiguidade clássica, como por exemplo, o método socrático. Ainda assim, o maior destaque para essa abordagem teórica se dá a partir da primeira metade do século XX, com a tendência pedagógica tecnicista e os estudos sobre o construtivismo social, destacando-se principalmente pela crítica realizada aos modelos de educação tradicionais. Nesse sentido, o artigo em questão é de caráter bibliográfico e tem por base a análise histórica de como as Metodologias Ativas tornam-se uma possibilidade pedagógica a sociedade do século XXI. Em seguida, busca apresentar as principais abordagens dentro das Metodologias Ativas que podem ser utilizadas para o Ensino Remoto na quadratura atual, tendo em vista os anos iniciais do Ensino Fundamental. Discorremos também acerca da necessária formação de professores para atuar com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a imprescindível passagem da educação tradicional para o processo de ensino e aprendizagem que contemple Metodologias Ativas, de modo a atender as novas habilidades demandadas pela sociedade vigente. Iniciativa, criatividade, autonomia, entre outros aspectos são essenciais que sejam desenvolvidos desde os anos iniciais do ensino fundamental. Verificamos diante do Ensino Remoto o quanto ainda estamos distantes de práticas educativas que contemplem metodologias ativas associadas as novas tecnologias educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498 10.18817/tics.v6i2.498 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498 |
identifier_str_mv |
10.18817/tics.v6i2.498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/498/343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 50 - 62 2447-5726 10.18817/tics.v6i2 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056242573312 |