AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre as diferentes temporalidades que pautam a narrativa didática relacionada ao processo de independência do Brasil. Pensar as temporalidades como uma ferramenta metodológica auxilia a questionar como contamos essa história nas escolas, e quais as implicações dessa educação histórica para a formatação de uma consciência histórica. A partir das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020), analisamos os mitos, os símbolos, as metáforas, as imagens e as narrativas, principalmente expressas pela linguagem textual, para refletir sobre os eventos e seus protagonistas. Propomos, ainda, recuperar outras experiências revolucionárias que marcaram o processo, de modo a valorizar a sala de aula como um espaço de construção do saber histórico e crítico que, em última instância, agrega novos significados à consciência histórica e fortalece valores democráticos.
id UEMA-2_4f0ef727fb9a08479004483428021e10
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1026
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação históricaTHE TEMPORALITIES OF BRAZIL'S INDEPENDENCE: textbooks narratives for historical educationLAS FASES DE LA INDEPENDENCIA DE BRASIL: narrativas de los libros didácticos para la educación históricaEnseñanza de la historiaIndependencia de BrasilLibro didácticoHistory teachingBrazilian independenceTextbookEnsino de históriaIndependência do BrasilLivro didáticoO presente trabalho busca refletir sobre as diferentes temporalidades que pautam a narrativa didática relacionada ao processo de independência do Brasil. Pensar as temporalidades como uma ferramenta metodológica auxilia a questionar como contamos essa história nas escolas, e quais as implicações dessa educação histórica para a formatação de uma consciência histórica. A partir das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020), analisamos os mitos, os símbolos, as metáforas, as imagens e as narrativas, principalmente expressas pela linguagem textual, para refletir sobre os eventos e seus protagonistas. Propomos, ainda, recuperar outras experiências revolucionárias que marcaram o processo, de modo a valorizar a sala de aula como um espaço de construção do saber histórico e crítico que, em última instância, agrega novos significados à consciência histórica e fortalece valores democráticos.The present work seeks to reflect on the different temporalities that guide the didactic narrative about the process of Brazilian independence. Thinking about temporalities as a methodological tool helps to question how we tell this story in schools, and what are the implications of this historical education on the formatting of a historical consciousness. From the didactic collections approved by the Programa Nacional do Livro Didático [National Textbook Program] (2020), we analyze the myths, symbols, metaphors, images and narratives, mainly expressed by textual language, to reflect on events and their protagonists. We also propose to recover other revolutionary experiences that marked the process, in order to value the classroom as a space for the construction of historical and critical knowledge that, ultimately, adds new meanings to historical consciousness, and strengthens democratic values.  Este trabajo busca demostrar los diferentes espacios de tiempo que orientan la narrativa didáctica sobre el proceso de independencia de Brasil. Pensar en estas fases como herramienta metodológica que ayuda a cuestionar: ¿Cómo contamos esta historia en las escuelas? y ¿Cuáles son las implicaciones de esta educación para la formación de una conciencia histórica? A partir de los acervos didácticos aprobados por el Programa Nacional de Libro Didáctico (2020), se analizan los mitos, símbolos, metáforas, imágenes y narrativas, expresadas ​​principalmente por el lenguaje textual, para reflexionar sobre los hechos y sus protagonistas. También, se propone recuperar otras experiencias revolucionarias que marcaron el proceso, con el objetivo de valorar la clase como un espacio de construcción de saberes históricos y críticos que, en definitiva, agregan nuevos significados a la conciencia histórica, y fortalecen los valores democráticos.Universidade Estadual do Maranhão2023-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/102610.18817/ot.v20i35.1026Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 35 (2023): Dossiê – HISTÓRIA AGRÁRIA E DESLOCAMENTOS ; 26-511808-803110.18817/ot.v20i35reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026/959Copyright (c) 2022 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessCIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA2023-01-17T17:15:35Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1026Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2023-01-17T17:15:35Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
THE TEMPORALITIES OF BRAZIL'S INDEPENDENCE: textbooks narratives for historical education
LAS FASES DE LA INDEPENDENCIA DE BRASIL: narrativas de los libros didácticos para la educación histórica
title AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
spellingShingle AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA
Enseñanza de la historia
Independencia de Brasil
Libro didáctico
History teaching
Brazilian independence
Textbook
Ensino de história
Independência do Brasil
Livro didático
title_short AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
title_full AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
title_fullStr AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
title_full_unstemmed AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
title_sort AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
author CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA
author_facet CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza de la historia
Independencia de Brasil
Libro didáctico
History teaching
Brazilian independence
Textbook
Ensino de história
Independência do Brasil
Livro didático
topic Enseñanza de la historia
Independencia de Brasil
Libro didáctico
History teaching
Brazilian independence
Textbook
Ensino de história
Independência do Brasil
Livro didático
description O presente trabalho busca refletir sobre as diferentes temporalidades que pautam a narrativa didática relacionada ao processo de independência do Brasil. Pensar as temporalidades como uma ferramenta metodológica auxilia a questionar como contamos essa história nas escolas, e quais as implicações dessa educação histórica para a formatação de uma consciência histórica. A partir das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020), analisamos os mitos, os símbolos, as metáforas, as imagens e as narrativas, principalmente expressas pela linguagem textual, para refletir sobre os eventos e seus protagonistas. Propomos, ainda, recuperar outras experiências revolucionárias que marcaram o processo, de modo a valorizar a sala de aula como um espaço de construção do saber histórico e crítico que, em última instância, agrega novos significados à consciência histórica e fortalece valores democráticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026
10.18817/ot.v20i35.1026
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026
identifier_str_mv 10.18817/ot.v20i35.1026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026/959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 35 (2023): Dossiê – HISTÓRIA AGRÁRIA E DESLOCAMENTOS ; 26-51
1808-8031
10.18817/ot.v20i35
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067030859350016