AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Outros tempos |
Texto Completo: | https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026 |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir sobre as diferentes temporalidades que pautam a narrativa didática relacionada ao processo de independência do Brasil. Pensar as temporalidades como uma ferramenta metodológica auxilia a questionar como contamos essa história nas escolas, e quais as implicações dessa educação histórica para a formatação de uma consciência histórica. A partir das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020), analisamos os mitos, os símbolos, as metáforas, as imagens e as narrativas, principalmente expressas pela linguagem textual, para refletir sobre os eventos e seus protagonistas. Propomos, ainda, recuperar outras experiências revolucionárias que marcaram o processo, de modo a valorizar a sala de aula como um espaço de construção do saber histórico e crítico que, em última instância, agrega novos significados à consciência histórica e fortalece valores democráticos. |
id |
UEMA-2_4f0ef727fb9a08479004483428021e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1026 |
network_acronym_str |
UEMA-2 |
network_name_str |
Outros tempos |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação históricaTHE TEMPORALITIES OF BRAZIL'S INDEPENDENCE: textbooks narratives for historical educationLAS FASES DE LA INDEPENDENCIA DE BRASIL: narrativas de los libros didácticos para la educación históricaEnseñanza de la historiaIndependencia de BrasilLibro didácticoHistory teachingBrazilian independenceTextbookEnsino de históriaIndependência do BrasilLivro didáticoO presente trabalho busca refletir sobre as diferentes temporalidades que pautam a narrativa didática relacionada ao processo de independência do Brasil. Pensar as temporalidades como uma ferramenta metodológica auxilia a questionar como contamos essa história nas escolas, e quais as implicações dessa educação histórica para a formatação de uma consciência histórica. A partir das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020), analisamos os mitos, os símbolos, as metáforas, as imagens e as narrativas, principalmente expressas pela linguagem textual, para refletir sobre os eventos e seus protagonistas. Propomos, ainda, recuperar outras experiências revolucionárias que marcaram o processo, de modo a valorizar a sala de aula como um espaço de construção do saber histórico e crítico que, em última instância, agrega novos significados à consciência histórica e fortalece valores democráticos.The present work seeks to reflect on the different temporalities that guide the didactic narrative about the process of Brazilian independence. Thinking about temporalities as a methodological tool helps to question how we tell this story in schools, and what are the implications of this historical education on the formatting of a historical consciousness. From the didactic collections approved by the Programa Nacional do Livro Didático [National Textbook Program] (2020), we analyze the myths, symbols, metaphors, images and narratives, mainly expressed by textual language, to reflect on events and their protagonists. We also propose to recover other revolutionary experiences that marked the process, in order to value the classroom as a space for the construction of historical and critical knowledge that, ultimately, adds new meanings to historical consciousness, and strengthens democratic values. Este trabajo busca demostrar los diferentes espacios de tiempo que orientan la narrativa didáctica sobre el proceso de independencia de Brasil. Pensar en estas fases como herramienta metodológica que ayuda a cuestionar: ¿Cómo contamos esta historia en las escuelas? y ¿Cuáles son las implicaciones de esta educación para la formación de una conciencia histórica? A partir de los acervos didácticos aprobados por el Programa Nacional de Libro Didáctico (2020), se analizan los mitos, símbolos, metáforas, imágenes y narrativas, expresadas principalmente por el lenguaje textual, para reflexionar sobre los hechos y sus protagonistas. También, se propone recuperar otras experiencias revolucionarias que marcaron el proceso, con el objetivo de valorar la clase como un espacio de construcción de saberes históricos y críticos que, en definitiva, agregan nuevos significados a la conciencia histórica, y fortalecen los valores democráticos.Universidade Estadual do Maranhão2023-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/102610.18817/ot.v20i35.1026Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 35 (2023): Dossiê – HISTÓRIA AGRÁRIA E DESLOCAMENTOS ; 26-511808-803110.18817/ot.v20i35reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026/959Copyright (c) 2022 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessCIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA2023-01-17T17:15:35Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1026Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2023-01-17T17:15:35Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica THE TEMPORALITIES OF BRAZIL'S INDEPENDENCE: textbooks narratives for historical education LAS FASES DE LA INDEPENDENCIA DE BRASIL: narrativas de los libros didácticos para la educación histórica |
title |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica |
spellingShingle |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA Enseñanza de la historia Independencia de Brasil Libro didáctico History teaching Brazilian independence Textbook Ensino de história Independência do Brasil Livro didático |
title_short |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica |
title_full |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica |
title_fullStr |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica |
title_full_unstemmed |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica |
title_sort |
AS TEMPORALIDADES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: narrativas dos livros didáticos para a educação histórica |
author |
CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA |
author_facet |
CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CIRINO, RAISSA GABRIELLE VIEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza de la historia Independencia de Brasil Libro didáctico History teaching Brazilian independence Textbook Ensino de história Independência do Brasil Livro didático |
topic |
Enseñanza de la historia Independencia de Brasil Libro didáctico History teaching Brazilian independence Textbook Ensino de história Independência do Brasil Livro didático |
description |
O presente trabalho busca refletir sobre as diferentes temporalidades que pautam a narrativa didática relacionada ao processo de independência do Brasil. Pensar as temporalidades como uma ferramenta metodológica auxilia a questionar como contamos essa história nas escolas, e quais as implicações dessa educação histórica para a formatação de uma consciência histórica. A partir das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020), analisamos os mitos, os símbolos, as metáforas, as imagens e as narrativas, principalmente expressas pela linguagem textual, para refletir sobre os eventos e seus protagonistas. Propomos, ainda, recuperar outras experiências revolucionárias que marcaram o processo, de modo a valorizar a sala de aula como um espaço de construção do saber histórico e crítico que, em última instância, agrega novos significados à consciência histórica e fortalece valores democráticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026 10.18817/ot.v20i35.1026 |
url |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026 |
identifier_str_mv |
10.18817/ot.v20i35.1026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1026/959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 35 (2023): Dossiê – HISTÓRIA AGRÁRIA E DESLOCAMENTOS ; 26-51 1808-8031 10.18817/ot.v20i35 reponame:Outros tempos instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instacron:UEMA |
instname_str |
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
instacron_str |
UEMA |
institution |
UEMA |
reponame_str |
Outros tempos |
collection |
Outros tempos |
repository.name.fl_str_mv |
Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
outrostempos_revista@yahoo.com.br |
_version_ |
1797067030859350016 |