A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78 |
Resumo: | O artigo relaciona conceitos fundamentais para a profissionalização docente como o reconhecimento dos saberes advindos da prática, a concepção de trabalho docente ancorado em processos investigativos e a questão da práxis pedagógica. Analisa a perspectiva da formação dos professores como profissionais reflexivos e investigadores, suas distorções e críticas. Questiona se é possível que a prática reflexiva e a pesquisa componham o trabalho docente e com qual propósito isso pode e deve ser realizado. Diante da possível subordinação da teoria e da reflexão da prática, discute alguns princípios ou argumentos que podem ser reunidos em prol de uma transformação efetiva dos sentidos que se possa dar à prática reflexiva em favor da possibilidade desta converter-se em práxis em prol de uma formação docente para a autonomia. |
id |
UEMG-2_22bc44b7caaa5c82ac2fafa04d8f0fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/78 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxisProfessor pesquisadorensino reflexivopráxis.O artigo relaciona conceitos fundamentais para a profissionalização docente como o reconhecimento dos saberes advindos da prática, a concepção de trabalho docente ancorado em processos investigativos e a questão da práxis pedagógica. Analisa a perspectiva da formação dos professores como profissionais reflexivos e investigadores, suas distorções e críticas. Questiona se é possível que a prática reflexiva e a pesquisa componham o trabalho docente e com qual propósito isso pode e deve ser realizado. Diante da possível subordinação da teoria e da reflexão da prática, discute alguns princípios ou argumentos que podem ser reunidos em prol de uma transformação efetiva dos sentidos que se possa dar à prática reflexiva em favor da possibilidade desta converter-se em práxis em prol de uma formação docente para a autonomia.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7810.24934/eef.v12i13.78Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 119-1382317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78/112dos Santos, Sônia Regina Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/78Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis |
title |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis |
spellingShingle |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis dos Santos, Sônia Regina Mendes Professor pesquisador ensino reflexivo práxis. |
title_short |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis |
title_full |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis |
title_fullStr |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis |
title_full_unstemmed |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis |
title_sort |
A formação de professores pesquisadores - fundamentos para a práxis |
author |
dos Santos, Sônia Regina Mendes |
author_facet |
dos Santos, Sônia Regina Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Sônia Regina Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor pesquisador ensino reflexivo práxis. |
topic |
Professor pesquisador ensino reflexivo práxis. |
description |
O artigo relaciona conceitos fundamentais para a profissionalização docente como o reconhecimento dos saberes advindos da prática, a concepção de trabalho docente ancorado em processos investigativos e a questão da práxis pedagógica. Analisa a perspectiva da formação dos professores como profissionais reflexivos e investigadores, suas distorções e críticas. Questiona se é possível que a prática reflexiva e a pesquisa componham o trabalho docente e com qual propósito isso pode e deve ser realizado. Diante da possível subordinação da teoria e da reflexão da prática, discute alguns princípios ou argumentos que podem ser reunidos em prol de uma transformação efetiva dos sentidos que se possa dar à prática reflexiva em favor da possibilidade desta converter-se em práxis em prol de uma formação docente para a autonomia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78 10.24934/eef.v12i13.78 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i13.78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/78/112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138 Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 119-138 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i13 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468440985600 |