Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: das Neves Soares, Narciso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174
Resumo: O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa.
id UEMG-2_4864f980ddd82abc914c030b778a7811
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7174
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencialCrenças de AutoeficáciaEnsino de MatemáticaEnsino Superior Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa.EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/717410.36704/eef.v27i51.7174Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-302317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174/5056Copyright (c) 2024 Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Dr. Professor Narciso das Neves Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessBORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLESdas Neves Soares, Narciso2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7174Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
title Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
spellingShingle Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES
Crenças de Autoeficácia
Ensino de Matemática
Ensino Superior
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
title_short Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
title_full Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
title_fullStr Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
title_full_unstemmed Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
title_sort Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
author BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES
author_facet BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES
das Neves Soares, Narciso
author_role author
author2 das Neves Soares, Narciso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES
das Neves Soares, Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças de Autoeficácia
Ensino de Matemática
Ensino Superior
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
topic Crenças de Autoeficácia
Ensino de Matemática
Ensino Superior
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
description O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174
10.36704/eef.v27i51.7174
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174
identifier_str_mv 10.36704/eef.v27i51.7174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174/5056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Dr. Professor Narciso das Neves Soares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Dr. Professor Narciso das Neves Soares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30
Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30
Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30
2317-0093
10.36704/eef.v27i51
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782544220160