Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174 |
Resumo: | O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa. |
id |
UEMG-2_4864f980ddd82abc914c030b778a7811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7174 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencialCrenças de AutoeficáciaEnsino de MatemáticaEnsino Superior Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa.EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/717410.36704/eef.v27i51.7174Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-302317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174/5056Copyright (c) 2024 Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Dr. Professor Narciso das Neves Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessBORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLESdas Neves Soares, Narciso2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7174Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial |
title |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial |
spellingShingle |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES Crenças de Autoeficácia Ensino de Matemática Ensino Superior Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) |
title_short |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial |
title_full |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial |
title_fullStr |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial |
title_full_unstemmed |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial |
title_sort |
Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial |
author |
BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES |
author_facet |
BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES das Neves Soares, Narciso |
author_role |
author |
author2 |
das Neves Soares, Narciso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BORGES DE OLIVEIRA, OSMAR THARLLES das Neves Soares, Narciso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças de Autoeficácia Ensino de Matemática Ensino Superior Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) |
topic |
Crenças de Autoeficácia Ensino de Matemática Ensino Superior Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) |
description |
O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174 10.36704/eef.v27i51.7174 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v27i51.7174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7174/5056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Dr. Professor Narciso das Neves Soares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Dr. Professor Narciso das Neves Soares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30 Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30 Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-30 2317-0093 10.36704/eef.v27i51 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1798045782544220160 |