Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239 |
Resumo: | A Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores. |
id |
UEMG-2_7d2060078b4822f5490941afe24067c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/239 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?Formação ao longo da vidaPráticas educativasTrabalhadores da Construção CivilA Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores.EDUEMG2013-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/23910.24934/eef.v16i21.239Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 91-1172317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239/301Tomasi, Antônio de Pádua Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/239Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? |
title |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? |
spellingShingle |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? Tomasi, Antônio de Pádua Nunes Formação ao longo da vida Práticas educativas Trabalhadores da Construção Civil |
title_short |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? |
title_full |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? |
title_fullStr |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? |
title_full_unstemmed |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? |
title_sort |
Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? |
author |
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes |
author_facet |
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação ao longo da vida Práticas educativas Trabalhadores da Construção Civil |
topic |
Formação ao longo da vida Práticas educativas Trabalhadores da Construção Civil |
description |
A Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239 10.24934/eef.v16i21.239 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v16i21.239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239/301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117 Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117 Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v16i21 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468525920256 |