O papel da arte na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cristina Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gewerc, Monique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991
Resumo: O artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças.
id UEMG-2_9e7eefc348dbc67c2e446217edbcfdc8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4991
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O papel da arte na formação de professoresEducação InfantilFormação de ProfessoresFormação CulturalEducação EstéticaO artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças. EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499110.24934/eef.v23i41.4991Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 235-2542317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991/3152Copyright (c) 2020 Cristina PEREIRA Carvalho, Monique Gewercinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Cristina PereiraGewerc, Monique2020-12-18T23:09:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4991Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:07Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da arte na formação de professores
title O papel da arte na formação de professores
spellingShingle O papel da arte na formação de professores
Carvalho, Cristina Pereira
Educação Infantil
Formação de Professores
Formação Cultural
Educação Estética
title_short O papel da arte na formação de professores
title_full O papel da arte na formação de professores
title_fullStr O papel da arte na formação de professores
title_full_unstemmed O papel da arte na formação de professores
title_sort O papel da arte na formação de professores
author Carvalho, Cristina Pereira
author_facet Carvalho, Cristina Pereira
Gewerc, Monique
author_role author
author2 Gewerc, Monique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cristina Pereira
Gewerc, Monique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Formação de Professores
Formação Cultural
Educação Estética
topic Educação Infantil
Formação de Professores
Formação Cultural
Educação Estética
description O artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991
10.24934/eef.v23i41.4991
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991/3152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cristina PEREIRA Carvalho, Monique Gewerc
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cristina PEREIRA Carvalho, Monique Gewerc
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470293819392