Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roquet, Pascal
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Pádua Nunes Tomasi, Tradução de Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2471
Resumo: A profissionalização dos adultos se inscreve nas dinâmicas temporais, engajando o indivíduo nos processos de construção identitária. A localização de posições temporais (macro, meso, micro) no quadro da profissionalização e a consideração do tempo vivido permitirão ligar as construções identitárias formativas e profissionais dos adultos nas posições temporais, e se traduzem por formas variadas de profissionalização. Apresentamos sobre isso três exemplos saídos de nossos trabalhos de pesquisa: os engenheiros, os empregados – jovens da mediação social – e os massagistas – fisioterapeutas – para ilustrar nossa proposição e para mostrar que a continuidade e a descontinuidade temporal produzem formas diferenciadas de construção identitária. A oposição tempo longo/tempo curto oferece um quadro de compreensão da variedade dos processos de construção identitária.
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