Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2471 |
Resumo: | A profissionalização dos adultos se inscreve nas dinâmicas temporais, engajando o indivíduo nos processos de construção identitária. A localização de posições temporais (macro, meso, micro) no quadro da profissionalização e a consideração do tempo vivido permitirão ligar as construções identitárias formativas e profissionais dos adultos nas posições temporais, e se traduzem por formas variadas de profissionalização. Apresentamos sobre isso três exemplos saídos de nossos trabalhos de pesquisa: os engenheiros, os empregados – jovens da mediação social – e os massagistas – fisioterapeutas – para ilustrar nossa proposição e para mostrar que a continuidade e a descontinuidade temporal produzem formas diferenciadas de construção identitária. A oposição tempo longo/tempo curto oferece um quadro de compreensão da variedade dos processos de construção identitária. |
id |
UEMG-2_ee069065c941dc5befa1c11513d3a214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2471 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identitiestemporalidadeconstrução identitáriaprofissionalização.A profissionalização dos adultos se inscreve nas dinâmicas temporais, engajando o indivíduo nos processos de construção identitária. A localização de posições temporais (macro, meso, micro) no quadro da profissionalização e a consideração do tempo vivido permitirão ligar as construções identitárias formativas e profissionais dos adultos nas posições temporais, e se traduzem por formas variadas de profissionalização. Apresentamos sobre isso três exemplos saídos de nossos trabalhos de pesquisa: os engenheiros, os empregados – jovens da mediação social – e os massagistas – fisioterapeutas – para ilustrar nossa proposição e para mostrar que a continuidade e a descontinuidade temporal produzem formas diferenciadas de construção identitária. A oposição tempo longo/tempo curto oferece um quadro de compreensão da variedade dos processos de construção identitária.EDUEMG2017-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/247110.24934/eef.v20i31.2471Educação em Foco; Vol. 20 No. 31 (2017): Educação em Foco; 11-25Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 31 (2017): Educação em Foco; 11-25Educação em Foco; v. 20 n. 31 (2017): Educação em Foco; 11-252317-00931519-332210.24934/eef.v20i31reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2471/1418Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoquet, Pascalde Pádua Nunes Tomasi, Tradução de Antônio2017-09-19T20:23:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2471Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-09-19T20:23:20Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities |
title |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities |
spellingShingle |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities Roquet, Pascal temporalidade construção identitária profissionalização. |
title_short |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities |
title_full |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities |
title_fullStr |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities |
title_full_unstemmed |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities |
title_sort |
Temporalidade, profissionalização e construções identitárias / Temporality, adult learning and professional identities |
author |
Roquet, Pascal |
author_facet |
Roquet, Pascal de Pádua Nunes Tomasi, Tradução de Antônio |
author_role |
author |
author2 |
de Pádua Nunes Tomasi, Tradução de Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roquet, Pascal de Pádua Nunes Tomasi, Tradução de Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
temporalidade construção identitária profissionalização. |
topic |
temporalidade construção identitária profissionalização. |
description |
A profissionalização dos adultos se inscreve nas dinâmicas temporais, engajando o indivíduo nos processos de construção identitária. A localização de posições temporais (macro, meso, micro) no quadro da profissionalização e a consideração do tempo vivido permitirão ligar as construções identitárias formativas e profissionais dos adultos nas posições temporais, e se traduzem por formas variadas de profissionalização. Apresentamos sobre isso três exemplos saídos de nossos trabalhos de pesquisa: os engenheiros, os empregados – jovens da mediação social – e os massagistas – fisioterapeutas – para ilustrar nossa proposição e para mostrar que a continuidade e a descontinuidade temporal produzem formas diferenciadas de construção identitária. A oposição tempo longo/tempo curto oferece um quadro de compreensão da variedade dos processos de construção identitária. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2471 10.24934/eef.v20i31.2471 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2471 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i31.2471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2471/1418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 31 (2017): Educação em Foco; 11-25 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 31 (2017): Educação em Foco; 11-25 Educação em Foco; v. 20 n. 31 (2017): Educação em Foco; 11-25 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i31 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469368975360 |